Quais são as infecções congênitas?

Perguntado por: Francisca Inês Borges  |  Última atualização: 24. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

Os principais são toxoplasmose, sífilis, rubéola, citomegalovírus, HIV.

O que é uma infecção congênita?

A infecção congênita é quando uma doença é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez, via intrauterina ou via transplacentária, e pode causar consequências a criança após o nascimento.

Quais os tipos de doenças congênitas?

Principais tipos de doenças congênitas
  • Síndromes como, síndrome de Down, do X frágil, Klinefelter ou Marfan;
  • Doenças cardíacas, como persistência do canal arterial, problemas nas válvulas ou vasos sanguíneos;
  • Fenda palatina ou lábio leporino;
  • Anencefalia, microcefalia ou hidrocefalia;
  • Espinha bífida;
  • Paralisia cerebral;

Quais são as infecções perinatais?

As infecções congênitas e perinatais também são conhecidas como Torchs (toxoplasmose, outras infecções — como parvovirose, HIV/AIDS, varicela zoster, hepatites B e C —, rubéola, citomegalovirose, herpes e sífilis).

Quais são as principais formas de evitar as infecções congênitas e neonatais?

Medidas de prevenção e controle
  • Garantir o atendimento precoce e adequado de gestantes em serviços de assistência pré-natal;
  • Assegurar triagem sorológica (sífilis, toxoplasmose e HIV) na gestação e no parto;
  • Encorajar modificações no comportamento de risco da mulher e uso de preservativos;

Infecções Congênitas - Resumo de Pediatria - Aula Ao Vivo

34 questões relacionadas encontradas

O que é infecção congênita por citomegalovírus?

Cytomegalovirus (CMV) é a infecção viral congênita mais comum e pode ser assintomática ou sintomática. Múltiplos órgãos podem ser afetados, e risco de nascimentos prematuros aumenta.

São fatores de risco para infecção no Recém-nascido?

FATORES DE RISCO DE ORIGEM MATERNA Bolsa rota após período maior ou igual a 18 horas; Cerclagem; Trabalho de parto em gestação menor que 37 semanas; Procedimentos de medicina fetal nas últimas 72 horas; Infecção do trato urinário (ITU) materna sem tratamento ou em tratamento a menos de 72 horas do parto; Febre materna ...

O que causa infecção neonatal?

Infecções neonatais pelo vírus do herpes simples, HIV hepatite B, estreptococos do grupo B, organismos gram-negativos enterais (principalmente Escherichia coli), Listeria monocytogenes, gonococos e clamídias geralmente ocorrem pela passagem por um canal de parto infectado.

Quais infecções maternas podem alterar o desenvolvimento fetal?

Entretanto, infecções maternas que podem prejudicar o feto incluem infecções por citomegalovírus, vírus do herpes simples, rubeola, toxoplasmose, hepatite B e sífilis.

Quais infecções que podem acontecer no puerpério?

A infecção puerperal é qualquer infecção de origem bacteriana do trato genital feminino durante o período do puerpério. As principais formas incluem endometrite e paramiometrite. O puerpério é o período que se inicia após a dequitação da placenta até 6 semanas após o período pós-parto.

Quais são as doenças congênitas mais comuns?

Dentre as anomalias congênitas mais comuns, encontram-se: as cardiopatias congênitas, que são alterações na estrutura ou função do coração; os defeitos de membros, como membros ausentes, supranumerários ou com desenvolvimento alterado; os defeitos de tubo neural, que se relacionam a uma falha no fechamento adequado do ...

O que causa uma doença congênita?

Já a Doença Congênita é aquela que, independentemente da sua causa, já se apresenta na ocasião do nascimento, podendo ser decorrente de uma alteração nos genes (doença genética) e repassada de pais para filhos (doença hereditária) ou também causada por outros fatores como infecções, consumo de drogas, medicações ou ...

O que quer dizer a palavra congênita?

