Quais são as indicações e Contra-indicações para trombólise?

Perguntado por: Patrícia Madalena Paiva Magalhães Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

A trombólise endovenosa está indicada para os pacientes que se preenchem TODOS os seguintes critérios:
  • ≥18 anos;
  • Déficit neurológico focal súbito;
  • Ictus ≤ 4h30min;
  • Glicemia “normal” (entre 60 e 400);
  • Ausência de sangramento na TC;
  • Ausência de contraindicações.

Quais as indicações e Contra-indicações da terapia trombolítica?

Quais as contraindicações absolutas a trombolíticos no IAM?
  • qualquer histórico de sangramento intracraniano (AVCH)
  • AVCI nos últimos 3 meses. ...
  • Trauma significativo em face ou crânio nos últimos 3 meses.
  • Tumor em sistema nervoso central (não obrigatoriamente tem que ser maligno)
  • Malformação arteriovenosa cerebral.

O que é contra indicações absolutas?

Quais são as contraindicações absolutas? São as condições que não permitem a realização de atividades físicas e inserem a mulher dentro de um grupo de risco mais agravante.

Quando não usar trombolítico?

Pacientes com pressão descontrolada (maior que 220/110) História de sangramento recente. História de úlcera gástrica sangrante. Relato de trauma de crânio ou AVC nos últimos 3 meses.

Quais as principais complicações da terapia trombolítica?

As complicações decorrentes da terapia trombolítica e da internação hospitalar foram: transformação hemorrágica sintomática 20 (31%), pneumonia 13 (20,4%), infecção do trato urinário 5 (7,9%) e úlcera por pressão 4 (6,3%).

41 questões relacionadas encontradas

Quando Trombolisar um paciente?

em casos de AVC hiperagudo, onde os sintomas já estão melhorando, mesmo assim vale a pena realizar a trombólise venosa quando o paciente estiver dentro da janela de tempo, pois pode-se estar de frente para uma oscilação dos sintomas (os quais podem voltar a piorar horas depois)

São contraindicações absolutas ao uso de fibrinolíticos?

As contra-indicações absolutas ao procedimento são: qualquer sangramento intracraniano; AVC isquêmico nos últimos 3 meses; dano ou neoplasia no sistema nervoso central; trauma significante na cabeça ou rosto nos últimos 3 meses; sangramento ativo ou diátese hemorrágica (exceto menstruação); qualquer lesão vascular ...

Quais são os medicamentos fibrinolíticos?

Atualmente, existem vários agentes fibrinolíticos disponíveis para uso clínico: estreptoquinase(SK), anisteplase (APSAC), uroquinase de dupla cadeia (tcu-PA), uroquinase de cadeia única (scu-PA), alteplase(t-PA), e seus derivados: reteplase (r-PA) e tenecteplase(TNK- tPA).

O que são fármacos fibrinolíticos?

Os fibrinolíticos pertencem a uma classe de medicamentos especializada em promover a lise da fibrina e a consequente dissolução do trombo. Esse efeito baseia-se na transfor- mação do plasminogênio em plasmina, potente enzima proteolítica.

São contra-indicações absolutas para terapia em piscina?

Os efeitos fisiológicos da imersão em conjunto com a conduta de tratamento podem predispor a ocorrência de alteração da pressão arterial, sendo necessário o controle por parte do terapeuta. Outras alterações como bradicardia, taquicardia, dispnéia, taquipneia e bradipneia são indícios para contra-indicação absoluta.

São consideradas contra-indicações absolutas para prática do exercício físico?

Entre as contraindicações absolutas o autor cita:doença miocárdica descompensada,insuficiência cardíaca congestiva,trombo flebite,embolia pulmonar recente,doença infecciosa aguda,risco de parto prematuro,sangramento uterino,isoimunização grave,doença hipertensiva descompensada, suspeita de estresse fetal, e paciente ...

São contraindicações absolutas para a realização de exercício na gravidez?

