Quais são as formas de pasteurização?

Perguntado por: Duarte Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)

Existem dois tipos principais de pasteurização: UHT e HTST.

O que é pasteurização e quais as formas de pasteurização?

- O processo de pasteurização consiste em aquecer os alimentos em temperaturas brandas, abaixo de 100º C, por um período de tempo curto. Quanto mais elevada a temperatura, menor o tempo. O leite, por exemplo, é pasteurizado a 75ºC por 15 segundos, e o suco de manga a 95ºC por 30 segundos.

Quais são os tipos de pasteurização e seus equipamentos?

A pasteurização é um tratamento térmico que elimina os microorganismos termossensíveis (todos os patogênicos e outros não esporulados) existentes no alimento.
...
Alguns dos equipamentos utilizados para a pasteurização são:
  • Trocador de calor de placas;
  • Trocador de calor tubular;
  • Tanque de pasteurização.

O que é o método de pasteurização?

A pasteurização é o processo de tratamento térmico de um determinado alimento e/ou bebida, com o objetivo de torná-lo livre de microrganismos. Dessa forma, tornando-o adequado para o consumo humano.

Quais são as etapas da pasteurização?

Pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite a 72oC a 75oC durante 15 a 20 segundos, ocorrido em um trocador a placas. Nesse caso, a temperatura precisa obedecer a esse binômio para garantir a inocuidade do leite; Pasteurização lenta, que consiste no aquecimento do leite a 62oC a 65oC, durante 30 minutos.

O que é a pasteurização?

17 questões relacionadas encontradas

Qual é o processo de pasteurização e sua importância?

Nesse processo ocorre a destruição dos microrganismos patogênicos, ou seja, elimina as bactérias que possam causar doenças como: tuberculose, listeriose, brucelose, cólera, difteria e outras, além de eliminar grande parte da flora microbiana normal do leite, podendo assim aumentar a validade do produto final na ...

Qual é o processo de pasteurização do leite?

O processo de pasteurização do leite é realizado por um pasteurizador de placas. Ao passar pelo pasteurizador, o leite é aquecido até a temperatura de 75C° durante 14 segundos, e em seguida é resfriado a 5C° através de um trocador de placas com circuito de água gelada.

Qual o objetivo da pasteurização?

Nos alimentos com baixa acidez, ou seja, com pH superior a 4,5, como o leite, a pasteurização tem como objetivo destruir os microrganismos patogênicos não-esporulados e reduzir significativamente o conteúdo microbiano normal dos alimentos.

Qual a diferença entre o leite pasteurizado e UHT?

Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias. Já o processo UHT (ultra high temperature, em inglês), típico do leite de caixinha, é mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por até 8 segundos.

Quando deve ser utilizada a pasteurização?

Quando a pasteurização é utilizada na indústria? Podemos usá-la tanto na matéria-prima recebida (leite, frutas ,cogumelos) quanto no produto final (queijos, geleias, sucos, cervejas, molhos). Geralmente utilizamos em alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas ou de animais).

O que é leite pasteurizado tipo A?

É a classificação dada ao mais alto grau de pureza de um leite. A produção segue rigorosas normas e padrões, desde a alimentação e alojamento do rebanho, as instalações do laticínio, os controles ambientais, as condições de higiene na ordenha e no local de pasteurização e envase.

Porque leite UHT faz mal?

O problema com o leite fervido através do método UHT (caixinha) é que ele mata os dois tipos de bactérias, te livra das boas, mas também das ruins. Portanto, não tem lactobacilos que vão melhorar sua vida gastrointestinal.

É necessário ferver leite pasteurizado?

O leite pasteurizado ou UHT, seja ele de caixinha, garrafa ou saquinho não deve ser fervido antes do consumo. Todo leite vendido em estabelecimentos comerciais já foi submetido a algum tipo de tratamento térmico para eliminação de microrganismos patogênicos.

Qual o tipo de leite mais saudável?

O leite semidesnatado possui redução apenas de gorduras que pode chegar até 50% quando comparado ao leite integral. Segundo a nutricionista Karina Valentim, por possuir as mesmas quantidades de proteínas e cálcio seria uma opção mais saudável para adultos que necessitam perder peso.

Como é feito o processo de pasteurização da cerveja?

A cerveja sofre o tratamento térmico de pasteurização, através de trocadores de calor, antes do envasamento, ou por túneis após o envasamento. A pasteurização através de trocadores de calor se realiza elevando-se a temperatura da cerveja à 75°C e a mantém por alguns segundos.

O que é pasteurizador de leite?

O pasteurizador a placas ou rápido é utilizado para proporcionar agilidade no processo de industrialização do leite e outros líquidos garantindo a qualidade dos alimentos produzidos, visando, baixar a proliferação bacteriana. Recebe o leite cru e tem a função de fazer o processo de Pasteurização.

Qual a importância de pasteurizar o leite?

Como vimos anteriormente, a pasteurização do leite é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro e isento de micro-organismos que podem causar doenças no ser humano.

Quanto aos tratamentos térmicos Qual a importância da pasteurização?

Ele visa a eliminação de microrganismos patogênicos não esporulados e reduzir significativamente a microbiota deteriorante de baixa resistência térmica do leite, garantindo a segurança do consumidor e a conservação das suas características sensoriais e nutricionais.

Como surgiu o processo de pasteurização?

A pasteurização foi o primeiro grande passo que o homem deu, no século 19, para acabar com as infecções. A técnica, utilizada pelo cientista francês Louis Pasteur em 1862, quando ele pesquisava o motivo pelo qual o vinho e a cerveja azedavam, é empregada até hoje na conservação e assepsia de alimentos.

Porque não pode ferver o leite pasteurizado?

Certamente você sabe porque ferver o leite: é para matar as bactérias que podem fazer mal. Acontece que, no leite pasteurizado, as bactérias que costumam fazer mal já estão mortas e no leite longa vida também.

Porque tem que ferver o leite de saquinho?

Segundo o Instituto Adolfo Lutz, ferver o leite pasteurizado, em saquinhos ou em embalagens longa vida, garante mais vida útil ao produto e elimina microorganismos.

O que acontece se beber leite sem ferver?

É que o leite cru pode possuir bactérias perigosas como a salmonella, e. coli e a listeria, responsáveis por causar doenças graves. Elas são particularmente perigosas para grupos de risco como grávidas, idosos e crianças, ou qualquer pessoa que esteja com o sistema imunológico debilitado.

É verdade que leite de caixa faz mal?

Acredita-se que o leite de caixinha não é saudável por conter muitos conservantes e possuir uma longa vida de prateleira, chegando a manter conservado por até 6 meses, mas a verdade é que esse leite é tão seguro e saudável quanto as suas outras formas de apresentação.

Qual mal faz o leite de caixinha?

Neila Richards – O leite de vaca não faz mal porque é um dos alimentos mais completos e nobres que existem e contém todas as proteínas e aminoácidos essenciais para uma boa nutrição.

Por que o leite em caixa faz mal?

O leite sofre o processo de ultrapasteurização, sendo aquecido em uma temperatura que é quase o dobro da normal por certo tempo e depois resfriado. Nesse aquecimento, os micro-organismos benéficos do alimento e que auxiliam na digestão também são mortos, reduzindo o seu valor nutritivo.

Artigo anterior
Quais são as ações de controle difuso?
Artigo seguinte
Quando se deve falar bom dia?