Quais são as fases do desenho infantil?

Perguntado por: Juliana Reis Barros  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

Piaget (1973) divide o desenho infantil em seis fases: Garatuja Desordenada, Garatuja Ordenada, Pré-Esquematismo, Esquematismo, Realismo e Pseudonaturalismo.

Quais são as fases do desenho?

Conheça agora as fases do desenho infantil.
  • Rabiscos Desordenados. Essa fase se inicia com aproximadamente 2 anos de idade. ...
  • Rabiscos Ordenados. Essa fase se inicia com aproximadamente 3 anos de idade. ...
  • Realismo falhado. ...
  • Estágio Pré-Esquemático. ...
  • Fase do Realismo.

Como classificar o desenho infantil?

Os 4 estágios de Luquet
  1. 1- Realismo fortuito. Começa por volta dos 2 anos e põe fim ao período chamado rabisco. ...
  2. 2- Realismo fracassado. ...
  3. 3- Realismo intelectual. ...
  4. 4- Realismo visual. ...
  5. 1 – Estágio vegetativo motor. ...
  6. 2 – Estágio representativo. ...
  7. 3 – Estágio comunicativo. ...
  8. 1 – Garatuja.

O que é o desenho e quais as fases de sua evolução?

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.

Como se chama os primeiros desenhos da criança?

Garatuja é o nome que se dá aos primeiros rabiscos e desenhos da criança, que seguem pela primeira infância (até os 7 anos), inicialmente sobrepostos em muitas camadas.

Fases do DESENHO INFANTIL segundo PIAGET

28 questões relacionadas encontradas

O que é a garatuja?

O desenho da criança é precedido pela garatuja, que é a fase inicial do grafismo. As garatujas que as crianças pequenas desenham é a tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Nos primeiros anos de escolaridade é importante explorar esse tipo de produção.

Como é o desenho da criança de 3 anos?

Neste momento o bebê não controla os movimentos e não tenta representar nada. Mais tarde, por volta dos 3 anos de idade, começa a fase dos rabiscos ordenados. Embora a criança continue fazendo formas, a coordenação começa a melhorar pouco a pouco e ela começa a ter um pouco mais de firmeza para segurar o lápis.

Qual a história do desenho?

O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, porém obteve status de arte durante a Idade Média. O desenho possibilitou o estudo da figura humana. Desde o final do século XIX, os desenhos eram bastante utilizados em publicidade.

Quais são os tipos de desenhos?

Top 15 estilos de desenho e suas principais características
  1. Desenho de observação. Seu objetivo é reproduzir um modelo de forma idêntica a partir da sua observação direta. ...
  2. Desenho de memorização. ...
  3. Desenho realista. ...
  4. Desenho abstrato. ...
  5. Desenho a mão livre. ...
  6. Mangá ...
  7. Caricatura. ...
  8. HQ.

O que é o desenho para Piaget?

Para Piaget, a imagem não vem da percepção porque a criança desenha o que sabe. Em suas palavras: a criança desenha mais o que sabe do que realmente consegue ver. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos.

Como se dá a evolução do desenho infantil?

Detalhes da figura humana, noções de perspectiva e realismo visual são elementos da evolução do desenho. Essa perspectiva não admite o empobrecimento do desenho infantil, mas entende que a criança reconhece a forma de representar graficamente sua cultura e deseja aprendê-la.

O que avaliar em um desenho?

Estes critérios de avaliação são importantes para você ter como referência quando estiver desenhando.
  1. Enquadramento no papel - O tamanho do desenho em relação ao papel deve ser apropriado. ...
  2. Linha do Horizonte - Todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente.

Quais são a etapas do desenho segundo Piaget e Vygotsky?

Fases do Desenho segundo Vygotsky

Para Vygotsky, o desenvolvimento do desenho requer duas condições. A primeira é o domínio do ato motor, por isso, para o autor, inicialmente, o desenho é o registro do gesto e logo passa a ser o da imagem. Assim, a criança percebe que pode representar graficamente um objeto.

Qual é a fase pré esquemática?

A etapa pré esquemática é marcada pelas seguintes características: a criação da forma é consciente, indicando prioridades e modos da criança organizar suas relações com o ambiente; ... a criança necessita da compreensão e do interesse do adulto, fatores que dão apoio e favorecem as atividades.

Qual é a fase da garatuja?

  • GARATUJA - dividida em 03 etapas: * Garatuja desordenada (01 a 02 anos) - Riscos sem controle motor; - Mexe o corpo todo; ...
  • Garatuja ordenada (Por volta dos 02 anos): - Olha o que faz; - Controla o tamanho, forma e localização; - Fecha as figuras; ...
  • Garatuja nomeada (entre 02 e 03 anos):

O que é a fase pré esquemática?

Fase Pré-Esquemática

Começa a utilizar o desenho como expressão do próprio pensamento. Não desenha o que vê, mas o que tem maior valor emocional ou carga afectiva para ela. O desenho da figura humana é bastante completo e variado em suas formas. Não utiliza cores da realidade, mas as que mais gosta.

Quais são os tipos de desenhos que existem?

E, é nesse ponto que o desenho pode se classificar das seguintes formas: de memorização, de observação, criativo ou individual.

Como pode ser um desenho?

Um desenho pode ser representativo, abstrato ou simbólico, isto é, pode ser uma imagem fiel daquilo que representa, ou então, provocar sensações, perspectivas e formas do desenhista, ou até mesmo trabalhar para o governo, por exemplo, na sinalização urbana.

Como se chama o desenho de uma pessoa?

Sobre a profissão

O desenhista é um artista que produz representações gráficas de abstrações, objetos, pessoas, locais e situações, existentes ou não.

Onde o desenho foi criado?

Mesopotâmicos, Chineses e povos do continente Americano desenvolveram cada qual um sistema diferente de desenhar, com significados próprios e que caracterizaram cada população. Da mesma forma ocorreu na antiguidade clássica, quando gregos e romanos utilizaram o desenho para representar seus deuses.

Quando o homem começou a desenhar?

Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás. Já nesse período os homens viviam em grutas e cavernas e, em suas paredes, desenhavam cenas de suas vidas, de rituais religiosos, além de plantas, sementes, animais, flechas, astros e... mãos!

Qual a importância do desenho para a humanidade?

O desenho é um instrumento de comunicação que acompanha a humanidade desde sua existência, ele está inserido em um esquema de representação. É um meio em que o homem expressa seus sentimentos e é capaz de comunicar-se (JUNQUEIRA FILHO, 2005).

Quando a criança só rabisca?

Estágio do Rabisco

Geralmente dura dos dezoito meses aos três anos. Nesse momento seu filho só está fazendo movimentos gráficos divertidos, eles não tem o intuito de representar alguma coisa especifica e de explorar materiais diferentes.

Quando a criança está na garatuja?

A partir dos 2 anos – garatuja ordenada: a criança descobre a relação traço-gesto e se entusiasma. Passa a olhar o que faz, tentando controlar o tamanho, a forma e a localização no papel, variando as cores intencionalmente. Começa a fechar suas figuras de forma circular ou espiralada.

Qual o objetivo de riscos e rabiscos na educação infantil?

Os rabiscos fazem parte do desenvolvimento infantil, da motricidade fina, da escrita, da representação do mundo, da confiança em si e da formação da personalidade. Eles são uma tentativa da criança de representar o mundo. São importantes na exploração do traçado, da criatividade e da expressão emocional.

Artigo anterior
Qual o poder da cor preta?
Artigo seguinte
O que os filhos dos meus avós são meus?