Quais são as habilidades de História?

Perguntado por: Erica Antunes de Torres  |  Última atualização: 15. September 2024
Pontuação: 5/5 (1 avaliações)

Identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar. Esta é a tônica das competências específica de História para o ensino fundamental que o estudante deve desenvolver ao mobilizar as habilidades que se relacionam aos conteúdos e objetos de conhecimento propostos pela BNCC.

Quais são as habilidades da BNCC de história?

A BNCC orienta que, no ensino de História, o professor estimule o aluno a compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos, assim como mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, ocorridas ao longo do tempo e em diferentes espaços.

O que diz a habilidade EF07HI08?

(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.

O que diz a habilidade EF06HI07?

A habilidade EF06HI07 consiste em: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

O que diz a habilidade EF09HI02?

Habilidades: (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

Arqueólogos foram proibidos de estudar essas descobertas para que a história não fosse reescrita

17 questões relacionadas encontradas

O que diz a habilidade EF04HI08?

A habilidade EF04HI08 consiste em: Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

Qual a habilidade EF01HI03?

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionadas à família, à escola e a comunidade; (EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade) reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

O que diz a habilidade EF04HI07?

A habilidade EF04HI07 consiste em: Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

O que diz a habilidade EF03HI05?

A habilidade EF03HI05 consiste em: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

O que diz a habilidade EF03HI08?

A habilidade EF03HI08 consiste em: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

O que significa a habilidade EF03HI10?

(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental.

O que diz a habilidade EF02HI07?

A habilidade EF02HI07 consiste em: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

O que diz a habilidade EF06HI18?

Trabalho e formas de organização social e cultural (EF06HI18) Analisar o papel do cristianismo na cultura, na política e na sociedade, durante o período medieval.

O que diz a habilidade EF02HI06?

A habilidade EF02HI06 consiste em: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Qual é a habilidade EF03HI01?

Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

O que trabalhar na habilidade EF04HI02?

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade: nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.

O que trabalhar na habilidade EF04HI01?

Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Qual o objetivo da habilidade EF01HI02?

A habilidade EF01HI02 consiste em: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

O que trabalhar na habilidade EF02HI02?

A habilidade EF02HI02 consiste em: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

O que trabalhar na habilidade EF05HI05?

A habilidade EF05HI05 consiste em: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

O que diz a habilidade EF06HI08?

A habilidade EF06HI08 consiste em: Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

O que trabalhar na habilidade EF03HI11?

A habilidade EF03HI11 consiste em: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

O que é História 6º?

Para você saber mais: História pode ser compreendida como uma ciência que estuda as ações dos seres humanos no tempo. Logicamente que a pluralidade da palavra seres humanos é exatamente para se referir a diversidade de sujeitos, independentemente de gênero ou esfera social.

Qual é a habilidade EF05HI10?

A habilidade EF05HI10 consiste em: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

O que diz a habilidade EF05HI07?

A habilidade EF05HI07 consiste em: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Artigo anterior
O que é uma pessoa ativa LGBT?
Artigo seguinte
Qual é pior sinusite ou rinite?