Quais são as mortes celulares?

Perguntado por: Vitória Verónica Moura de Gonçalves  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

Conforme ocorre a progressão do dano, esse processo pode culminar em alterações irreversíveis e, portanto, morte celular. Existem, ainda, dois tipos de morte celular, a apoptose e a necrose, sendo esta sempre um processo patológico.

O que é a morte celular?

Morte celular se caracteriza por um conjunto de fenômenos bioquímicos que causam a morte das células. Ou seja, elas saem do estado de homeostase e perdem (de maneira irreversível) a sua capacidade adaptativa.

Quais os dois principais tipos de morte celular Quais as principais diferenças entre eles?

Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.

Quais são os tipos de lesão celulares?

Tipos de lesão celular
  • Lesão celular reversível: Efeito de danos ligeiros ou transitórios. A eliminação dos estímulos patológicos ou a restauração do suprimento crítico permitem que a célula retorne ao estado basal. ...
  • Lesão irreversível: “Ponto de não retorno”: a célula não pode ser recuperada → morte da célula.

O que é morte celular imunogênica?

A morte celular imunogênica (MCI) é uma interessante estratégia para o desenvolvimento de quimioterápicos para o melanoma metastático, pois é capaz de potencializar a citotoxicidade necessária em um tratamento para câncer a partir da ativação do sistema imune adaptativo contra as células neoplásicas.

Apoptose e necrose: Morte celular (Patologia aula 3) [Atualizado]

33 questões relacionadas encontradas

O que é morte celular e quais são os tipos?

A morte celular ocorre após uma lesão celular irreversível, que pode ter diferentes causas, e é importante no estudo do câncer, doenças auto-imunes e neurodegeneração. O processo é caracterizado basicamente pela perda da integridade da membrana plasmática da célula e consequente fragmentação do núcleo celular.

Quais as 4 condições que levam à morte celular?

O que causa a morte celular

Os eventos de morte celular podem ser desencadeados por lesões celulares irreversíveis, graves traumas físicos como altas pressões, temperaturas ou forças osmóticas, variações extremas de pH, cisalhamento, entre outros fatores de ordem química, física e mecânica.

O que é morte celular por necrose?

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

O que é morte celular fisiológica?

A morte celular fisiológica é parte importante no desenvolvimento embrionário e fetal, na renovação das células e em vários aspectos da maturação dos mecanismos imunológicos de defesa. Já a morte celular patológica é um elemento central de algumas das mais importantes pragas que afetam a sociedade moderna".

O que é necrose e apoptose?

NECROSE: – Processo de desestruturação de proteínas intracelulares e digestão enzimática de células que já apresentam dano letal! APOPTOSE: – Morte celular programada através da ativação enzimática que desencadeia mecanismos que culminam com um dano letal!

Como se chama a morte celular não programada?

Ainda pouco conhecida, a ferroptose é um tipo de morte celular não programada que envolve a participação do ferro, na forma de íons, e está ligada à degradação de lipídeos (gorduras) por um processo conhecido como peroxidação lipídica.

O que pode causar a apoptose?

A apoptose pode ser desencadeada por diversos fatores: ligação de moléculas a receptores de membrana, agentes quimioterápicos, radiação ionizante, danos no DNA, choque térmico, falta de fatores de crescimento, baixa quantidade de nutrientes e níveis aumentados de espécies reativas do oxigênio (ROS).

Quais são as etapas da apoptose?

Na microscopia do processo apoptótico, podem ser encontrar os seguintes aspectos:
  • Condensação e agregação da cromatina.
  • Cariorrexe: processo de fragmentação e dispersão nuclear no citoplasma.
  • Retração dos corpos celulares que, posteriormente, irão virar brotos citoplasmáticos e serão fragmentados em corpos apoptóticos.

Quem é responsável pela apoptose?

As caspases são enzimas proteolíticas responsáveis pela execução dos eventos celulares que causam a apoptose.

Quais são os tipos de necrose?

Tipos de necrose
  • Necrose de coagulação. A principal causa é a hipóxia, como ocorre nas isquemias arteriais ou venosas, exceto no cérebro. ...
  • Necrose liquefativa. ...
  • Necrose caseosa. ...
  • Necrose gordurosa ou esteatonecrose. ...
  • Necrose gangrenosa. ...
  • Necrose fibrinóide. ...
  • Veja também: ...
  • Referências bibliográficas:

Qual é a relação entre câncer e apoptose?

As células cancerosas também não se submetem à morte celular programada, ou apoptose, sob condições em que as células normais o fariam (por exemplo, devido a danos no DNA).

O que é a morte somática?

Na Morte Somática o indivíduo como um todo estaria morto enquanto alguns tecidos ainda poderiam estar vivos, pelo menos por algum tempo (base para que se ocorram os transplantes de órgãos) até que a Autólise ocorra.

Onde ocorre a apoptose?

Ela acontece quando, no interior da célula, há materiais que devem ser renovados. Dessa maneira, esses resíduos são compactados em membranas e coletados pelo sistema imunológico. Deve-se destacar que a morte das partículas não é desencadeada por traumas, mas tem o objetivo de fazer a manutenção dos órgãos e tecidos.

Quando a lesão celular morte celular inflamação?

Quanto à lesão celular, morte celular, inflamação e readaptação, é correto afirmar que: A privação do oxigênio celular (hipóxia) também pode ser chamada de isquemia. A hipóxia/isquemia é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial ou da drenagem do tecido afetado.

Porque a redução de ATP leva à morte celular?

Suprimento diminuído de oxigênio, toxinas e radiação podem levar à disfunção mitocondrial, diminuindo a produção de ATP e aumentando a produção de espécies reativas de oxigênio, o que pode culminar em morte celular por necrose.

Qual o papel da mitocôndria na lesão e morte celular?

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

Como inibir a apoptose?

Ela pode ser inibida pela proteína c-FLIP, que se liga ao FADD e à caspase-8, intativando-as e impedindo que a cascata siga para a via de execução. Outra proteína, chamada Toso, também bloqueia a apoptose induzida por Fas em células T ao inibir a caspase-8.

Quais as fases da necrose?

Evolução da necrose

A eliminação pode ocorrer por absorção, drenagem, cicatrização, calcificação, encistamento ou sequestro.

Quantas células morrem por dia no corpo humano?

Diariamente, cerca de 50 bilhões (50.000.000.000) de células do corpo humano morrem como parte corriqueira do processo biológico. Essas células precisam ser removidas para que o corpo permaneça saudável.

Qual é o papel do cálcio na lesão celular?

Outro mecanismo aceito é que o cálcio adentre a célula de maneira massiva, provocando lesão e morte celular[ 23.

Artigo anterior
Qual é o salário de Serginho Groisman?
Artigo seguinte
Como dar ureia para vaca de leite?