Quais são as formas clínicas da coccidioidomicose?

Perguntado por: Leonor Daniela Mendes Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)

A coccidioidomicose manifesta-se sob três formas clínicas principais: forma pulmonar primária; forma pulmonar progressiva e forma disseminada. A mais frequente apresentação da coccidioidomicose caracteriza-se por manifestações pulmonares que geralmente surgem de uma a três semanas após a exposição ao fungo.

Qual conceito de coccidioidomicose?

O que é coccidioidomicose? Coccidioidomicose é uma micose sistêmica, de evolução aguda ou crônica, restrita a regiões secas do continente americano. Essa doença acomete os pulmões, podendo se apresentar como infecção respiratória leve, pneumonia adquirida na comunidade (PAC) ou quadro semelhante à tuberculose.

Qual o agente causador da doença coccidioidomicose?

Coccidioidomicose é uma doença pulmonar ou hematogênica causada pelo fungo Coccidioides immitis e C. posadasii; geralmente ocorrendo como uma infecção respiratória aguda, benigna, assintomática, ou autolimitada.

O que é febre do Vale?

Febre do Vale do Rift (FVR) é uma enfermidade de caráter zoonótico, acometendo ruminantes domésticos e seres humanos, tendo como agente etiológico um arbovírus do gênero Phlebovirus. Possui altas taxas de mortalidade em animais jovens e causa abortos em ruminantes gestantes. Sendo endêmica na África Subsaariana.

O que é uma micose sistêmica?

Micoses Sistêmicas são infecções causadas por fungos patogênicos primários e que têm como porta de entrada o trato respiratório, donde podem disseminar para todo o organismo. As micoses sistêmicas endêmicas no Brasil são: Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose.

Coccidioidomicose UFC Famed Sobral - Profa Camila Coelho

37 questões relacionadas encontradas

Como tratar micose sistêmica?

A droga mais administrada atualmente é o fluconazol intravenoso, porém, dependendo da espécie de Candida que for isolada, deve-se realizar uma adequação do tratamento, uma vez que espécies comoCandida krusei e Candida glabrata são naturalmente resistentes ao fluconazol.

Quais são as principais micoses sistêmicas e oportunistas?

  • Criptococose.
  • Candidíase.
  • Pneumocistose.
  • Hifomicoses - Aspergilose.
  • - Fusariose.
  • Feohifomicoses.

Qual é o agente etiológico da histoplasmose?

A histoplasmose é causada por fungos dimórficos da espécie Histoplasma capsulatum. Os indivíduos geralmente adquirem a infecção pela inalação (entrada) de partículas infectantes do fungo decorrente do manuseio do solo, frutas secas e cereais e nas árvores.

O que é doença do lobo?

A Lacaziose, ou doença de Jorge Lobo, é uma micose crônica, granulomatosa, causada por implantação traumática do fungo Lacazia loboi nos tecidos cutâneo e subcutâneo, manifestando-se clinicamente por lesões nodulares queloidianas predominantes, envolvendo sobretudo pavilhões auriculares, face, membros superiores e ...

O que é histoplasmose pulmonar?

A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pelo fungo dimórfico térmico Histoplasma capsulatum, que pode ser isolado a partir de solo contaminado com excrementos de aves e morcegos. Dentre as apresentações clínicas dessa doença, a histoplasmose pulmonar cavitária crônica (HPCC) é uma manifestação rara.

Qual a patogenia da esporotricose?

Esporotricose é uma infecção cutânea causada pelo fungo saprófita Sporothrix schenckii. Envolvimento pulmonar e hematogênico é incomum. Os sintomas consistem em nódulos subcutâneos que se disseminam por via linfática e evoluem para abscessos e úlceras. O diagnóstico é por cultura.

Por que durante o terceiro trimestre a gestante apresenta um grande fator de risco para coccidioidomicose disseminada?

Devido ao que foi exposto, a gravidez, sobretudo durante o terceiro trimestre de gestação, constitui-se como grave fator para a CM disseminada (MURRAY, 2010).

