Quais são as glândulas exócrinas?

Perguntado por: Ema Verónica de Miranda  |  Última atualização: 31. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

Glândulas exócrinas: mantêm a sua conexão com o epitélio do qual se originaram, possuem ductos tubulares formados por células que transportam a secreção glandular para a superfície do corpo ou para o interior (lúmen) de um órgão cavitário. Ex: glândulas sudoríparas, salivares e intestinais.

O que são glândulas exócrinas e glândulas mistas?

Glândulas podem ser classificadas de acordo com o tipo de substâncias que produzem: Endócrinas:quando a secreção é lançada a corrente sanguínea. Exócrina: quando as secreções são lançadas para fora do corpo ou para o tubo digestório. Mistas : quando exerce a função de endócrina e exócrina.

Quais são as glândulas?

As principais glândulas do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as células das ilhotas pancreáticas, as glândulas adrenais, os testículos no homem e os ovários nas mulheres.

O que são glândulas exócrinas e endócrinas?

Primeiramente, é importante explicar que existem três tipos de glândulas: 🔹 Endócrinas: secretam hormônios diretamente na corrente sanguínea. São elas: pineal, hipófise, tireoide, paratireoide e suprarrenais; 🔹 Exócrinas: secretam para fora do corpo ou dentro de um ducto.

Quais são os exemplos de glândulas endócrinas?

As substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são chamadas de hormônios. Dentre as principais glândulas endócrinas do corpo humano, podemos citar a hipófise, glândula tireoide, glândula paratireoide, glândulas adrenais e pâncreas.

Glândulas Exócrinas, Endócrinas e Mistas - Tecido Epitelial Glandular - Histologia Animal

41 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 tipos de glândulas que existem?

As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.

São glândulas endócrinas?

Glândulas endócrinas são as estruturas que sintetizam substâncias e lançam-nas na corrente sanguínea. Essas substâncias são denominadas de hormônios e são responsáveis por controlar uma série de atividades do corpo humano, tais como o metabolismo, secreção de leite, crescimento e quantidade de cálcio no sangue.

Quais são os três tipos de glândulas?

As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial e podem ser divididas em exócrinas, endócrinas e mistas. As glândulas são estruturas originadas de tecido epitelial, mais especificamente o tecido epitelial glandular.

Quantas glândulas exócrinas existem?

Tem mais depois da publicidade ;) As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina.

O que é exócrina?

Glândulas exócrinas: São aquelas que produzem secreção e liberam-nas através de canais ou ductos para cavidades internas ou para fora do corpo. Como exemplo dessas glândulas, podemos citar as sudoríparas e as salivares.

São exemplos de glândulas mistas?

Exemplo de glândulas mistas: o testículo e o ovário. Essas glândulas sexuais produzem respectivamente os hormônios testosterona e a progesterona, além de espermatozóides e óvulos. Outro exemplo é o fígado, produzindo e secretando proteínas e a bile.

Onde são encontradas as glândulas exócrinas?

Caliciforme. As células caliciformes são glândulas exócrinas unicelulares que são encontradas entremeadas ao longo de epitélios simples cilíndricos e de epitélios pseudoestratificados cilíndricos. Essas células caliciformes são cilíndricas modificadas, que sintetizam e secretam muco.

Qual a função do sistema Exocrino?

As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais.

Quais glândulas a hipófise controla?

Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas. Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina.

Quantas são as glândulas endócrinas?

São glândulas endócrinas: a pineal, o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, a paratireoide, a suprarrenal, o pâncreas, o ovário e o testículo.

Qual a principal glândula endócrina?

Hipófise. Esta é considerada a principal glândula do corpo, localizada na base do cérebro. Ela auxilia outras glândulas a executarem suas funções, tal como as glândulas mamárias das mulheres produzirem leite e as glândulas supra renais liberarem cortisol e outros hormônios.

Qual é a glândula que não faz parte do sistema endócrino?

As glândulas exócrinas são aquelas que apresentam ductos e produzem secreções que são lançadas na superfície do corpo ou no interior de cavidades. Essas glândulas, como a sudorípara e a sebácea, não fazem parte do sistema endócrino.

Qual é a principal glândula do corpo humano?

Hipófise - ela é considerada a glândula mestra do corpo, pois entre as funções que desempenha está o controle de outras glândulas. A hipófise está localizada na região central da cabeça. É ela quem produz o hormônio do crescimento (GH) e o antidiurético (ADH).

Qual a menor glândula do corpo humano?

A pineal é uma pequena glândula localizada aproximadamente no centro do encéfalo.

Quais são os hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas?

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos ou órgãos específicos. Insulina, adrenalina e ocitocina são exemplos de hormônios.

Quais são as 8 glândulas endócrinas?

A seguir conheceremos as principais glândulas endócrinas e seus hormônios:
  • Tópicos deste artigo. 1 - → Hipotálamo. ...
  • → Hipotálamo. Fator inibidor da prolactina (PIF) – Inibe a produção de prolactina pela hipófise; ...
  • → Hipófise ou glândula pituitária. ...
  • → Glândula pineal. ...
  • → Tireoide. ...
  • → Paratireoide. ...
  • → Suprarrenais. ...
  • → Pâncreas.

Qual é a glândula que produz a adrenalina?

As glândulas adrenais são formadas por duas partes. Medula: A parte interna secreta hormônios, como adrenalina (epinefrina), que ajudam a controlar a pressão arterial, a frequência cardíaca, a produção de suor e outras atividades que também são reguladas pelo sistema nervoso simpático.

O que é a glândula da tireoide?

A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente) agem em nosso corpo e metabolismo desde a nossa formação fetal até a senilidade.

Artigo anterior
Qual o melhor exercício para quem tem artrose na coluna?
Artigo seguinte
Qual é a carteira de habilitação B?