Quais são as penicilinas?

Perguntado por: Isabel Juliana de Brito  |  Última atualização: 12. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

As penicilinas incluem:
  • Amoxicilina.
  • Ampicilina.
  • Carbenicilina.
  • Dicloxacilina.
  • Nafcilina.
  • Oxacilina.
  • Penicilina G.
  • Penicilina V.

Quais são as penicilinas sintéticas?

Penicilinas com atividade antimicrobiana ampliada: incluem espécies de Pseudomonas, Enterobacter e Proteus. Carbenicilina, Indanil-carbenicilina e Ticarcilina são os fármacos deste grupo. São menos ativos que a piperacilina contra Pseudomonas.

Quais são os antibióticos derivados da penicilina?

Existem muitos antibióticos derivados por métodos químicos industriais da penicilina, constituindo as penicilinas semi-sintéticas:
  • Amoxicilina, Ampicilina e Pivampicilina têm maior espectro de ação, e são eficazes contra mais tipos de organismos.
  • Flucloxacilina é mais resistente à beta-lactamase (uma penicilinase).

Qual a diferença entre as penicilinas?

Penicilina G procaína: apenas para uso intramuscular. A associação com procaína retarda o pico máximo e aumenta os níveis séricos e teciduais por um período de 12 horas. Penicilina G benzatina: é uma penicilina de depósito, pouco hidrossolúvel, e seu uso é exclusivamente intramuscular.

Qual a diferença de penicilina e amoxicilina?

A Amoxicilina é uma medicação derivada da penicilina, classificada como de segunda geração pois é capaz de combater um espectro maior de bactérias. Portanto, quem possui alergia às penicilinas não deve usar amoxicilina na mesma.

Penicilinas:como agem e para que são usadas

40 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre penicilina é antibiótico?

As penicilinas compreendem uma subclasse de antibióticos. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções.

Qual é a diferença entre amoxicilina e ampicilina?

Amoxicilina é derivada da ampicilina e apresenta espectro de ação semelhante, entretanto, por ter melhor absorção oral, atinge concentrações séricas e teciduais maiores1,3.

Para que serve a penicilina procaína?

Benzilpenicilina Procaína + Benzilpenicilina Potássica, para o que é indicado e para o que serve? O produto é indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à benzilpenicilina.

Para que serve a penicilina G procaína?

Indicações da Penicilina G Procaína + Penicilina G Potássica

o produto é indicado no tratamento de infecções causadas por microorganismos sensíveis à benzilpenicilina.

Quais são as funções da penicilina?

A penicilina inibe uma enzima chamada de transpeptidase, que atua na formação do peptidoglicano (importante componente da parede celular bacteriana). Essa inibição faz com que a penicilina provoque uma rápida lise (destruição da célula) e, consequentemente, morte das bactérias.

Quem tem alergia a penicilina pode usar azitromicina?

Quem tem alergia a penicilina pode tomar azitromicina? Sim. São medicamentos de classes diferentes (azitromicina é um macrolídeo e penicilina um Beta-lactâmico). Não tem reação cruzada.

Quais são os antibióticos beta lactâmicos?

O grupo dos antibióticos beta lactâmicos é formado pelas penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbonêmicos, monobactâmicos dentre outros. A estrutura química característica desses compostos é o núcleo beta lactâmico.

Qual antibiótico para quem tem alergia a penicilina?

Para crianças alérgicas a penicilina, temos como primeira opção o Estearato de Eritromicina (40 a 50 mg kg/peso/dia de 6 em 6 horas – suspensão).

Quais são as penicilinas semi sintéticas?

B.

As aminopenicilinas são penicilinas semi-sintéticas, disponíveis desde 1960, após a adição de um grupo amino na cadeia lateral, e de espectro de ação mais amplo, em relação às benzilpenicilinas. Apresentam boa absorção, tanto oral como parenteral.

Quais os principais grupos de antimicrobianos?

Os Antimicrobianos podem ser classificados considerando seu espectro de ação, o tipo de atividade antimicrobiana, o grupo químico ao qual pertencem e o mecanismo de ação.
...
Pertencem a este grupo:
  • Penicilinas.
  • Cefalosporinas.
  • Carbapenens.
  • Monobactans.

Qual a estrutura básica das penicilinas?

A estrutura básica das penicilinas é composta por um anel tiazolidínico ligado ao anel β-lactâmico e por uma cadeia lateral. Modificações na cadeia lateral são responsáveis por diferenças no espectro de ação entre as penicilinas.

Qual o espectro de ação da penicilina G?

Classe: Penicilina Ação: Bactericida. Espectro de ação: Ativa contra a maioria dos cocos gram-positivos, incluindo os estreptococos beta-hemolíticos, pneumococos e estafilococos não-produtores de penicilinase.

Qual a ação da penicilina G cristalina?

Penicilina G Cristalina

Espectro de ação: basicamente, gram-positivos e espiroquetas (Treponema palidum). É usada, por exemplo, em casos de leptospirose grave, tratamento hospitalar de pneumonia em crianças, Endocardite bacteriana, infecção pelo Neisseria meningiditis (gram-negativo).

Qual a diferença da penicilina Gev?

As penicilinas exercem sua ação antimicrobiana ao inativarem estas enzimas e impedirem a reação de transpeptidação. De acordo com seu espectro de ação as penicilinas são classificadas em: Penicilina G e penicilina V: ativas contra cepas sensíveis de cocos gram positivos, porém facilmente hidrolisadas pela penicilinase.

Qual a função da procaína?

A Novocaína, também conhecida como cloridrato de procaína, é um anestésico local normalmente utilizado durante procedimentos dentários, como as restaurações. Ela funciona rapidamente e seu efeito, normalmente não dura muito tempo.

Quais os benefícios da procaína?

Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento.

Quais são os possíveis riscos na aplicação de penicilina injetável?

Reações imediatas: até 20 minutos após a administração da penicilina por via parenteral. Compreendem: urticária, prurido difuso, rubor cutâneo e em menor frequência: edema laríngeo, arritmia cardíaca e choque. Reações aceleradas: até 72 horas após a administração de penicilina.

Qual a diferença entre amoxicilina e amoxicilina Clavulanato?

Amoxicilina com clavulanato é um antibiótico diferente da amoxicilina “pura”, pois a adição do clavulanato aumenta o espectro de ação e torna o antibiótico mais potente.

Para que é indicado amoxicilina 500?

A amoxicilina – conhecida popularmente como “amoxilina” – é um medicamento antibiótico usado no tratamento de diversas infecções bacterianas, como pneumonia, amigdalite e problemas no trato genitourinário, a exemplo de infecção urinária.

O que quer dizer amoxicilina Triidratada?

A amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio é um antibiótico usado em adultos e crianças indicado para tratamento de infecções em diferentes partes do corpo que são causadas por determinados tipos de bactérias.

Artigo anterior
Quais são os minerais?
Artigo seguinte
Como se lê 3 sobre 6?