O que é uma micose oportunista?

Oportunistas – acometem indivíduos com imunodeficiência. Porta de entrada variável, quadro clínico variável. As lesões podem ser cutâneas, subcutâneas ou sistêmicas. Exemplos: aspergilose, mucormicose, fusariose, candidíase e pneumocistose.

Qual a droga de escolha para o tratamento dos casos mais graves de micoses profundas?

Na histoplasmose disseminada, os pacientes são tratados como casos graves sempre, com anfotericina B (0,7-1mg/kg/dia IV, por 12 semanas) e a manutenção é feita com itraconazol (200-400mg/dia VO), nos pacientes com SIDA.

Quais são as micoses subcutâneas?

As micoses subcutâneas são infecções fúngicas que acometem primariamente a pele e tecidos subcutâneos, e geralmente desenvolvem-se após penetração do organismo na pele em local de pequenos traumas.

Quais são as doenças causadas pelas algas?

Algumas espécies de algas microscópicas produzem toxinas que causam riscos à saúde humana e ambiental, como: danos ao sistema neurológico ou ao fígado, gastroenterites, doenças respiratórias, alergias, irritação da pele e olhos. Podem ainda causar mortandades de peixes e outros organismos.

Como ocorre a transmissão da histoplasmose?

Quando acontece uma demolição de uma construção antiga ou uma limpeza que levante muita terra e pó, os esporos do fungo se espalham pelo ar, podendo ser inalado pelos indivíduos. E assim se dá a transmissão da histoplasmose.

Onde se desenvolve a histoplasmose?

A histoplasmose é uma infecção provocada pelo fungo Histoplasma capsulatum. Ocorre principalmente nos pulmões, mas em certas ocasiões pode se espalhar por todo o corpo. A histoplasmose é adquirida pela inalação de esporos do fungo.

Qual a forma de transmissão da candidíase?

Candidíase ou monolíase é uma infecção provocada por fungos – o mais frequente é a Cândida albicans – que pode acometer as regiões inguinal, perianal e o períneo. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais.

Quais são os 5 tipos de micose?

Conheça os principais tipos de micose e se previna contra eles no verão.
  • Tinea. ...
  • Tinea intertiginosa. ...
  • Tinea capitis. ...
  • Tinea versicolor. ...
  • Candidíase. ...
  • Frieira.

Quais são os agentes causadores de micoses oportunistas?

As micoses oportunistas podem ser causadas por diversos fungos, destacando-se espécies de Candida, Aspergillus, Fusarium e Cryptococcus, alguns como as leveduras fazem parte da microbiota normal do indivíduo (LATGÉ, 1999; RANDHAWA, 2000; AYMAN et al., 2002; LACOMBE; GIRARD, 2004; ORTIN et al., 2004).

Como as micoses podem ser classificadas?

As micoses podem ser divididas em superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. As superficiais são aquelas que atingem a parte superficial da pele e haste dos pelos. Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha.

Quais os tratamentos utilizados para as micoses cutâneas subcutâneas e sistêmicas?

O tratamento é feito com iodeto de potássio via oral em solução saturada ou com itraconazol. Também conhecida como cromomicose, é uma infecção fúngica crônica, envolvendo pele e subcutâneos, caracterizada pelo desenvolvimento de nódulos ou de placas verrucosas de crescimento lento.

Quais os tipos de micose superficial?

Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases. Os dermatófitos são fungos encontrados no solo, em animais ou em humanos que digerem queratina e invadem a pele, os cabelos e as unhas, provocando uma série de manifestações clínicas.

O que é uma micose superficial?

Micoses superficiais são infecções fúngicas que acometem as camadas superficiais da pele e seus anexos. Essas micoses são prevalentes em todo mundo, e, embora o semiárido nordestino apresente clima propício para o surgimento dessas infecções, são raros os estudos acerca do assunto.

Artigo anterior
Porque as palavras observadas são acentuadas?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para cair a casquinha de um machucado?