Quais são as palavras pronomes?

Perguntado por: Joel Micael Alves Abreu  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (55 avaliações)

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

O que é pronome e exemplos?

O que é um pronome:

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). ... Pronome adjetivo é aquele que acompanha ou modifica um substantivo. Exemplo: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis. Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.

Qual é pronome?

O pronome relativo "que" refere-se à palavra "sistema" e introduz uma oração subordinada. ... Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".).

Como se identifica um pronome?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.
...
  1. Eu → mim, me, comigo;
  2. Tu → te, ti, contigo;
  3. Ele → se, o, a, lhe, si, consigo;
  4. Nós → nos, conosco;
  5. Vós → vos, convosco;
  6. Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.

Quais são os sete tipos de pronomes?

Lista dos pronomes
  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

Pronomes - Parte 1 [Prof Noslen]

23 questões relacionadas encontradas

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Qual é o seu pronome?

Pronome possessivo

2ª pessoa do discurso (tu) → teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do discurso (ele) → seu, sua, seus, suas. 1ª pessoa do discurso – plural (nós) → nosso, nossa, nossos, nossas.

Quais são os pronomes indefinidos?

algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo. Os pronomes indefinidos também aparecem na forma de locuções: cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.

Quais são os principais pronomes?

São eles: que, quem, onde, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas; Pronomes indefinidos: são aqueles que se referem de modo indeterminado, vago, à terceira pessoa gramatical.

Quais são os 6 pronomes?

De acordo com a função que exercem, eles são classificados em sete tipos:
  • Pronomes Pessoais.
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes de Tratamento.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

O que significa Elu Delu?

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Onde é um pronome?

Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. Nos dois casos indica localização. Porém, quando for pronome relativo, poderá ser trocado por “em que”, o que não ocorre quando é um advérbio.

O que é pronome resposta?

Os "Pronomes" constituem uma categoria de palavras tão importante quanto a dos substantivos. Eles podem servir como uma espécie de curinga, sendo usados para substituir um substantivo. Pode ainda se referir a um substantivo, ou acompanha-lo qualificando-o de alguma maneira.

O que é pronome demonstrativo exemplos?

Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte. Por exemplo: ... São considerados também pronomes demonstrativos: o, a, mesmo, próprio, semelhante e tal.

Quais seus pronomes LGBT?

As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.

Como saber meus pronomes LGBT?

Para falar com pessoas de gêneros 'não-binários', o guia recomenda o uso dos artigos 'x/ile/dile', ao invés de 'a/ela/dela' ou 'o/ele/dele'. “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte 'qual o seu nome 'verdadeiro'?.

O que significa Ela dela LGBT?

A ideia é explicitar o gênero de preferência, por exemplo: Ela, dela para referir-se ao feminino; Ele, dele para o masculino; Elu, delu para neutro.

Onde em que no qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

Quando usar no e em?

Os valores das preposições

No 1º caso, a preposição do relaciona as palavras chega e batente, indicando uma ideia de procedência. Já no 2º caso, a preposição de relaciona as palavras corrente e ouro, explicitando a matéria da qual é feita a corrente.

Quando Substituir que pôr o qual?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.

Quais são os tipo de pronomes?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Quantas é pronome?

a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente. Atuam, portanto, como adjuntos adverbiais de modo e de tempo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Artigo anterior
Que chá é bom para ansiedade?
Artigo seguinte
Qual é o apelido de Joseph?