Quais são as novidades evolutivas dos répteis?

Perguntado por: Leticia Inês Machado Correia Barbosa  |  Última atualização: 16. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (59 avaliações)

O desenvolvimento do embrião e do girino dependem da água. Os repteis possuem duas inovações que selaram a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados: a fertilização dos óvulos dentro do corpo feminino e o desenvolvimento do embrião fora do corpo, mas dentro de uma casca protetora contra o ressecamento.

Quais as características evolutivas dos répteis?

Nos répteis o desenvolvimento é direto, não havendo estágios larvais e a maioria é ovípara, mas existem alguns lagartos e cobras que podem apresentar ovoviviparidade ou viviparidade. A ectotermia foi outra importante evolução deste grupo de animais que permitiu a independência em relação à temperatura.

Qual foi o marco da evolução dos répteis?

Acredita-se que os primeiros répteis tenham evoluído a partir de anfíbios primitivos, há mais de 250 milhões de anos. Durante a Era Mesozoica, uma enorme quantidade de espécies habitava o planeta. Havia uma grande diversidade de formas, tamanhos e hábitos.

Qual a grande vantagem evolutiva dos répteis em relação aos anfíbios?

Os pulmões desses animais são mais evoluídos que os dos anfíbios, pois apresentam mais dobras internas. Por apresentarem músculos ao redor das costelas, muitos répteis conseguem expandir e contrair a caixa torácica. Isso faz com que o ar entre e saia dos pulmões.

Quais foram os primeiros répteis?

Sabe-se que os primeiros répteis apareceram no planeta Terra há mais de 300 milhões de anos durante a era Paleozoica. Eles deram origem às aves e mamíferos e têm como ancestral os anfíbios. O processo evolutivo possibilitou uma estrutura esquelética nova nos animais que viviam nas águas.

Répteis - Biologia - Ensino Médio

32 questões relacionadas encontradas

Qual a novidade evolutiva levou os répteis a conquistar completamente o ambiente terrestre por quê?

O desenvolvimento do embrião e do girino dependem da água. Os repteis possuem duas inovações que selaram a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados: a fertilização dos óvulos dentro do corpo feminino e o desenvolvimento do embrião fora do corpo, mas dentro de uma casca protetora contra o ressecamento.

O que são répteis 7 ano?

Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

Qual a novidade evolutiva dos anfíbios?

Entre elas, podemos citar o desenvolvimento e a adaptação dos pulmões - para respirar o ar -, adaptações na epiderme - para permitir a exposição ao ar -, e o desenvolvimento da coluna vertebral e da musculatura - para permitir a sustentação do corpo fora do ambiente aquático.

Quais são as principais novidades evolutivas das aves?

Como os dinossauros, as aves possuem ovos com âmnio. Porém, diferentemente deles, elas apresentam, como novidades evolutivas, as penas e a endotermia (homeotermia). procede, porque elas surgiram a partir de répteis crocodilianos que, por sua vez, tiveram suas origens entre os dinossauros.

Qual a importância evolutiva dos anfíbios para os répteis e quando aparece o primeiro fóssil de réptil na Terra?

Os anfíbios tornaram-se comuns, pela primeira vez, naqueles ambientes de águas continentais, onde se formavam carvões. E em torno de 340 milhões de anos atrás ocorre o surgimento, no registro fóssil, dos primeiros amniotas, os répteis.

Qual a principal inovação evolutiva dos répteis?

Os répteis são animais que apresentam uma grande quantidade de características que os permite viver perfeitamente em terra firme. Sem dúvidas, a principal novidade evolutiva que permitiu a conquista desse meio foi o chamado ovo amniótico.

Como surgiram os répteis?

Acredita-se que os primeiros répteis tenham evoluído a partir de anfíbios primitivos, há mais de 250 milhões de anos. Durante a Era Mesozoica, uma enorme quantidade de espécies habitava o planeta.

Qual animal evoluiu do dinossauro?

Nem todos os dinossauros foram extintos, muitos ainda vivem entre nós. Um grupo deles sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos e evoluiu para uma classe de animais que conhecemos muito bem hoje: as aves. Esse grupo de dinossauros é conhecido como terópode.

Quais são as 4 ordens dos répteis?

Os répteis atuais são representados por quatro ordens: Testudines, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia. A pele dos répteis é seca, sem glândulas mucosas, e revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica.

Quais características mudaram dos répteis para as aves?

Ao longo dos milhões de anos de evolução, o metabolismo desses dinossauros trouxe duas adaptações evolutivas importantes e que estão presentes na classe das aves: penas e a capacidade de manter o calor do corpo - a endotermia.

Qual é a importância dos répteis?

Os Répteis são animais que representam extrema importância para a ecologia por serem controladores de diversas outras espécies de invertebrados e vertebrados, mantendo assim o equilíbrio ecológico.

Quanto tempo vive um réptil?

Em média, os jabutis costumam viver entre 50 e 100 anos. No entanto, alguns indivíduos podem superar essa marca e viver ainda mais tempo, chegando a mais de 150 anos! Essa longevidade notável faz dos jabutis alguns dos répteis mais longevos do planeta.

Qual é a novidade evolutiva dos mamíferos?

Mamíferos, claro, são animais que mamam quando pequenos, uma tremenda vantagem evolutiva, uma vez que as mamães mamíferas são capazes de transformar suas reservas de gordura em alimento para os filhotes, garantindo a sobrevivência deles em condições de escassez de alimentos.

Quais foram as três novidades evolutivas que de acordo com seu surgimento favoreceu o processo evolutivo das plantas terrestres?

Flor, sistema vascular, semente.

Quais são as principais novidades evolutivas dos animais vertebrados?

Nesse grupo observa-se uma novidade evolutiva importante: o surgimento do ovo com casca. O ovo com casca grossa impede o ressecamento e protege o embrião. Como exemplo de répteis, temos a tartaruga, a serpente, o lagarto, o jacaré e o crocodilo. As penas são uma característica exclusiva das aves.

Quais são as principais características dos peixes?

Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.

Qual é a classificação dos répteis?

Classificação dos répteis

Os répteis podem ser classificados em quatro grupos: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).

Quem foram os répteis?

Resumo sobre répteis

Fazem parte desse grupo os crocodilos, jacarés, caimãs, gaviais, tartarugas, serpentes, lagartos e tuataras. Além dos grupos viventes, também fazem parte do grupo dos répteis grupos extintos, como os dinossauros.

Qual é o nome dos répteis?

Répteis
  • Aperema (Rhinoclemmys punctularia)
  • Cascavel (Crotalus durissus)
  • Cobra-do-milho (Pantherophis guttatus)
  • Cotiarinha (Bothrops itapetiningae)
  • Dragão-barbudo (Pogona vitticeps)
  • Gecko-leopardo (Eublepharis macularius)
  • Iguana (Iguana iguana)
  • Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria)

Artigo anterior
Para que uma avaliação de desempenho proporcione benefícios para a organização ela?
Artigo seguinte
Qual o consumo de energia de um monitor?