Quais são as fases que a lei 9.784 99 dispõe como fases dos processos administrativos?

Perguntado por: Alexandre Matias Nogueira Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

O rito (ou procedimento) do processo administrativo regulado pela Lei9.784/99 tem, normalmente, no mínimo quatro fases: instauração (art. 5º, da Lei9.784/99), instrução (art. 26, da Lei9.784/99), alegações finais (art. 44, da Lei9.784/99) e decisão (arts.

Quais as fases do processo administrativos?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

Quais são os tipos de processo administrativo?

Há seis espécies de processo administrativo: expediente, gestão, outorga, restritivo de direitos, sancionatório e de controle. Os processos de expediente são extremamente simples e são inerentes à rotina burocrática da administração.

Quais são os critérios do processo administrativo expressos na lei n 9.784 de 1999?

Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

Qual a fase inicial do processo administrativo?

De forma geral, as etapas do processo administrativo são 5: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento. Para facilitar o entendimento, explicamos cada uma delas a seguir: Instauração: é a fase inicial, deve ser por escrito.

Lei 9.784-99: Processo Administrativo Federal - Prof. Thállius Moraes

40 questões relacionadas encontradas

Como instaurar processo administrativo?

O Processo Administrativo Disciplinar — PAD é dividido em três fases:
  1. instauração: publicação do ato que cria a comissão do processo;
  2. inquérito: fase realizada pela comissão, que inclui instrução, defesa e relatório;
  3. julgamento: pela autoridade competente.

Qual a função que inicia o processo administrativo?

Primeira função – Planejamento

Como não poderia deixar de ser, o Planejamento é a base do Processo Administrativo, e as demais funções deverão segui-lo.

Quais são os princípios do processo administrativo?

Os princípios norteadores do processo administrativo se encontram na Lei Federal 9.784/99, conforme o art. 2º, quais sejam: legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa e contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

Qual a importância da Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999 Lei do processo administrativo LPA )?

A Lei nº 9.784/99 tem o propósito de fazer com que os procedimentos internos da Administração Pública sejam padronizados, além de mostrar para a sociedade civil como que funciona a tomada de decisão dos órgãos que formam a Administração Pública.

O que é Administração Pública direta e indireta?

A Administração Pública é dividida em administração direta e indireta. A administração direta é composta pelos órgãos diretamente ligados aos entes da federação: União, estados, Distrito Federal e municípios. A administração indireta é feita por órgãos descentralizados e autônomos, mas sujeitos ao controle do Estado.

Quais são os tipos de processos que existem?

Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes:
  • Processo de conhecimento;
  • Processo cautelar;
  • Processo de execução.

Como são definidos os processos administrativos?

Processo administrativo é a sequência de atividades da Administração, interligadas entre si, que visa a alcançar determinado efeito final previsto em lei. Trata-se do modo como a Administração Pública toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria.

Quais as três principais características dentro do processo administrativo?

Ao menos três requisitos são necessários para a que exista um procedimento; cada um dos atos da cadeia deve ser autônomo; estes atos têm que ter conexão e deve haver uma causa que provoque a necessidade de sucessão destes atos até que atinja o ato final.

Como se faz um processo administrativo?

O processo administrativo pode ser instaurado mediante provocação do interessado, ou, ainda, por iniciativa da Administração Pública. A diferença aqui, em relação ao processo judicial, está no fato de que a própria Administração será responsável pela decisão acerca do processo.

Qual o tempo de um processo administrativo?

Processo administrativo: 360 dias é o prazo máximo para conclusão.

Qual a importância do processo administrativo para o Estado Democrático de Direito?

O processo administrativo e a democracia, estão intrinsecamente ligados,pois aquele, como instrumento à disposição da sociedade, deve garantir que o desempenho da Administração tenha por pilares os valores de justiça, liberdade e igualdade, intrínsecos a qualquer Estado Democrático, e erigidos na Constituição, no ...

Para que serve o processo administrativo disciplinar?

O processo administrativo disciplinar é um instrumento pelo qual a administração pública exerce seu poder-dever para apurar as infrações funcionais e aplicar penalidades aos seus agentes públicos e àqueles que possuem uma relação jurídica com a administração.

O que é e para que serve o Direito Administrativo?

O Direito Administrativo apresenta as regras e princípios a serem seguidos pelos órgãos, organizações e agentes públicos quando exercem a função administrativa. Essa função consiste em aplicar a legislação em busca dos objetivos do Estado, como promover a saúde, bem-estar e segurança das pessoas.

Quais são os princípios do processo administrativo tributário?

O art. 2º da lei 9784/99 afirma que: “A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.”

Quais os princípios que norteiam a Administração Pública?

Os 5 princípios da Gestão Pública brasileira são popularmente conhecidos como LIMPE, que é a sigla que reúne as iniciais de cada princípio: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

São princípios do processo administrativo disciplinar?

Também se aplicam em todo o processo administrativo disciplinar os cinco princípios jurídicos reitores da Administração Pública, de sede constitucional: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quais são as quatro funções do processo administrativo?

São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção. Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecendo de forma antecipada os objetivos da empresa e como seguirá esses caminhos.

Quais são as 5 funções administrativas?

As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Quem pode dar início ao processo administrativo?

Para fins de propositura de processo administrativo são capazes, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

Quando instaurar um processo administrativo?

  1. A instauração de qualquer procedimento disciplinar se dá, pontualmente, com a necessária publicação de ato instaurador. ...
  2. A instauração do processo disciplinar só existe e se aperfeiçoa com a publicação do ato que constituir a comissão.

Artigo anterior
O que faz um psicólogo na prefeitura?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora anistia?