Quais são as incompetências relativas?

Perguntado por: Alice Mara Garcia  |  Última atualização: 6. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Importante anotar uma corrente de que a incompetência relativa não pode ser reconhecida de ofício. Exemplos: matéria, função e pessoa. Exemplos: territorial, prevenção, distribuição, conexão e continência, JECrim.

Quais são as incompetencias absolutas e relativas?

A competência absoluta compreende as questões ligadas ao interesse do Estado, quais sejam, material, pessoal ou funcional. Por outro lado, a competência relativa está ligada ao interesse das partes, compreendendo o território ou o valor da causa.

Quando se pode alegar incompetência relativa?

Em outras palavras, a incompetência relativa deve ser alegada em preliminar de defesa do mérito. Caso assim não proceda o réu, haverá a preclusão da matéria, isto é, ocorre o prejuízo do direito de agir diante da perda de oportunidade.

Quando a competência é relativa?

É relativa a competência em razão do valor e do território, isto é, quando não envolver questão inerente à matéria ou à hierarquia. Em sendo relativa, poderá ser alterada, seja por vontade das partes ou por conexão ou continência.

O que é exceção de incompetência relativa?

Indica que um juiz ou uma juíza reconheceu que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

Dicas de Processo Civil | Incompetência (absoluta e relativa) | XXIX Exame de Ordem

29 questões relacionadas encontradas

Quais os casos de incompetência absoluta?

A incompetência é absoluta quando tratamos de violação de regras de fixação de competência em razão da matéria, da pessoa ou da função. Nesses casos, por dizer respeito a normas de ordem pública, a violação não será admitida, nem pode ser relevada.

Quem pode arguir incompetência relativa?

"Cabe ao réu argüir a incompetência relativa do foro onde o autor pro- pôs a demanda. A possibilidade de o Juiz, de ofício, declarar-se incompetente, ou suscitar conflito negativo de competência, limita-se aos casos de compe- tência absoluta.

Como alegar incompetência absoluta?

A competência absoluta pode se alegada em preliminar de contestação conforme caput do Artigo 64 do NCPC, mas também pode ser declarado a qualquer tempo e grau de jurisdição, assim devendo ser declarada de ofício pelo magistrado, ou por alegação das partes.

Pode o juiz reconhecer a incompetência relativa de ofício?

Súmula 33 do STJ - “A incompetência relativa não pode ser declarada de ofício.”

O que diz a Súmula 33 do STJ?

SÚMULA 33 -

A INCOMPETENCIA RELATIVA NÃO PODE SER DECLARADA DE OFICIO.

O que concerne a incompetência relativa é correto afirmar que?

No que concerne à incompetência relativa, é correto afirmar que: (A) o órgão judicial pode conhecê-la ex officio; (B) gera a nulidade dos atos decisórios praticados pelo órgão judicial incompetente; (C) pode ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição; (D) é suscitável como questão preliminar na contestação; (E) ...

O que é declarada a incompetência?

Indica que um juiz ou uma juíza declarou que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

Quais são os atos anulados pela declaração de incompetência do juízo?

O artigo 567 esclarece que a incompetência do juízo anula somente os atos decisórios, devendo o processo, quando for declarada a nulidade, ser remetido ao juiz competente.

Como saber se a competência é absoluta ou relativa?

A competência absoluta é assim chamada, pois ela não é passível de sofrer prorrogação, por se tratar de interesse público. Já a competência relativa, ao contrário é passível de prorrogação e modificação, por se tratar de interesse privado, inter partes.

Quais são os 7 critérios de fixação de competência?

A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial. Cada um destes critérios passará a ser analisado agora.

Quando o juiz se declara incompetente?

O juiz, reconhecendo sua incompetência, deverá remeter os autos ao juízo competente (art. 64, § 3º do CPC/2015). Vale ressaltar que se o juízo incompetente já tiver praticado atos decisórios, em regra, eles continuarão produzindo efeitos até que o juízo competente os confirme ou revogue.

Como alegar incompetência do juízo?

A incompetência do juízo deve ser alegada pelo réu em preliminar de contestação e, ouvido o autor, o juiz decidirá pelo acolhimento ou não da alegação. Acolhendo-a, os autos são remetidos ao juízo competente, conservando-se os efeitos das decisões proferidas pelo juízo incompetente até que outra seja proferida.

O que o juiz não pode reconhecer de ofício?

O que o juiz não pode reconhecer de ofício? Portanto, o juiz não pode conhecer de oficio a cláusula arbitral, antes da citação do réu, por expressa previsão legal.

É correto afirmar que a incompetência absoluta deve ser?

declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção. suscitada pela parte e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de competência.

São características da competência absoluta?

O artigo 62 do Código de Processo Civil (CPC) 2015 apresenta a competência absoluta ao determinar ser inderrogável, por convenção das partes, a competência estabelecida em razão da matéria, da pessoa ou da função.

Pode suscitar conflito a parte que no processo arguir incompetência relativa?

Não pode suscitar conflito a parte que, no processo, arguiu incompetência relativa. Parágrafo único. O conflito de competência não obsta, porém, a que a parte que não o arguiu suscite a incompetência.

Quem pode e quando pode alegar a incompetência absoluta?

A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício, e a qualquer momento do processo ela pode ser alegada, tanto pelas partes quanto pelo próprio juiz. Se houver vício no processo referente à competência absoluta, isso acarreta em uma nulidade absoluta do processo.

Quem pode alegar exceção de incompetência?

Súmula 33 - STJ

Assim, no processo penal o juiz pode alegar sua incompetência (absoluta ou relativa) de ofício. Via de regra, a exceção de incompetência é cabível para alegar violação de competência relativa, embora nada impeça a sua utilização para casos de incompetência absoluta.

Quando se pode pedir a nulidade de um processo por incompetência?

ART. 113 , § 2º , DO CPC . É firme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que a declaração de incompetência absoluta acarreta a automática nulidade de todos os atos decisórios proferidos pelo Juízo incompetente, independentemente de determinação expressa.

Qual recurso contra decisão que declara incompetência?

O recurso cabível contra a decisão que declina da competência é o agravo de instrumento, porquanto referida decisão não extingue a ação, tampouco tem o conteúdo de qualquer uma das hipóteses previstas nos art. 267 e 269 do CPC (art. 513 do CPC ).

Artigo anterior
O que é infarto silencioso?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre tênis e Beach Tennis?