Quais são as mudanças trazidas pela reforma trabalhista de 2017?

Perguntado por: Gabriela Cláudia de Domingues  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

10 mudanças importantes da Reforma Trabalhista
  • Trabalho intermitente. ...
  • Autônomos. ...
  • Home Office oficializado. ...
  • Rescisão Contratual. ...
  • Negociado sobre o Legislado. ...
  • Sindicatos: contribuição opcional. ...
  • Gestantes e lactantes. ...
  • Base de remuneração.

Quais foram as principais mudanças nas leis trabalhistas em 2017?

Uma grande inovação que a Lei nº 13.467/2017 trouxe foi a rescisão por acordo, prevista no artigo 484-A. De acordo com o artigo, caso ocorra este tipo de rescisão, deverá ser realizado o pagamento de metade do aviso prévio – caso indenizado – e da multa sobre o saldo do FGTS do empregado.

Quais foram as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista?

Os pagamentos do FGTS, 13º salário, seguro-desemprego e salário-família; O adicional de hora extra, a licença-maternidade (de 120 dias) e o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço; Também não podem ser modificadas as normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.

Quais são os resultados práticos da Reforma Trabalhista em 2017?

Outro impacto prático da Reforma Trabalhista se deu no volume de processos na Justiça do Trabalho. Com a mudança do texto, que prevê que as custas processuais passam a ser de responsabilidade de quem perder a ação, o número de ações ajuizadas nos tribunais de primeira instância caiu drasticamente desde 2017.

Quais foram as principais alterações que a Reforma Trabalhista lei 13.467 de 2017 trouxe em relação as férias?

De acordo com a Reforma Trabalhista, a partir de 11.11.2017 as férias poderão ser usufruídas em até 3 (três) períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos, e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias corridos cada um, desde que haja concordância do empregado.

Quais as principais mudanças trazidas pela reforma trabalhista?

16 questões relacionadas encontradas

Quais as principais alterações trazidas pela lei nº 13.467 2017?

MUDANÇAS COM A LEI 13.467/2017 (NOVAS REGRAS)

As horas de banco não sofrem acréscimo; Podem haver períodos e situações diferentes de compensação em convenção coletiva; Base legal: Lei 9.601/1998; Poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de 6 meses (art.

Quais os impactos da reforma trabalhista ocorrida em 2017 na relação empregado e empregador?

Segundo Carvalho (2017), há vários elementos na reforma que ampliam a opção do empregador sobre os contratos individuais, como expansão do banco de horas, jornada 12x36, indenização de intervalo de descanso.

Quais os resultados da reforma trabalhista de 2017 Esses resultados estão de acordo com o esperado pelo discurso para aprovação dessa reforma?

* Os acordos coletivos passaram a prevalecer sobre a legislação. Com isso, o que for acertado entre empregado e empregador não é vetado pela lei, respeitados os direitos essenciais como férias e 13º salário. * O pagamento da contribuição sindical, equivalente a um dia de trabalho, deixou de ser obrigatório.

O que mudou na reforma trabalhista 2021?

O decreto definiu ainda um limite para o benefício fiscal concedido às empresas, cita a advogada. As companhias poderão abater parte do vale pago no Imposto de Renda da Empresa, mas apenas dos benefícios pagos a trabalhadores que ganham até 5 salários mínimos (R$ 5.500 em 2021).

O que mudou na reforma trabalhista 2022?

Novos programas frente ao desemprego

Em 2022, pode ser liberada a criação de três novos programas, cujo intuito é promover um combate contra o desemprego. A medida é voltada para o ingresso de jovens no mercado de trabalho e no auxílio a pessoas mais velhas que possuem dificuldades em encontrar um emprego formal.

Quais são as vantagens da reforma trabalhista?

Os colaboradores ganham muitas vantagens com a reforma trabalhista. Como os benefícios corporativos não são tributados, as empresas podem oferecer uma infinidade de benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte, Auxílio Home Office, custeio de academia e auxílio-creche, para os profissionais.

O que piorou com a reforma trabalhista?

Aprovada no governo de Michel Temer e com inspiração na própria reforma espanhola, esse conjunto de mudanças na legislação trabalhista prometia criar 6 milhões de empregos. Entretanto, o que se viu foi a continuidade dos altos índices de desemprego e a piora da renda e condições de trabalho das pessoas empregadas.