Exemplos de contra indicações absolutas para o exercício aeróbio durante a gravidez, incluem: hipertensão induzida pela gravidez, diabetes do tipo 1, histórico de dois ou mais abortos espontâneos, restrição de crescimento intra-uterino, sangramento persistente do segundo para o terceiro trimestre, gravidez múltipla, ...

Quais as principais contra indicações do tratamento trombolítico em pacientes com AVC isquêmico?

Contraindicações absolutas
  • <18 anos;
  • Sintomas compatíveis com Hemorragia Subaracnóidea (HSA);
  • Presença de endocardite bacteriana*;
  • Presença de dissecção de aorta*;
  • Independente de quando ocorreu ou foi diagnosticado:

Quais são os principais cuidados pós terapia trombolítica?

Não utilizar antitrombóticos, antiagregantes e heparina nas próximas 24 horas pós-trombolítico. 2. Controle neurológico rigoroso, aplicar NIHSS 6/6 horas nas primeiras 24 horas.

Quais os cuidados de enfermagem após administração de trombolíticos?

Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto à estreptoquinase:
  1. Atentar para a forma de apresentação, a dosagem e a via de administração prescritas pelo médico.
  2. Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais.

Quando usar fibrinolítico?

A utilização dos fármacos fibrinolíticos está indicada principalmente para tratamento de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral isquêmico agudo com obstrução arterial.

Quais os principais usos clínicos para os anticoagulantes fibrinolíticos?

Estes fármacos agem na profilaxia em pacientes com doença vascular, placa aterosclerótica e risco de fissura endotelial, evitando-se um possível evento cardiovascular. Tanto os anticoagulantes quanto os trombolíticos/fibrinolíticos atuam na etapa da coagulação, desfazendo os trombos nos vasos sanguíneos.

Qual o mecanismo de ação dos fibrinolíticos?

Mecanismos de ação

Os agentes fibrinolíticos são moléculas responsáveis pela ativação do plasminogênio em plasmina, a qual possui uma potente ação lítica sobre a malha de fibrina presente no trombo e responsável por sua estruturação.

Em que situação Pode-se optar pelo uso de fibrinolítico no paciente com embolia pulmonar?

Os únicos consensos em relação à terapia fibrinolítica no tratamento do tromboembolismo pulmonar são: não deve ser indicada de forma rotineira; nenhum dos escores ou marcadores, isoladamente, devem justificar seu uso; e os pacientes com instabilidade hemodinâmica são os mais beneficiados.

Quando está indicado o uso de fibrinolítico alteplase na SCA?

Alteplase é indicado para:

Tratamento fibrinolítico do infarto agudo do miocárdio; Tratamento trombolítico da embolia pulmonar aguda maciça com instabilidade hemodinâmica; Tratamento trombolítico do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo.

Quais os efeitos colaterais da alteplase?

Reações comuns (≥ 1/100 e < 1/10): hemorragia do trato respiratório, como hemorragia faríngea; hemorragia gastrintestinal, como hemorragia gástrica, hemorragia de úlcera gástrica, hemorragia retal, hematêmese, melena, hemorragia bucal, sangramento gengival; equimose; hemorragia urogenital, como hematúria, hemorragia do ...

O que é Trombolisar paciente infartado?

A indicação da trombólise é para pacientes com dor torácica associado novo supradesnivelamento do segmento ST ou naqueles na vigência de dor torácica com um bloqueio completo do ramo esquerdo novo ou supostamente novo, dentro das primeiras 12 horas do início dos sintomas ( quanto menor o intervalo entre o início da dor ...

Como é feito a trombólise?

“A trombólise é feita com um medicamento, o trombolítico, que é aplicado na veia. Ele viaja pela circulação até o coágulo que está entupindo o vaso sanguíneo do cérebro e tenta dissolvê-lo para retomar a circulação e a função daquela área”, explica Sheila.

Para que serve os trombolíticos?

A alteplase faz parte de uma classe de medicamentos chamada de "trombolíticos", ou seja, drogas que dissolvem coágulos sanguíneos que são, na maioria das vezes, a causa dos derrames.

Artigo anterior
Quais os prêmios dos finalistas da Fazenda?
Artigo seguinte
Qual é o app mais odiado do mundo?