Quais são as hipóteses em que a sentença penal absolutória não impede a propositura da ação de indenização na esfera civil?

Perguntado por: Matheus Martinho de Vieira  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

Existem alguns casos em que a sentença criminal absolutória faz coisa julgada no cível, como no caso do inciso I do artigo 386 do CPC (estar provada a inexistência do fato), ou quando o réu comprovadamente não foi o autor do crime conforme o artigo 66 do CPC, pois nesses casos houve um pronunciamento, mesmo este sendo ...

Em que caso a sentença absolutória impede a propositura da ação civil?

Segundo o CPP, a sentença absolutória no juízo criminal impede a propositura da ação civil para reparação de eventuais danos resultantes do fato, uma vez que seria contraditório absolver o agente na esfera criminal e processá-lo no âmbito cível.

Quando a sentença penal absolutória não faz coisa julgada no civil?

Como regra, a sentença penal absolutória (definitiva ou sumária) não faz coisa julgada no cível. Significa dizer que, salvo casos excepcionais, a sentença penal não produzirá efeito extrapenal algum, ou seja, é irrelevante para fins não penais.

Em quais hipóteses a sentença penal absolutória produz efeitos na esfera cível?

A sentença penal absolutória faz coisa julgada no juízo cível, nos casos em que o juízo criminal afirma a inexistência material do fato típico ou exclui sua autoria, tornando preclusa a responsabilização civil, bem como na hipótese de reconhecida ocorrência de alguma das causas excludentes de antijuridicidade.

Quais as decisões que não fazem coisa julgada Permitindo-se a propositura da ação civil?

Não produzem coisa julgada no cível: · A Absolvição por não estar provada existencia do fato, conforme artigo 386, inciso II do Código de Processo Penal. · A Absolvição por não constituir o fato ilícito penal, nos termos do artigo 386, inciso III do Código de Processo Penal.

AÇÃO CIVIL EX DELICTO - EFEITOS DA SENTENÇA PENAL NA ESFERA CÍVEL E ADMINISTRATIV A CP CPP CC CF CPC

18 questões relacionadas encontradas

Em quais hipóteses a decisão do juízo criminal não fará coisa julgada na esfera cível?

Não faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. O despacho de arquivamento do inquérito ou das peças de informação impede a propositura da ação civil.

Não faz coisa julgada no juízo cível a sentença penal que reconheça?

Não faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhece excludente de ilicitude. O art. ... O dispositivo em análise veda a reabertura da discussão no âmbito cível, isto é, não permite que se rediscuta se o agente agiu ou não acobertado por uma causa excludente de ilicitude.

Em que circunstâncias a sentença criminal pode influir no processo civil para efeitos de responsabilidade civil?

Existem alguns casos em que a sentença criminal absolutória faz coisa julgada no cível, como no caso do inciso I do artigo 386 do CPC (estar provada a inexistência do fato), ou quando o réu comprovadamente não foi o autor do crime conforme o artigo 66 do CPC, pois nesses casos houve um pronunciamento, mesmo este sendo ...

Quais os efeitos da sentença penal condenatória no âmbito da responsabilidade civil e os da absolutória?

A regra geral é que a sentença penal condenatória vincula a esfera cível, como já vimos. Já a sentença penal absolutória geralmente não vincula a esfera cível, sendo que responsabilidade penal e civil permanecem independentes, conforme previsão do artigo 935 do Código Civil: Art. 935.

Qual a influência da sentença criminal sobre o juízo cível?

O art. 63 do Código de Processo Penal Brasileiro prescreve: “Transitada em julgado a sentença condenatória, poderão promover-lhe a execução, no juízo cível, para o efeito da reparação do dano, o ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros”.

Qual o efeito imediato da sentença absolutória?

Com ou sem recurso, a sentença penal absolutória produz efeitos imediatos, razão pela qual eventuais medidas cautelares pessoais ou reais decretadas no curso do processo cessam tão logo publicada, por força do princípio da presunção de inocência, que se reforça com o advento da decisão absolutória.

Em que inciso do artigo 386 do CPP ser a sentença absolutória afasta eventual responsabilidade civil?

INCISOS III E V DO ARTIGO 386 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. ... A absolvição criminal somente tem repercussão nas instâncias civil e administrativa quando a sentença penal absolutória afasta a existência do fato (art. 386, inc. I, CPP) ou a concorrência do réu para a infração penal (art.

