Quais são as micoses cutâneas?

Perguntado por: Ema Cunha Antunes  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (64 avaliações)

As infecções fúngicas que afetam a pele dos seres humanos podem ser superficiais ou profundas. Trataremos das superficiais, que acometem a epiderme, as membranas mucosas, cabelos e unhas. Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases.

O que é micoses cutâneas?

A micose de pele é um tipo de doença causada pela presença de fungos na pele, que gera coceira, vermelhidão e descamação e pode atingir qualquer região do corpo, sendo mais frequente no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção.

Quais os tipos de micoses subcutâneas?

Localizam-se geralmente na pele e no tecido subcutâneo, ficando restritas às proximidades do local de inoculação (raramente são disseminadas). As micoses subcutâneas são: esporotricose, cromoblastomicose, feo-hifomicose, micetoma e lobomicose.

Quais os 5 grupos de micoses?

As micoses podem ser dividas em cinco grupos diferentes:
  • Superficiais: afetam apenas a camada mais superficial da pele, a qual é formada por células mortas, ricas em queratina (extrato córneo). ...
  • Cutâneas: invadem todo o extrato córneo da pele, a parte queratinizada intrafolicular dos pelos ou a unha.

Qual o nome do fungo que causa a micose?

Ela é causada pelo fungo Malassezia furfur, um habitante natural da pele. O calor e a oleosidade provocam sua multiplicação e fazem surgir manchas nas costas, no pescoço ou no rosto que variam do branco ao castanho.

Micoses Superficiais e Cutâneas

25 questões relacionadas encontradas

Qual é a causa da micose?

Causas das micoses

As micoses são causadas pela proliferação de fungos na pele. Que podem ser decorrentes de calor e umidade, calçados apertados, passar muito tempo com roupa de banho molhada, andar descalço em locais úmidos, obesidade e ansiedade.

O que é impinge como se pega?

A impingem é uma doença contagiosa e de caráter dermatológico, causada pelo fungo Tinea corporis. Esse organismo é extremamente resistente às condições ambientais e, quando infecciona a pele, torna-se difícil de ser eliminado se não forem tomadas as medidas certas.

Quais são as classificações das micoses?

As micoses podem ser divididas em superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. As superficiais são aquelas que atingem a parte superficial da pele e haste dos pelos. Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha.

Quais são os tipos de micoses?

Conheça os principais tipos de micose e se previna contra eles no verão.
  • Tinea. ...
  • Tinea intertiginosa. ...
  • Tinea capitis. ...
  • Tinea versicolor. ...
  • Candidíase. ...
  • Frieira.

O que são as micoses?

Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases. Os dermatófitos são fungos encontrados no solo, em animais ou em humanos que digerem queratina e invadem a pele, os cabelos e as unhas, provocando uma série de manifestações clínicas.

Qual a principal causa das micoses subcutâneas?

As micoses subcutâneas são causadas por um grupo bem diversificado de fungos que se caracterizam por causar lesão no tecido subcutâneo iniciada pela inoculação traumática de microrganismos.

Qual a diferença entre micoses cutâneas e subcutâneas?

- Micoses cutâneas: envolvem as camadas mais profundas da epiderme e seus tegumentos, o cabelo e as unhas. - Micoses subcutâneas: envolvem derme, tecidos subcutâneos, músculo e fáscia. Suscitam pouca ou nenhuma resposta imune do hospedeiro, não sendo combatidas por ele.

O quê são micoses endêmicas?

O que são Micoses Endêmicas (Sistêmicas, de Implantação e Oportunistas)? As micoses são infecções causadas por fungos, cujas formas infectantes, estão intimamente relacionadas ao bioma e a fatores geo climáticos: solo, vegetação, clima, umidade, altitude, etc.

Como eliminar fungos e bactérias do corpo?

Como tratar: O tratamento é feito com pomadas antifúngicas, como Miconazol, Clotrimazol ou Itraconazol, e pode durar semanas a meses. Quando há uma infecção grave, ou quando as unhas estão muito afetadas, pode ser necessário o uso de medicamentos em comprimido, como Fluconazol, Itraconazol ou Terbinafina.

Qual sintomas de fungos na pele?

“Fungos podem se manifestar como manchas na pele, às vezes brancas ou até vermelhas, com crescimento lento, descamação nas bordas e sensação de coceira, podem aparecer como fissuras entre dedos dos pés ou até como áreas de pequenas bolhas”, explica.

Qual a melhor pomada para fungos na pele?

1. Micose da pele
  • Clotrimazol (creme 1%, solução ou loção)
  • Econazol (1% creme)
  • Cetoconazol (1% creme, xampu)
  • Miconazol (2% creme, spray, loção ou pó)
  • Oxiconazol (1% creme ou loção)
  • Sulconazol (1% creme ou loção)
  • Ciclopirox (1% creme ou loção)
  • Tolnaftato (1% creme, solução ou pó).

Como identificar o tipo de micose?

Os sintomas característicos de micose incluem coceira e descamação da pele e surgimento de lesões característica na região, dependendo do tipo de micose que a pessoa possui.
...
Os sinais e sintomas características da micose na pele são:
  1. Coceira intensa;
  2. Vermelhidão ou escurecimento da área;
  3. Surgimento de manchas na pele.

O que é bom para acabar com fungos na pele?

O tratamento para micose na pele, unha, couro cabeludo, pé ou virilha pode ser feito com remédios antifúngicos como Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que é indicado pelo dermatologista.

Como as micoses de interesse médico são classificadas?

A patologia ocasionada por estes microrganismos é denominada micose, e de acordo com o sítio anatômico acometido, são classificadas como: superficiais - afetando o estrato córneo da pele, pelos e unhas; cutâneas - infecções na derme; subcutâneas - camadas subcutâneas da pele; sistêmicas - atingem órgãos internos ou ...

Quais os principais tipos de fungos?

Geralmente, os fungos são classificados em quatro grupos:
  • Chytridiomycota (quitrídeos);
  • Zygomycota (bolores de pão e mofo);
  • Ascomycota (leveduras);
  • Basidiomycota (cogumelos comestíveis, como o champignon, e decompositores como os orelhas-de-pau).

Quais são os critérios usados para a classificação dos fungos?

Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. ... A grande maioria das espécies é decompositora, embora existam espécies parasitas de protistas, fungos, animais e plantas.

O que é bom para matar impinge na pele?

Os remédios para impingem, como cetoconazol, fluconazol ou clotrimazol, podem ser usados na forma de pomadas, comprimidos, shampoo ou esmalte, possuem propriedades antifúngicas que ajudam a eliminar os fungos causadores da impingem, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão, descamação da pele ou unhas ...

Como matar impinge caseiro?

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é outra boa opção de remédio caseiro para impingem pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar fungos que causam a impingem, além de ter ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e inchaço na pele.

O que significa impinge no corpo?

Impinge é o termo popular para descrever as infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, que se alimentam da queratina da pele.

Onde pode aparecer micose?

A micose é uma doença causada por fungos que podem acometer a pele, unhas, couro cabeludo, virilha e região genital, levando ao aparecimento de diversos sintomas de acordo com o local de infecção.

Artigo anterior
Quais são os tipos de acrósticos?
Artigo seguinte
Qual é o tipo ideal do Hyunjin?