Quais são as partes do pepino?

Perguntado por: Henrique Melo de Monteiro  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 5/5 (60 avaliações)

É a parte da planta em que estão os seus ovários amadurecidos, local onde ficam as sementes. Existem hortaliças em que o fruto é o alimento, enquanto em outras o consumo é do caule, da folha, da raiz ou de mais de uma parte.

Quais os componentes do pepino?

Composição. Água, potássio, enxofre e manganês, clorina e silício, vitaminas A e E. A idéia bastante espalhada de que o pepino carece de valor nutritivo é equivocada.

Qual o mal que pepino faz?

O pepino é um vegetal nutritivo e baixo em calorias, já que é rico em água, minerais e antioxidantes, possuindo diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e o funcionamento do intestino regulado, assim como diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Qual é a característica do pepino?

O pepino é um fruto imaturo de formato alongado e cilíndrico, de coloração predominantemente esverdeada, com casca lisa ou enrugada, de uma espécie de planta cujo nome científico é Cucumis sativus.

Porque pepino é fruta?

A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos.

Tipos de Pepinos

41 questões relacionadas encontradas

Porque o morango não é fruta?

O morango também é considerado um pseudofruto, mas a sua flor é um pouco diferente das flores que a gente viu antes, pois elas apresentam vários ovários. Dessa forma, o morango é chamado de fruto agregado, pois ele se origina de uma única flor com vários ovários.

Por que maçã não é fruta?

Maçã: um pseudofruto da macieira

Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.

Quais os benefícios do pepino para a saúde?

Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.

Qual parte do pepino é consumida?

Por que o pepino é um fruto? O pepino é um vegetal que pode ser utilizado na culinária e em cosméticos. É comum relacionar vegetais utilizados em comidas salgadas com legumes, mas existem as hortaliças em que a parte comestível é o fruto, o que é o caso do pepino.

Como é classificado o pepino?

O pepino (Cucumis sativus L.) pertence à família das cucurbitáceas, a mesma das abóboras, morangas, melancia, melão, chuchu, maxixe, bucha, melão de São Caetano ("Uri").

O que acontece com o corpo quando come pepino todos os dias?

Os pepinos contêm fibra dietética e uma boa quantidade de água que ajuda na digestão. As suas vitaminas também auxiliam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Comer um por dia pode resolver problemas relacionados com os movimentos intestinais, o que ajudará a desenvolver uma digestão saudável e regular.

Quem tem pressão alta pode comer pepino?

3. Ajudam a manter sua pressão arterial sob controle. Como pepino é um alimento ricos em potássio, ele podem reduzir a retenção de água induzida por sódio e, portanto, reduzir a pressão arterial, de acordo com a American Heart Association.

Quem tem problema de estômago pode comer pepino?

Pepino – o pepino é dificilmente digerido por algumas pessoas, mas esse desconforto pode ser evitado. Quando for ingerir o alimento, não o descasque. Dessa forma a digestão será mais tranquila e o legume neutralizará a acidez estomacal.

Como tirar o veneno do pepino?

O bicarbonato de sódio é eficiente para retirar o agrotóxico contido na casca. Pepino, maçã, manga e mamão – como boa parte dos agrotóxicos está na casca, se a pessoa descasca, já se livra bem deles.

Faz mal comer a casca do pepino?

O ideal seria consumir o pepino com a casca bem higienizada, pois as enzimas que auxiliam na digestão da parte branca do pepino se encontram na casca que geralmente jogamos fora, então a pessoa "lembra" o pepino o restante do dia.

Pode comer a folha do pepino?

Podem ser consumidas cruas ou cozidas e atende pelo nome latim Parietaria debilis, tendo como apelidos folha-pepino, urtiguinha-mansa e erva-de-ganso (sim, patos e gansos adoram, que não são bobos nem nada).

Qual a diferença entre o pepino japonês e pepino normal?

Trazida pelos primeiros imigrantes nipônicos que vieram ao Brasil, o pepino japonês se difere das outras variedades devido ao seu formato mais longo e fino, casca mais fina, escura e brilhosa, com sabor menos amargo e sementes menores que as demais.

Para que serve o pepino amarelo?

As maduras são cortadas ao meio e assadas com recheio. Ou, cozidas, elas próprias podem virar recheio de tortas e massas. Tiram as sementes e consomem a polpa que fica macia, deixando a casca já quase tão dura como uma cabaça.

Qual a melhor maneira de consumir o pepino?

O pepino pode ser consumido cru, adicionado em sucos e vitaminas ou consumido na forma de picles, que conserva o alimento por mais tempo. Porém nem todas as pessoas conseguem digerir de forma eficiente o pepino, e uma boa alternativa para ingerir fibras e vitaminas com poucas calorias é comendo abobrinha ou berinjela.

Para que serve suco de limão com pepino?

A associação entre o limão e o pepino ajuda no funcionamento dos rins, mas também permite eliminar as impurezas do sangue. Além disso, o limão também melhora no funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e facilitando o processo de emagrecimento.

Como usar o pepino para baixar a glicose?

Lave bem a maçã, o pepino e o aipo. Depois, corte os vegetais e a maçã em pequenos pedaços, deixando a casca se forem orgânicos. Bata no liquidificador, junto com o suco de limão até obter uma bebida homogênea.

Qual fruta não é fruta?

Esses frutos originados de outras partes das plantas que não o ovário da flor, são chamados de pseudofrutos. A nutricionista Paola Lisbôa explica: "Alguns pseudofrutos muito consumidos que nem imaginamos serem denominados assim são eles: o caju, a pera, maçã, abacaxi, framboesa, figo e amora.

Por que abacaxi não é fruta?

- Ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, sendo classificadas como frutos (ou pseudofrutos) múltiplos, ou infrutescência. O abacaxi, desenvolvido a partir de ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, é um fruto do tipo múltiplo.

Porque abacaxi não é fruta?

Não. O abacaxi conhecido hoje – Ananás comosus – surgiu a partir de espécies com semente. O abacaxi é um fruto múltiplo, ou infrutescência, já que cada “gominho” é um fruto, porém não abriga semente.

Qual a diferença entre a fruta é o fruto?

Fruto é o termo botânico aplicado ao órgão que tem função de proteger e disseminar sementes. Fruta é termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis, como banana e uva, mas não é aplicado ao tomate, que é um fruto, mas não é doce.

Artigo anterior
O que significa blindagem nível 3?
Artigo seguinte
Quando emagrece as estrias aparecem mais?