Quais são as lesões sólidas?

Perguntado por: Fábio Kevin Antunes Brito  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

As formações sólidas resultam de processo inflamatório ou neoplásico que atinge a pele. Da mesma forma que nas alterações de cor, a pápula seria uma lesão sólida , circunscrita, elevada e menor do que um centímetro e a placa seria uma área de pele elevada e com mais de um centímetro.

Quais são as lesões elementares sólidas?

As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.

Quais são as alterações sólidas da pele?

FORMAÇÕES SÓLIDAS

Resultam de processo inflamatório ou neoplásico, atingindo isolada ou conjuntamente a epiderme, derme ou hipoderme. Distinguem-se vários tipos: Pápula: lesão sólida, circunscrita elevada, menor que 1 cm, por processo patológico epidérmico, dérmico ou misto.

Quais os tipos de lesões de pele?

Conheça os Tipos de Lesões de Pele (Cutâneas)!
  • Máculas. Máculas são lesões planas e não palpáveis, em geral com diâmetro < 10 mm. ...
  • Pápulas. Pápulas são lesões elevadas, em geral com diâmetro < 10 mm e que podem ser sentidas ao tato ou à palpação. ...
  • Bolhas. ...
  • Placas. ...
  • Pústulas. ...
  • Vesículas. ...
  • Nódulos. ...
  • Urticárias (urticas ou vergões)

Quais são as principais lesões fundamentais?

· Importância: Todo diagnóstico norteia-se pela história e pelas características clínicas da lesão, que se enquadram dentro de algum tipo de lesão fundamental (mácula ou mancha, placa, erosão, úlcera ou ulceração, vesícula e bolha, pápula, nódulo).

Semiologia 10 - Lesões elementares da pele (Vídeo Aula)

42 questões relacionadas encontradas

Quais são as lesões fundamentais na boca?

Classificação das lesões bucais

Implantação da lesão: séssil, pediculada, superficial, profunda, endofítica ou exofítica.

Quais são as lesões fundamentais da boca?

Pápula: lesão elevada, circunscrita, de conteúdo sólido, com diâmetro de até 5 milímetros. Nódulo: lesão elevada, circunscrita, de conteúdo sólido, com diâmetro maior que 5 milímetros. Tumoral: massa elevada e de conteúdo sólido.

Quais são os tipos de feridas?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

Quais são as lesões primárias da pele?

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

Qual a diferença entre equimose e hematoma?

Principal diferença entre equimose x hematoma:

✓ Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.

O que é uma lesão sólida?

As formações sólidas resultam de processo inflamatório ou neoplásico que atinge a pele. Da mesma forma que nas alterações de cor, a pápula seria uma lesão sólida , circunscrita, elevada e menor do que um centímetro e a placa seria uma área de pele elevada e com mais de um centímetro.

Qual a diferença entre eritema e púrpura?

Eritema: ocorre por vasodilatação; mácula vermelha; some na digitopressão. Púrpura: acontece por extravasamento de hemácias; mais vinhosa e intensa; não some na digitopressão.

O que é uma mancha Hipocromica?

Existem 2 tipos de manchas de pele, classificadas como: Hipercromia, quando há excesso de pigmentação e manchas escuras e Hipocromia, quando há falta de pigmentação, manchas claras.

O que é uma lesão óssea secundária?

As lesões secundárias são decorrentes de processos que contribuem para morte celular após o trauma inicial. Seus principais elementos são a hipóxia, distúrbios metabólicos, distúrbios hidroeletrolíticos e hipertensão intracraniana.

O que são lesões oriundas?

Lesões oriundas da eliminação ou destruição patológicas e de reparações em tecidos subcutâneos. É a massa furfurácea (aspecto de farelo), micácea ou foliácea (em tiras) que se desprende da superfície cutânea por alteração de queratinização.

O que é uma equimose?

A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.

Qual a diferença entre mancha e mácula?

Definição: Mancha e mácula são alterações de cor da mucosa bucal ou da pele sem causar elevação ou depressão no tecido. O que diferencia a mancha da mácula é o seu tamanho. As manchas são maiores e as máculas são menores.

O que são lesões pruriginosas?

Classicamente, o prurido é definido como uma sensação desagradável que provoca o desejo de coçar. Constitui-se no sintoma mais referido entre os pacientes que procuram o dermatologista e pode estar associado à doença dermatológica específica ou sistêmica, podendo comprometer a qualidade de vida do paciente.

Qual a diferença entre vesícula e bolha?

Definição: São elevações do epitélio contendo líquido no seu interior. A membrana de revestimento pode ser fina ou espessa, conforme a lesão esteja localizada sub ou intra epitelial. São consideradas vesículas aquelas que não ultrapassam 3 mm no seu maior diâmetro, sendo o restante considerado bolha.

Quais os tipos de feridas e curativos?

Conheça os tipos de curativos
  • Alginato. As fibras de alginato são derivadas de algas marinhas. ...
  • Hidrocoloide. As coberturas com hidrocoloide são impermeáveis à água. ...
  • Carvão ativado. É uma cobertura composta por tecido de carvão ativado, impregnado com prata. ...
  • Hidrogel. ...
  • Antissépticos.

Como saber o grau da ferida?

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Qual a classificação das feridas quanto à causa?

• Classificação das Feridas

As feridas podem ser classificadas de várias maneiras: pelo tipo do agente causal, de acordo com o grau de contaminação, pelo tempo de traumatismo, pela profundidade das lesões, sendo que as duas primeiras são as mais utilizadas.

Qual a lesão fundamental que o câncer de boca geralmente se apresenta?

Quais os sintomas do câncer de boca? Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);

Qual a lesão fundamental dá afta?

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Como descrever lesão em língua?

  1. Síndrome de ardor bucal.
  2. Feridas labiais, inflamação dos lábios e outras alterações.
  3. Lábios e lesões pelo sol.
  4. Inchaço dos lábios e da língua.
  5. Descoloração da língua e outras alterações.
  6. Desconforto na língua.
  7. Lesão na língua.
  8. Feridas e protuberâncias na língua.

Artigo anterior
O que é distúrbio no processamento auditivo central?
Artigo seguinte
Quantos elétrons são perdidos pelo h2o2?