Quais são as penas restritivas de direitos pecuniárias?

Perguntado por: Alexandra Carlota Esteves Gomes  |  Última atualização: 19. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

O artigo 43 do mencionado diploma legal descreve as possibilidades de penas restritivas como: prestação pecuniária, perda de bens e valores, limitação de fim de semana, prestação de serviços à comunidade, e interdição de direitos.

Quais são as PRD?

As penas restritivas de direitos são: I - prestação pecuniária; II - perda de bens e valores; III - limitação de fim de semana.

O que é pena de prestação pecuniária?

§ 1o A prestação pecuniária consiste no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social, de importância fixada pelo juiz, não inferior a 1 (um) salário mínimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salários mínimos.

Quais as penas restritivas de direito explique cada pena restritiva de direito?

São penas restritivas de direitos: a prestação pecuniária, a perda de bens e valores, a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana, conforme preceitua o artigo 43 do Código Penal.

O que é uma condenação pecuniária?

A prestação pecuniária é um tipo de pena restritiva de direitos – ou para parcela da doutrina, restritiva de liberdade –, de natureza patrimonial, que substitui a pena privativa de liberdade e é autônoma em relação as demais reprimendas.

Penas Restritivas de Direito - COMO APRENDER de forma rápida e objetiva

45 questões relacionadas encontradas

Quando se aplica a prestação pecuniária?

A prestação pecuniária, no contexto das sentenças penais, é uma pena na qual o condenado é obrigado a pagar uma quantia em dinheiro como forma de punição pelo crime cometido. Essa quantia é determinada pelo juiz e tem como objetivo compensar a sociedade, a vítima ou instituições prejudicadas pelos atos criminosos.

Quais são os requisitos para a pena de prestação pecuniária?

Já a prestação pecuniária será fixada em sentença pelo juiz e não poderá ser inferior a 1 salário-mínimo, nem superior a 360 salários-mínimos. Os valores aqui pagos poderão ser deduzidos de eventual condenação de reparação civil, se coincidentes os seus beneficiários.

Quais são os 3 tipos de pena?

I - privativas de liberdade; II - restritivas de direitos; III - de multa.

São penas restritivas de direitos exceto?

Questão Cartórios São penas restritivas de direitos, EXCETO: A prestação pecuniária.

Quantas penas restritivas de direito podem ser aplicadas?

São critérios de aplicação das penas restritivas de direito: a) condenação igual ou inferior a um ano, substituição por uma pena de multa ou por uma pena restritiva de direitos ou b) condenação superior a um ano, substituição por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direito.

Qual a diferença entre a pena de multa e pena de prestação pecuniária?

Conclusão. Portanto, a diferença entre ambas é que a lei dispõe que o valor da prestação pecuniária pode ter como destinatário a vítima do delito. Já a pena de multa o valor fixado pelo juiz é destinado ao Fundo Penitenciário.

O que acontece se eu não pagar a prestação pecuniária?

A prestação pecuniária é destinada à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social. É pena substitutiva da privativa de liberdade e, em razão disso, se não paga deve ser convertida em prisão.

Qual a diferença entre a pena de multa e a pena de prestação pecuniária?

Enquanto a pena de multa visa punir o condenado de forma financeira, a prestação pecuniária tem como objetivo principal reparar o dano causado pelo crime e beneficiar a sociedade. Outra diferença importante é a forma como a sanção é aplicada.

O que é PRD e PPL?

Nos casos em que um sentenciado possuir condenações em Pena Privativa de Liberdade (PPL) e Pena Restritiva de Direitos (PRD), a inserção dessas condenações no SEEU requer a observação de algumas peculiaridades.

Quando pode substituir PPL por PRD?

44 do Código Penal é possível a substituição de penas privativas de liberdade por restritivas de direitos se o delito praticado não o for com violência ou grave ameaça à pessoa, a pena de reclusão imposta não ultrapassar o limite de quatro anos e o agente preencher os requisitos subjetivos para receber o benefício.

Quando se aplica o sursis?

O sursis só é cabível para a pena privativa de liberdade, não admitindo a lei, a suspensão de pena de multa ou restritiva de direitos. Quanto à quantidade da pena, só é cabível a suspensão se a pena a que foi condenado (pena concreta) não for superior a dois anos.

Quando a pena restritiva de direitos Converte-se em privativa de liberdade?

O art. 44, § 4º, do Código Penal dispõe que a pena restritiva de direitos se converte em privativa de liberdade quando o condenado descumprir injustificadamente a restrição imposta.

O que diz o artigo 55?

Esse Artigo enumera algumas hipóteses de perda de mandato, e determina a forma em que essa perda se dará, se por Cassação, se por Extinção. Em suas disposições há contradições formais e materiais que ferem à boa técnica jurídica, e à ética.

O que é uma pena corporal?

A lesão corporal é a designação para um dano físico infligido intencionalmente ou acidentalmente ao corpo humano. A lei brasileira trata qualquer ofensa contra a integridade corporal de maneira diferenciada dos danos que atingem outros direitos, com a aplicação específica de pena de lesão corporal.

Qual a diferença da pena privativa de liberdade é restritiva de direito?

O Código Penal diz em seu artigo 44 diz que as penas restritivas são autônomas e substituem as penas privativas de liberdade quando os requisitos forem preenchidos. Dessa forma, a decisão do magistrado não é discricionária, devendo ser aplicada se constatar a presença dos requisitos.

Qual crime da 7 anos de cadeia?

CRIMES DE ROUBO MAJORADO. PARTICIPAÇÃO DE MENOR. GRAVE AMEAÇA, CONCURSO DE AGENTE E EMPREGO DE ARMA DE FOGO.

Quais são as penas privativas de liberdade?

Reclusão: condenações mais severas (regime de cumprimento fechado, semiaberto ou aberto). Detenção: condenações mais leves (não admite pena em regime fechado, só semiaberto ou aberto). Simples: para as contravenções penais (aquelas infrações de menor gravidade).

Quais são as penas pecuniárias?

São duas as modalidades de penas pecuniárias, quais sejam, o confisco e a multa. O confisco é a pena pecuniária consistente na perda de todo o patrimônio do indivíduo em favor do Estado como consequência de uma condenação criminal.

Como é cumprida a pena restritiva de direitos?

Essa modalidade de pena privativa de liberdade deve ser cumprida, sem rigor penitenciário, em estabelecimento especial ou seção especial de prisão comum, em regime semi-aberto ou aberto. Isto é, não há previsão do regime fechado em nenhuma hipótese para a prisão simples.

É possível parcelar pena pecuniária?

Os débitos relativos às multas pecuniárias poderão ser parcelados pelas Operadoras. O pedido do parcelamento deve obedecer ao máximo de 60 (sessenta) parcelas e o valor mínimo de cada parcela é de R$1.000,00, conforme legislação vigente.

Artigo anterior
Onde está escrito a palavra fé no Velho Testamento?
Artigo seguinte
Como descongelar comida na marmita?