Quais são as fases do processo falimentar?

Perguntado por: Alice Joana Machado Baptista Lima  |  Última atualização: 15. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)

A falência é dividida em 3 (três) fase: 1 – Declaratória: Da petição inicial até a sentença de declaração de falência; 2 – Realização do Ativo: levantamento dos bens do falido e pagamento dos credores; 3 – Encerramento: fase de prestação de contas da falência e habilitação do falido.

O que é a fase Pré-falimentar?

Esta fase anterior é chamada de fase pré-falimentar, na qual se instaura um processo judicial de conhecimento com objetivo de apurar se há causas para a decretação da quebra. Esta fase pré-falimentar termina com a sentença judicial que determina a falência.

Quais são as fases do processo de recuperação judicial?

Possui, de forma sintética, três fases: a postulatória, a deliberativa e a de execução.

O que é a fase deliberativa?

406) denomina-se de "fase deliberativa". Esta fase ocorre do despacho judicial até a aprovação do plano de recuperação judicial. Os credores deliberam sobre o plano de recuperação judicial.

Quais são os tipos mais comuns de procedimentos de falência?

Este que agora possui seus motivos elencados no Art. 73 da lei de falência e recuperação judicial de 2005 e que, inclusive, pode ser decretado de ofício pelo juiz. Em relação ao procedimento de falência ele pode ser divido nas fases pré-falimentar, fase falimentar e por fim a fase pós-falimentar.

RESUMÃO - FALÊNCIA | DIREITO EMPRESARIAL (ATUALIZADO 2022)

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 pressupostos da falência?

A falência é um instituto jurídico que visa solucionar situações de insolvência empresarial de maneira ordenada e equitativa. Para que o processo de falência seja instaurado, é necessário o preenchimento de três pressupostos: pressuposto material subjetivo, pressuposto material objetivo e pressuposto formal.

Como funciona o processo falimentar?

Este processo inicia quando não se consegue pagar as dívidas ou não houve acordo com os credores. Os próprios credores podem entrar com a ação de falência. O processo trata-se da liquidação dos ativos do devedor para pagar as dívidas pendentes, que se divide em três fases: pré-falimentar, falimentar e a pós-falimentar.

O que é a fase postulatória do processo?

A fase postulatória ocorre inicialmente por meio da petição inicial. Ato que dá início ao processo, e define os contornos subjetivo e objetivo da lide, dos quais o juiz não poderá desbordar. É por meio dela que será possível apurar os elementos identificadores da ação: as partes, o pedido e a causa de pedir.

Quando se inicia o Stay period?

6º, §4º, da lei 11.101/05, define que o prazo do Stay Period é de 180 (cento e oitenta) dias, contados do deferimento do processamento da recuperação, passível de prorrogação, em caráter excepcional, por igual período, uma única vez, e desde que o devedor não tenha concorrido para a superação do lapso temporal.

Quando se inicia a recuperação judicial?

De modo geral, a recuperação judicial se inicia com o peticionamento ao juízo especializado. Deferido o pedido pelo juiz, será necessário que os credores não apresentem objeção ou, em caso de objeções, que o plano de recuperação seja aprovado na Assembleia Geral de Credores.

O que é um crédito concursal?

Os créditos concursais são os créditos provenientes da atividade do empresário devedor enquanto esse ainda estava na condução de sua atividade empresarial.

Qual o prazo máximo para o processo de recuperação judicial?

nº 61 da Lei nº 11.101/2005 – que regula a Recuperação Judicial, a Extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária –, uma vez deferida, a recuperação deverá ser encerrada no prazo máximo de 2 (dois) anos. Na prática, porém, ela pode perdurar por mais tempo, dependendo de autorização judicial.

O que é o Stay period?

Trata-se de um mecanismo imprescindível para a proteção patrimonial da empresa em recuperação. No stay period, ou período de blindagem, são suspensas todas as ações e execuções em face da empresa e, consequentemente, os atos de constrição devem ser congelados.

O que é sentença falimentar?

Na sentença de falência, o juiz efetivamente irá decretar a falência. Esta possui natureza declaratória e constitutiva. Apesar de ser uma sentença, não se encerra o procedimento da falência e sim dá início a outra fase do mesmo processo de falência.

O que é o rateio final?

Compreende-se como “saldo em caixa”, os montantes existentes nas contas judiciais, descontados dos valores empenhados/em disputa, conforme abaixo: a. valores de rateios anteriores “em reserva”; b.

Quem recebe primeiro na massa falida?

Pela aplicação do art. 187 do CTN, deverão ser pagos primeiramente os tributos federais, depois os estaduais e por último os municipais. Havendo concorrência entre obrigações tributárias e atos válidos praticados na falência ou na recuperação judicial, deve ser respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei n.

O que acontece após o Stay period?

O que acontece depois que acaba o stay period

Bom, e depois que acabar esse período, o que acontece? Na prática, quando se encerra o stay period os credores podem ajuizar as ações ou executar os créditos já julgados. Ou seja, tudo volta ao seu andamento normal.

O que é período de blindagem?

Como o processo de blindagem envolve, praticamente, uma remontagem do veículo, esse trabalho dura cerca de 30 a 45 dias. Durante esse período, a maioria da peças do carro são retiradas, já que irão receber os materiais da blindagem.

O que é o credor quirografário?

O significado de credor quirografário

Um credor quirografário é um tipo de credor que possui um crédito não garantido por qualquer tipo de garantia real ou preferencial, como hipotecas, penhores ou garantias pessoais.

Quais as 04 fases do procedimento comum?

Quais são as fases do procedimento comum ordinário?
  • oferecimento da denúncia ou queixa. Recebimento ou rejeição pelo juiz;
  • citação do réu;
  • resposta à acusação;
  • absolvição sumária (art. 397, CPP);
  • audiência de instrução e julgamento.

O que vem depois da fase postulatória?

O procedimento comum é composto por quatro fases: postulatória, saneadora, instrutória e decisória. Há quem diga que são três fases, pois a saneadora está inserida dentro da instrutória, entretanto, para fins didáticos isso não surte nenhuma diferença.

O que é a fase probatória?

É a fase em que se realizam os atos processuais destinados à produção da prova, como a apresentação de documentos, a oitiva de testemunhas, a realização de perícias, etc. Pelo princípio da liberdade probatória quanto ao momento da prova, em regra, as provas podem ser produzidas a qualquer momento (LIMA, 2016).

Qual é o direito falimentar?

O que é Direito Falimentar? O Direito Falimentar é aplicado em situações onde o empresário não consegue mais arcar com suas obrigações empresariais, não restando outra solução senão a decretação de falência. Nesse ramo, existem algumas regras jurídicas para a execução concursal.

O que é necessário para decretar falência?

São três os requisitos exigidos para a decretação da falência, a saber: 1) devedor ser empresário; 2) ocorrência de uma das situações previstas no art. 94, da Lei 11. 101/05 (inadimplência maior que quarenta salários-mínimos; tiver a execução frustrada; atos de falência); e 3) “sentença declaratória”.

Quem faz o pedido de falência?

O próprio empresário, qualquer credor e os sócios da empresa são aqueles que possuem legitimidade para pedir falência. Existem também situações em que o espólio do empresário tem essa legitimidade. Isso acontece quando é empresário individual.

Artigo anterior
Quando o carro esta Fumaciando?
Artigo seguinte
Quanto custa exame de colinesterase?