O que é uma sentença absolutória?

Sentença absolutória própria

É assim considerada a sentença que se fundamenta em alguma das hipóteses do artigo 386, como inexistência do fato ou inexistência de provas. Em uma sentença absolutória própria, não é imposta nenhuma sanção ou penalização ao réu.

Será possível propor ação civil ex delicto mesmo que a sentença penal absolutória reconheça categoricamente que o réu não praticou o ato criminoso?

66 Não obstante a sentença absolutória no juízo criminal, a ação civil poderá ser proposta quando não tiver sido, categoricamente, reconhecida a inexistência material do fato. Art.

Quando a absolvição penal afasta o processo administrativo?

Quanto à terceira hipótese - absolvição ou ausência de culpabilidade penal - a absolvição criminal não produz efeito algum nos âmbitos civis e administrativos, sendo que a Administração poderá ajuizar ação de regresso de indenização e condená-lo à infração disciplinar administrativa, já que houve apenas a declaração de ...

O que é uma sentença absolutória imprópria?

i) sentença absolutória imprópria: é aquela que impõe medida de segurança ao absolutamente inimputável (art. 386, parágrafo único, III, CPP). Art. 386.

Qual o efeito da sentença penal condenatória no juízo cível competente para julgar responsabilidade civil?

A sentença penal condenatória transitada em julgado funciona como um título executivo judicial no juízo cível, dispensando a proposição de ação civil de conhecimento. Nesse caso, no âmbito civil, não se discute mais o que se deve (an debeatur) e sim o quanto é devido (quantum debeatur).

O que se entende por sentença penal e quais seus efeitos?

A sentença penal em sentido estrito é aquela que põe fim ao processo com resolução de mérito, absolvendo ou condenando o réu das imputações que lhe são feitas pela denúncia ou queixa-crime, após cumpridas todas as etapas do procedimento previsto em lei.

O que são os efeitos civis?

São as penas trazidas do bojo do Código Penal e Processo penal. Agora o que pouca gente sabe, ou mesmo busca na seara da justiça são os efeitos cíveis de uma condenação, tais como reparação de danos morais, materiais, estéticos e pensionamentos em virtude do crime cometido.

Como se dá a relação entre a responsabilização civil e a criminal?

A responsabilidade civil acontece quando o dano recai sobre a vida privada das pessoas, causando-lhes prejuízos de ordem econômica, que geram o dever de indenizar caso comprovada a culpa do agente. Já a responsabilidade criminal diz respeito a um dano de ordem pública, isto é, do individuo para com a sociedade.

É correto afirmar quanto aos efeitos da decisão criminal na esfera civil?

4a Questão (Ref.: 201503118190) Pontos: 0,1 / 0,1 É correto afirmar quanto aos efeitos da decisão criminal na esfera civil: A sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em legitima defesa não faz coisa julgada na esfera civil.

Qual a diferença entre responsabilidade civil e penal?

A responsabilidade penal distingue ainda da responsabilidade civil, pois esta é pessoal, intransferível, ou seja, o réu responde com a privação da sua liberdade. Enquanto a responsabilidade civil é patrimonial de modo que, se a pessoa não possuir bens, a vítima permanecerá sem ser ressarcida.

Faz coisa julgada penal?

Coisa julgada significa a decisão formulada por uma sentença definitiva, que já não pende de recurso de apelação; e coisa soberanamente julgada se diz aquela que não só não pende mais do recurso de apelação, porém, nem ainda da revista ou ação rescisória ou de nulidade, por não ser no caso dela admitida pela lei[1].

Como deve ser executada no juízo cível a sentença penal condenatória transitada em julgado?

Executando no cível a sentença condenatória: A sentença condenatória transitada em julgado constitui título executivo. Com ela, o ofendido não precisa propor primeiramente ação de conhecimento para, só após, ingressar com cumprimento de sentença.

O que significa faz coisa julgada?

O conceito de coisa julgada está previsto no artigo 502 do Código de Processo Civil, que a descreve como sendo uma autoridade que impede a modificação ou discussão de decisão de mérito da qual não cabe mais recursos.

Artigo anterior
Como salvar o sistema operacional antes de formatar?
Artigo seguinte
Tem aposentadoria na China?