Uma doença congênita é aquela que está presente na ocasião do nascimento, podendo ser decorrente de uma alteração nos genes e repassada de pais para filhos ou também causada por fatores externos ambientais, como infecções, consumo de drogas, medicações ou alguma interferência no útero, por exemplo.

Quais são as doenças infecção?

Doenças transmissíveis
  • Coronavírus (Covid-19)
  • Rubéola e síndrome da rubéola congênita.
  • Poliomielite.
  • Meningite.
  • Tétano neonatal.
  • Difteria.
  • Coqueluche.
  • MDDA.

Quais são as causas de infecção?

A infecção é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso, o qual pode ser, por exemplo, um vírus, uma bactéria, um protozoário ou um fungo. Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.

O que é a toxoplasmose congênita?

(Toxoplasmose congênita) A toxoplasmose é uma infecção pelo parasita Toxoplasma gondii. Normalmente, ela não causa problemas em adultos saudáveis, mas pode causar doença grave em recém-nascidos e em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A toxoplasmose é causada por um parasita que vive e multiplica-se em gatos.

Quais as doenças que pode causar Mal-formação do feto?

Doenças Fetais
  • Mielomeningocele.
  • Síndrome da Transfusão Feto-Fetal.
  • Hérnia Diafragmática Congênita.
  • Derrame Pleural Fetal.
  • Anemia Fetal.
  • Brida Amniótica.
  • Malformação Adenomatóide Cística.
  • Sequestro Pulmonar.

Que infecções congênitas podem acarretar malformações no feto?

Toxoplasmose, sífilis, infecções causadas pelo citomegalovírus e até gripe podem levar a problemas na formação do feto, sobretudo se adquiridas pela mulher nos 3 primeiros meses de gestação. Não é só o vírus zika que pode trazer complicações para o bebê se a mãe for infectada durante a gravidez.

Qual doença que grávida não pode pegar?

As doenças mais comuns que ocorrem no período de gravidez são: anemia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, vaginose bacteriana, infecção urinária, rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose, tireoidite e sarampo.

Quando o bebê nasce com infecção?

Os sintomas de infecção em recém-nascidos tendem a ser inespecíficos. Por exemplo, recém-nascidos podem apresentar vômitos ou não se alimentar bem, aumento da sonolência ou letargia, febre ou temperatura baixa, respiração acelerada, erupções cutâneas, diarreia ou um abdômen inchado.

Quais sintomas de infecção em bebê?

Além da febre, pode haver uma diminuição do ânimo da criança e prostração. Um bebê pode ter, por exemplo, dificuldade na sucção do seio materno, recusa alimentar e sonolência.

O que o streptococcus B causa no bebê?

A infecção neonatal por GBS pode ser precoce ou tardia. A forma precoce é a mais frequente, ocorre nos primeiros 7 dias de vida. As manifestações clínicas são desconforto respiratório, apnéia, sinais de sepse que se iniciam nas primeiras 24 horas de vida e podem evoluir para óbito em 48 horas.

Quais os RN tem mais risco de desenvolver sepse neonatal?

A sepse é a principal causa de morte em recém-nascidos prematuros depois da primeira semana de vida. Bebês com baixo peso ao nascimento têm maior risco de morte.

O que pode causar a sepse neonatal?

Sepse neonatal de início precoce

A maioria dos casos é causada por estreptococos do grupo B (EGB) e organismos Gram-negativos entéricos (predominantemente Escherichia coli). Culturas de material vaginal e retal de gestantes de termo podem revelar taxas de colonização de EGB de até 35%.

O que é infecção hospitalar em recém-nascido?

A infecção hospitalar é complicação comum nos pacientes hospitalizados(2,3) e configura-se como importante causa de morbidade e mortalidade em unidades de terapia intensiva neonatais (UTINs). A mortalidade neonatal (óbito nos primeiros 28 dias de vida) corresponde a um terço da mortalidade infantil global.

Artigo anterior
Para que serve o vinagre de maçã em jejum?
Artigo seguinte
Porque a Nutella faz mal à saúde?