Quais são as hipóteses de substituição processual?

Perguntado por: Viviane Nogueira Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (28 avaliações)

Basicamente existem duas hipóteses de sucessão processual, sendo uma facultativa, e, outra obrigatória. A hipótese facultativa diz respeito à possibilidade do adquirente ou cessionário substituir o alienante ou cedente, desde que haja consentimento da parte contrária.

Quando cabe substituição processual?

A substituição processual ocorre quando alguém, autorizado por lei, age em nome próprio na defesa de direito e interesse alheio. Ex: Ministério Público ao defender deficientes físicos.

O que se entende por substituição processual?

A substituição processual é o direito de postulação como parte na defesa de interesse alheio. A autorização da lei para o substituto agir independe da concordância do substituído. Isso não significa que o substituído não possa ele próprio defender diretamente o seu direito, ingressando na relação jurídica processual.

Quais são as hipóteses de substituição do advogado?

Desse modo, à luz da legislação atual, ocorre a substituição processual quando alguém está pela lei legitimado para, em nome próprio e no interesse próprio, defender em juízo direito alheio, havendo legitimação extraordinária.

Qual a diferença entre sucessão e substituição processual?

Na substituição processual, que é espécie de legitimação extraordinária (CPC 6º), o substituto defende, em nome próprio, direito alheio; na sucessão processual o sucessor defende, em nome próprio, direito próprio, pois ele é o titular do direito afirmado e discutido em juízo.

NOVO CPC - PARTES PROCESSUAIS - SUBSTITUIÇÃO E SUCESSÃO PROCESSUAL

15 questões relacionadas encontradas

O que é substituição processual no processo do trabalho?

A substituição processual, também chamada de legitimidade extraordinária ou anômala, consiste na possibilidade de alguém vir a juízo postular em nome próprio direito alheio, em autêntica transferência da titularidade do direito de ação.

Quem exerce a substituição processual no processo do trabalho?

A substituição processual no processo do trabalho é exercida por intermédio dos sindicatos, na defesa dos interesses da categoria, na forma do art. 8, III da CRFB/88: Art.

Como se dá a substituição dos procuradores das partes no processo?

De modo geral, os arts. 108, 109 e 110 do CPC/2015 tratam da sucessão da parte, por inter vivos ou mortis causa, já os arts. 111 e 112 se relacionam com a sucessão dos procuradores, “que pode ocorrer por vontade da parte ou do próprio procurador”[12].

Como substituir advogado que morreu?

Escolhido e contratado um novo profissional, ele solicitará ao juiz sua habilitação como procurador recém nomeado, informando o falecimento e já juntando procuração que lhe dá poderes para representar seus interesses com toda segurança e tranquilidade.

Quem pode ser sucessor processual?

Os parentes consanguíneos de 2º grau têm legitimidade para se habilitarem como sucessores, quando não houver descendentes, ascendentes ou cônjuge do falecido79.. Art. 689. Proceder-se-á à habilitação nos autos do processo principal, na instância em que estiver, suspendendo-se, a partir de então, o processo.

O que é substituição processual no novo CPC?

A substituição processual é fenômeno através do qual alguém, devidamente autorizado por lei, pede como autor ou réu, em nome próprio, por direito alheio, estando o titular desse direito ausente da relação processual como parte.

O que é substituição das partes?

Substituição de Parte

Como seu próprio nome diz, dá-se quando uma parte substitui a outra dentro de um processo. Pode ocorrer intervivos, ou seja, entre vivos, e facultativamente ou por Causa mortis, que ocorre quando uma das partes de um processo morre e seus direitos são passados aos herdeiros.

O que é legitimação extraordinária ou substituição processual?

Há legitimação extraordinária (legitimação anômala ou substituição processual) quando não houver correspondência total entre a situação legitimante e as situações jurídicas submetidas à apreciação do magistrado. Legitimado extraordinário é aquele que defende em nome próprio interesse de outro sujeito de direito.

Pode atuar como substituto processual?

Sindicato pode atuar como substituto processual de apenas um trabalhador, julga 1ª Câmara. ... Como regra geral, a legislação brasileira determina que as partes devem pleitear direito próprio em seu nome, ainda que auxiliados por um advogado ou entidade — seu representante processual.

O que é substituição processual e representação processual?

Representação processual significa estar alguém em juízo no lugar do autor ou do réu, não na qualidade de parte, mas sim, de representante delas, enquanto que a substituição processual é a ocupação de um dos pólos da demanda, na qualidade de autor ou de réu, no processo em que o substituto não é o titular do direito ...

É possível a substituição das partes?

No primeiro caso, no decorrer do processo, havendo morte de qualquer das partes (autor ou réu), estes poderão ser substituídos por seus herdeiros ou sucessores. É importante ressaltar que esta substituição só é possível se a ação tiver natureza transmissível, como é o caso das ações de cunho patrimonial.

Qual a consequência no processo em caso de falecimento do advogado da parte?

A morte do advogado de uma das partes suspende o processo. São nulos os atos processuais praticados desde a morte do procurador, ao qual não foi dado substituto, salvo se já iniciada audiência de instrução e julgamento.

O que o juiz deve fazer em caso de morte do advogado ou procurador de uma das partes?

1. A morte do advogado da parte suspende o curso do processo, desde a sua ocorrência, sendo considerados nulos os atos posteriormente praticados. Precedentes.

Quando o advogado morre quem recebe os honorários?

Na hipótese de falecimento ou incapacidade civil do advogado, os honorários de sucumbência, proporcionais ao trabalho realizado, são recebidos por seus sucessores ou representantes legais.

O que se refere à sucessao das partes e dos procuradores?

a sucessão de procurador por vontade da parte depende de expressa concordância do advogado anteriormente constituído. o advogado que renunciar ao mandato continuará, nos dez dias seguintes à renúncia, a representar a parte, desde que essa medida seja necessária para evitar prejuízo ao mandante.

Como fazer para constituir novo advogado no processo?

É feito por meio de petição juntada aos autos de processo judicial, onde se informa o juiz da qualificação do novo advogado, seus poderes, e se o advogado anterior permanece ou não.

Como fazer a sucessão processual?

O texto do art. 110 do CPC é claro: "[o]correndo a morte de qualquer das partes, dar-se-á a sucessão pelo seu espólio ou pelos seus sucessores, observado o disposto no art. 313, §§ 1º e 2º". Portanto, a sucessão se dá pelo espólio ou pelos sucessores.

Quem são os legitimados para autoria nas ações trabalhistas?

Legitimidade Ativa: Aquele que propõe a ação: o autor, o reclamante. Legitimidade Passiva: Aquele que responde à pretensão do outro. É o réu, o reclamado. ... Exemplo: o José ajuiza uma Reclamação Trabalhista, em que ele é autor e defende direitos que são devidos a ele mesmo.

Quem pode representar o reclamante na Justiça do Trabalho?

843 da CLT , o autor da demanda pode ser representado por outro empregado que pertença à mesma profissão ou pelo seu sindicato, desde que alegue e comprove a existência de motivo ponderoso que o impeça de comparecer pessoalmente.

Quem pode ser procurador no processo do Trabalho?

Embasamento Geral. Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final. §1º - Nos dissídios individuais os empregados e empregadores poderão fazer-se representar por intermédio do sindicato, advogado, solicitador, ou provisionado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

Artigo anterior
Quem pode fazer os Cursos da Efape?
Artigo seguinte
Quantos dias dura um torcicolo no pescoço?