Quais são as finalidades de uma procuração?
Perguntado por: Hélder Joel Alves Borges | Última atualização: 13. Mai 2025Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)
Em nosso cotidiano, a procuração é usada quando uma pessoa, impossibilitada por diversos motivos de realizar determinada ação, nomeia um representante legal. As motivações que levam as pessoas a utilizarem a procuração são variados, indo desde a ausência por motivos de viagem a questões de saúde.
Qual é o objetivo de uma procuração?
O objetivo da procuração é fazer com que uma pessoa, denominada outorgante, dê poderes a um terceiro, denominado outorgado ou procurador, para agir em seu lugar. Em outras palavras, o que o procurador faz vale como se o outorgante tivesse feito.
O que é finalidade da procuração?
A procuração nada mais é do que um instrumento de mandato, por meio do qual alguém concede poderes a outrem, por um prazo ou período pré-definido. Enquanto documento, a procuração pode mediar a concessão de poder entre pessoas físicas, jurídicas ou sociedades.
Qual o poder que tem uma procuração?
O que é uma procuração de plenos poderes? Trata-se de um documento que autoriza uma pessoa a representar outra em negociações, vendas, compras e outras situações jurídicas. A pessoa que recebe a autorização é nomeada como procuradora e, a partir do momento da assinatura, tem o poder de agir em nome do procurado.
O que não pode ser feito por procuração?
A procuração não pode ser usada nos casos que tenham a ver com os chamados "direitos personalíssimos": direitos que dizem respeito à própria pessoa e que não podem ser transferidos.
Tudo sobre procuração | Papo Rápido
Quais são os direitos de um procurador de uma pessoa?
Por sua vez, o procurador tem o direito de receber antecipadamente os valores das despesas que incorrerá para exercer o que lhe foi pedido. Neste caso, o procurador pode inclusive se negar a começar a exercer seu mandato senão receber estes valores antecipadamente, sem qualquer prejuízo pessoal.
Quando a procuração perde o efeito?
A revogação é o ato que torna sem efeito uma procuração anteriormente feita. Por ser um ato baseado na confiança que o outorgante possui no procurador, a procuração pode ser revogada a qualquer tempo, se não mais convier ao outorgante que o procurador continue exercendo atos em seu nome.
Qual o risco de assinar uma procuração?
A procuração, quando bem redigida e analisada pelas duas partes, traz segurança e clareza na relação firmada. Entretanto, existem perigos impostos em uma procuração que não atenda às expectativas de quem está outorgando poderes ao outro. Situação que pode gerar dores de cabeça irreversíveis.
Qual é o prazo de validade de uma procuração?
Com exceção de procurações cujo prazo de validade é determinado por lei, como, por exemplo, as para a realização de casamentos (em que o prazo é de 90 dias), em geral, as procurações têm validade por tempo indeterminado, salvo quando é explícito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.
Quando uma pessoa morre a procuração perde o valor?
Embora a regra geral seja a perda de efeitos da procuração feita por pessoa que morreu, há algumas exceções. Uma delas é referente à procuração “em causa própria”, prevista no artigo 685 do Código Civil. Trata-se, na verdade, de um instrumento por meio do qual ocorre a transferência de bens de uma pessoa para outra.
Qual a procuração mais segura?
Quais são os tipos de procuração? A procuração pode ser classificada em dois tipos distintos: Procuração pública: feita em cartório por um tabelionato de notas e válida juridicamente em todos os lugares. Por possuir um registro em um órgão competente, ela é considerada mais segura.
Tem como contestar uma procuração?
Em geral, sim, você pode revogar uma procuração a qualquer momento, desde que siga o processo legal apropriado.
Quem pode revogar uma procuração?
A revogação da procuração pode ser total, quando o outorgante cancela todos os poderes delegados, ou parcial, quando o outorgante decide cancelar apenas parte dos poderes. No caso de revogação parcial, devem ser delimitados os poderes que serão revogados.
Quais são os tipos de procuração que existe?
Este documento pode mediar a concessão de poderes entre indivíduos e pessoas jurídicas ou sociedades, principalmente em situações relacionadas a atos jurídicos. Segundo o Código Civil brasileiro, existem dois tipos principais de procurações: a procuração pública e a particular.
O que o advogado pode fazer com uma procuração?
Ou seja, ele pode ajuizar o processo, peticionar, elaborar defesas, recursos, fazer audiências, examinar e retirar o processo do fórum para vistas, obter cópias, visualizar processos que estão em segredo de justiça, dentre outros atos relativos ao andamento do processo.
Precisa de advogado para fazer uma procuração?
Em alguns casos a lei exige que o procurador seja advogado, mas na maioria dos atos da vida cotidiana, basta ser civilmente capaz. Pode ser estabelecido um prazo de validade para o mandato, tanto por exigência de quem outorga a procuração quanto pela finalidade a que se destina.
O que acontece com a procuração quando o outorgado morre?
1) A morte do outorgante extingue automaticamente o mandato, nos termos do art. 682 , II , do Código Civil .
Como fazer uma procuração estando no exterior?
Note que, para ser válido no Brasil, qualquer documento emitido no exterior deve ser apostilado por autoridade competente do país de emissão, traduzido no Brasil por tradutor juramentado (se não estiver escrito em português) e registrado num Cartório de Registro de Títulos e Documentos.
É necessário reconhecimento de firma em procuração?
Verifica-se assim, que na legislação específica, não há nenhuma obrigatoriedade de que a procuração conferida à advogado possua firma reconhecida.
O que devo saber antes de assinar uma procuração?
Outra dica importante: qualifique as pessoas do procurador e outorgante: nome, nacionalidade, estado civil, identidade, CPF, endereço e todos os demais dados capazes de identificar um e outro. Não é raro vermos casos onde pessoas outorgam (passam) procuração com poderes amplos, gerais e irrestritos.
Qual é a responsabilidade de um procurador?
MANDATÁRIO (PROCURADOR) O mandatário é obrigado a aplicar toda sua diligência habitual na execução do mandato, e a indenizar qualquer prejuízo causado por culpa sua ou daquele a quem substabelecer, sem autorização, poderes que devia exercer pessoalmente.
Qual o documento necessário para fazer uma procuração?
- RG e CPF originais;
- Indicação da profissão, endereço e estado civil;
- Se o outorgante for menor de 16 anos de idade, seus pais ou representantes legais (com RG e CPF originais) devem comparecer ao cartório para fazer a procuração (não é necessária a presença do menor);
Quando a procuração é nula?
O negócio jurídico deve ser declarado nulo quando praticado através de procuração ineficaz, haja vista a incapacidade do outorgante e ausência de poderes especiais e expressos para alienar bens, assim como de ratificação posterior, nos termos dos artigos 654 , 661 , § 2º e 662 do Código Civil .
Como tirar a procuração de uma pessoa?
Como solicitar
Para revogar uma procuração, o interessado (outorgante) deve comparecer ao cartório, apresentar RG e CPF originais e solicitar o ato. A procuração pública pode ser revogada em qualquer cartório de notas, independentemente de onde ela tenha sido feita.
O que colocar na procuração de plenos poderes?
(inserir número), residente e domiciliado a (rua, número, bairro, cidade, Estado e CEP), (telefone) e (e-mail); OUTORGADO: (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador(a) do CPF/MF nº. (inserir número), documento de identidade nº.
Qual melhor ácido para verrugas?
O que é aprender a morrer?