Quais foram as consequências negativas da reforma trabalhista de 2017 para o trabalhador brasileiro?

A reforma, a nosso ver é nítida e direcionada a favorecer empregador, retira a isonomia entre a força de trabalho x empregador, procura ainda dificultar e amedrontar o empregado na busca do seu direito impondo o risco de condená-lo, sendo sucumbente, a custas periciais e honorárias.

O que a nova legislação aprovada em 2017 muda com relação aos acordos e convenções coletivas?

Com a Lei 13.467/2017 umas das principais alterações foi em relação aos acordos e convenções coletivas do trabalho, que ganharam mais força através da nova regra inserida pela Reforma, conhecida como a prevalência do negociado sobre o legislado.

Quais os principais impactos para o trabalhador da nova reforma trabalhista?

A Reforma trabalhista e seus impactos ao trabalhador
  • 1.1 Extinção das horas in itinere. ...
  • 1.2 Trabalho em regime de tempo parcial. ...
  • 1.3 Banco de horas. ...
  • 1.4 Escala de revezamento. ...
  • 1.5 Teletrabalho. ...
  • 1.6 Não concessão de intervalo interjornada. ...
  • 1.7 Dano extrapatrimonial.
  • 1.7 Dano extrapatrimonial.

Quais os principais impactos para o trabalhador da nova reforma da legislação trabalhista O que você entende pelo Programa Verde Amarelo?

Com relação a jornada de trabalho, o contrato verde e amarelo também é benéfico para as empresas. Isto porque, tais funcionários também vão poder realizar horas extras limitas a duas horas diárias. Além disso, também é possível estabelecer regime de compensação.

Quais as maiores dificuldades encontradas pelas empresas a partir da Reforma Trabalhista?

Dentre as alterações que foram realizadas na Reforma Trabalhista destacam- se as modificações cuja resultante trouxeram grandes impactos nas empresas, como, trabalho intermitente (que reduz os custos com as contratações), acordos coletivos (realizados entre sindicatos e empresas que passam a prevalecer sobre a ...

Porque a CLT prejudica o trabalhador?

Podemos concluir que a CLT sucateia os salários e benefícios, diminui a oferta de empregos e, em determinados casos, gera o desemprego, enquanto o Livre Mercado valoriza os trabalhadores, gera empregos, concede salários e benefícios maiores e combate o desemprego.

Como funciona aviso prévio 2022?

O aviso prévio 2022 é visto como uma segurança tanto para o trabalhador como para empresa. Afinal, se o trabalhador quiser sair do seu trabalho, ele precisa avisar a empresa com no mínimo 30 dias de antecedência para cumprir o aviso prévio.

Como fica a multa de 40 do FGTS na reforma trabalhista?

Multa de 40% do FGTS

Atualmente quando é demitido sem justa causa, a empresa tem de pagar também 40% sobre o saldo no FGTS ao trabalhador. Caso a proposta seja aprovada, o trabalhador seja demitido sem justa causa, a empresa não pagará mais o valor ao trabalhador, mas sim ao governo.

Foi aprovado a nova reforma trabalhista?

Na última semana, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da MP (Medida Provisória) nº 1.045/2021, que renova o programa de redução e de suspensão de jornadas e salários e traz novas alterações para a legislação trabalhista.

Quando foi aprovado a nova lei trabalhista?

O projeto foi então sancionado por Michel Temer no dia 13 de julho de 2017, tornando-se a lei nº 13.467. Ela entrou em vigor 120 dias após a sua publicação, no dia 11 de novembro de 2017.

Quando sai a reforma trabalhista?

Ela teve poucas semanas de tramitação na Câmara dos Deputados e foi publicada no dia 13 de julho de 2017. A Reforma Trabalhista entrou em vigor 120 dias após sua publicação, ou seja, no dia 11 de novembro de 2017.

Quando vai ser a reforma trabalhista?

A Reforma Trabalhista foi sancionada em 13 de julho de 2017 pelo Presidente Michel Temer, Lei Nº 13.467, e passou a vigorar em 11 de novembro 2017.

Artigo anterior
Quantos mililitros formam um litro?
Artigo seguinte
Onde faz 70 graus?