Quais são as fontes de cultura material?

Perguntado por: Ana Mónica Henriques de Tavares  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

Vestígios arqueológicos e fontes da cultura material: itens resgatados pela arqueologia, como ruínas de construções, ruas, túmulos, roupas, armas, cerâmica, etc. Além disso, objetos de tempos mais recentes, como roupas, copos, móveis, itens pessoais, etc., também são considerados fontes da cultura material.

Quais são exemplos de fontes escritas?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

O que são fontes históricas da cultura material?

As fontes materiais seriam basicamente as fontes arqueológicas – “aqueles documentos históricos cujo valor informativo reside, em primeiro lugar, em sua própria materialidade”, e que, acrescenta Aróstegui, são fontes que interessam como objetos.

Quais são as fontes da história?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Quais os exemplos de fontes visuais?

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.

História - Fontes Históricas, Cultura Material e Imaterial - 6º Ano

42 questões relacionadas encontradas

O que são exemplos de fontes orais?

Alguns exemplos de fontes orais são:
  • Lendas.
  • Mitos.
  • Relatos.
  • Documentários.
  • Entrevistas.
  • Discursos.

Qual outro exemplo você poderia dar de fonte iconográfica ou visual?

São imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre importantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidos.

Quais são os 4 tipos de fontes históricas?

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

Quais são os três tipos de fontes históricas?

Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros. Fontes visuais: pinturas, fotografias, gravuras, filmes, entre outros. Fontes orais: entrevistas, gravações, depoimentos orais, canções, entre outros.

Como se dá o trabalho com as fontes históricas?

O trabalho com fontes históricas em sala de aula requer cuidados, pois todo documento histórico expressou uma versão de um determinado fato ou momento. Para utilizar boas metodologias, o professor precisa construir um roteiro de análise para os alunos.

O que são fontes históricas resumido?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

O que é cultura material resposta?

A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

São exemplos de cultura material?

A cultura imaterial possui um grau de abstração, ou seja, não é concreta. Alguns exemplos são valores, crenças, folclore, danças, músicas, artes plásticas, festas e religiosidade.

O que é fonte de escrita?

Qualquer fonte histórica registrada em textos, documentos, publicações, etc.

O que representa as fontes escritas?

As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado. Esta seção disponibiliza fontes históricas escritas reproduzidas em formato PDF.

Quais são as seis fontes históricas?

Fontes como mapas, pergaminhos, jornais, cartas, diários, objetos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas, ossos humanos e de animais, e ainda fontes advindas de lendas e contos antigos trazidos pela tradição oral foram deixadas pelo mundo todo e encontrá-las faz parte de um processo grandioso, no qual ...

Quais são os tipos de fontes existentes?

Continue lendo para explorar cada tipo de fonte e descobrir qual estilo causará o impacto que você procura para o seu logotipo.
  • Fontes serifadas. Esses são os tipos de fontes mais antigos. ...
  • Fontes não serifadas. ...
  • Fontes serifadas egípcias. ...
  • Fontes caligráficas. ...
  • Fontes decorativas.

O que são fontes históricas materiais e imateriais?

As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.

Quais são as 5 fontes históricas?

Tipos de fontes históricas
  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

São exemplos de fontes textuais ou escritas?

Documentos textuais: documentos oficiais, cartas pessoais e governamentais, diários, relatos de viagens, crônicas, livros literários, processos de justiça, jornais etc.

O que significa fontes audiovisuais?

Audiovisual é um termo genérico que pode se referir a formas de comunicação que combinam som e imagem, bem como a cada produto gerado por estas formas de comunicação, ou à tecnologia empregada para o registro, tratamento e exibição de som e imagem sincronizados, ou ainda à linguagem utilizada para gerar significados ...

O que é mostrado na fonte Iconografica?

Resposta: A palavra iconografia vem do grego eikon (imagem) e graphia (escrita), ou seja, literalmente: "escrita da imagem". ... Um estudo iconográfico pode ser feito através da identificação, descrição, classificação e interpretação do tema das representações figurativas.

O que são documentos de fontes orais?

Resumo: O documento oral, reconhecido pelo seu valor histórico, tem como intuito preservar a memória das pessoas e servir como evidência ou prova de algum evento ocorrido. Ainda que pouco explorados no cenário arquivístico, constituem-se como importantes itens documentais em seus acervos.

O que são fontes orais e materiais?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes iconográficas: fotografias. Fontes orais: depoimentos orais. Fontes materiais: utensílios, objetos variados.

O que são exemplos de cultura imaterial?

Todo povo possui um patrimônio que vai além do material, de objetos. Esse patrimônio é chamado de cultura imaterial. Ou seja, cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e costumes. ... Os maiores exemplos de cultura imaterial no Brasil são o folclore, a capoeira etc.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para cicatrizar quando arranca um dente?
Artigo seguinte
Quantas calorias tem um kebab de kafta?