Quais são as implicações educacionais de alunos com TDAH em sala de aula?
Perguntado por: Dinis Afonso de Pires | Última atualização: 11. November 2024Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)
Alunos com TDAH apresentam, com freqüência, dificuldades no aprendizado e no relacionamento com seus colegas, não conseguem parar quietas, têm dificuldades em se organizar e aguardar sua vez nas atividades, culminando em repetências, evasão escolar, expulsões e a sentimentos de baixa auto-estima.
Quais as implicações de um aluno com TDAH na sala de aula?
Uma das principais dificuldades dos alunos portadores de TDAH são os problemas de comportamento no ambiente escolar, que se manifestam pela dificuldade de obedecer a um código disciplinar rígido e pela agitação na sala de aula.
Quais as possíveis dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem TDAH?
Alunos com TDAH podem apresentar agitação e inquietação ou até mesmo os dois, o que interfere na dinâmica da sala de aula, uma vez que o aluno hiperativo tem dificuldade para se concentrar.
Como a escola deve agir com o TDAH?
O reforço positivo é fundamental para alunos com TDAH. Sempre que a criança for bem-sucedida em alguma tarefa, aplique um feedback positivo por meio de elogios ou prêmios — palavras de incentivo, estrelinhas no caderno ou, até mesmo, um aceno positivo com a mão. Em hipótese alguma aponte erros ou critique a criança.
Como deve ser a atuação do professor na inclusão dos alunos com TDH?
83), “tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento mental de crianças e adolescentes com T.D.A.H. O professor deve ter o máximo de informações a respeito do transtorno. É importante manter uma boa relação e comunicação entre a escola e os pais”.
Como trabalhar com o TDAH em sala de aula: Dicas para Professores | 5 Minutos
Qual a melhor metodologia de ensino para TDAH?
Uma pedagogia de perguntas deve ser o principal método da escola Constantes ajustes podem ajudar na busca pela concentração do aluno com TDAH. A aula pode contar com equipamentos eletrônicos também, de finalidade pedagógica, para tornar a explicação de um conteúdo ou atividade mais lúdica.
Qual a lei que ampara o aluno com TDAH?
LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021
Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
Quem tem TDAH precisa de professor de apoio?
Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio.
Quem tem TDAH tem direito ao AEE?
Projeto de Lei nº 3.646/2022. Dispõe sobre a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia.
Como lidar com uma criança hiperativa na sala de aula?
- 1# Tenha paciência. É importante que os adultos tenham paciência para lidar com a criança hiperativa. ...
- 2# Seja claro. ...
- 3# Tenha uma rotina clara. ...
- 4# Seja compreensivo. ...
- 5# Mantenha-a ocupada. ...
- 6# Evite comparações.
Quais as estratégias que o professor pode utilizar para potencializar a aprendizagem de alunos com TDAH em sala de aula?
- Utilizar recursos gráficos;
- Diversificar nos materiais pedagógicos para estimular a criatividade do aluno;
- Em cada atividade realizada fazer intervalos;
- Respeitar o tempo do aluno;
- Elaborar comandos claros;
Qual a maior dificuldade de quem tem TDAH?
Apresentam com frequência dificuldade em se organizar e planejar o que precisam fazer. Seu desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os problemas escolares estejam mais ligados ao comportamento do que ao rendimento.
Qual é o maior problema da criança TDAH?
“Crianças com TDAH têm dificuldade para se concentrar e ficar quietas por muito tempo. Respeitar essas limitações é fundamental. Os pais e a escola devem sempre priorizar o que é mais importante e relevar os pequenos erros por desatenção.
Como lidar com uma criança que tem TDAH?
- 1 – Planejar o tempo. ...
- 2 – Organizar a rotina. ...
- 3 – Finalizar atividades. ...
- 4 – Descansar. ...
- 5 – Incentivar a prática de atividade física. ...
- 6 – Dar feedbacks. ...
- 7 – Estimular amizades. ...
- 8 – Fazer brincadeiras com jogos e regras.
Como trabalhar com alunos com dificuldade de concentração?
- Observar os seus alunos individualmente.
- Reorganizar e repensar sua rotina.
- Entender o que tem tirado o foco dos alunos.
Quem tem TDAH é considerado especial?
O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
Porque TDAH é considerado PCD?
Por que TDAH é considerado PCD (Pessoa com Deficiência)?
A proposta reconhece que tanto o TDAH quanto o Transtorno do Espectro Autista são transtornos do Neurodesenvolvimento, causando impactos nas esferas pessoal, social, acadêmica ou profissional.
O que diz a lei sobre o TDAH?
A Lei nº 14.420, publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (20), prevê que a Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) deverá ser realizada no período que abrange o dia 1º de agosto de cada ano.
Qual é a lei que ampara o aluno?
O Projeto de Lei 336/23 assegura ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, o acesso e a permanência de seus filhos ou pupilos (órfão menor que possui tutor) no estabelecimento durante as aulas.
Quem tem TDAH pode ser expulso da escola?
De maneira alguma seu filho pode ser expulso da escola por ser portador de TDAH. Provavelmente ele seja do tipo impulsivo, apresentando comportamentos que exijam uma monitoramento reforçado por conta dos profissionais da escola.
O que muda com a nova lei da Educação Especial?
A nova lei em vigor substitui a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, e incentiva o retorno de escolas especiais para atender estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento, como o autismo, e superdotados.
Pode reprovar aluno com laudo?
Não! Segundo entendimentos recentes e uniformes do Tribunal Regional Federal 1ª Região- Brasília-DF, reprovar um aluno por faltas, mesmo que estas tenham sido justificadas com atestado médico, é uma prática ilegal, abusiva e desproporcional, ainda mais se o aluno obtém média para aprovação na disciplina.
Quais são os CID que dão direito a professor de apoio?
Uma criança com Cid 70 e 90 tem direito a professora de apoio.
Quantos alunos especiais por sala de aula lei?
Atentem-se que, além de lei de número máximo de alunos, também tem que ser considerado o espaço físico da sala: a lei pode dizer que o máximo é de 30 alunos, mas se as medidas da sala só comportarem 25 (1m² por aluno), o número máximo das turmas que usarem esse espaço físico terão no máximo 25.
Como acalmar um aluno com TDAH?
- Aplique atividades lúdicas. ...
- Trabalhe com atividades psicomotoras. ...
- Respeite o ritmo da criança. ...
- Organize a rotina em sala de aula. ...
- Trabalhe técnicas de silêncio e concentração.
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