Quais são as fases do ciclo de vida dos documentos?

Perguntado por: Lourenço Amorim  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

As 3 fases do ciclo de vida de um documento
  • 1ª idade. A fase corrente, ou 1ª idade, é o primeiro estágio da atividade. ...
  • 2ª idade. A segunda fase é a intermediária, ou 2ª idade, na qual os documentos continuam tendo valor primário, mas não são mais necessários frequentemente, e sim ocasionalmente. ...
  • 3ª idade.

Quais são as três fases do ciclo de vida do documento?

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Qual as fases idade de um documento?

A gestão de documentos conta com procedimentos bem definidos para todas as etapas do ciclo de vida dos documentos, que envolve as idades do arquivo, sendo elas: corrente, intermediária e permanente. A frequência de uso e seu valor são considerados na hora de definir em qual idade está o documento.

O que significa ciclo de vida de um documento?

O ciclo vital dos documentos é definido como uma “[...] sucessão de fases por que passam os documentos (corrente, inter- mediária, permanente), desde o momento em que são produzidos até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente)” (BRASIL, 2004a).

Quais são as fases de um arquivo?

Os documentos passam pelas etapas de elaboração, revisão, aprovação, treinamento e distribuição, registrando o responsável por cada uma destas etapas. Também conta com um controle de distribuição de documentos por versão, considerando permissões de acesso específicas e logs de atividades a cada documento.

Ciclo de vida dos documentos

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de arquivo?

Tipos de arquivo
  • Os arquivos podem ser divididos em:
  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.

Quais são as funções de um arquivo?

Objetivo do arquivo

No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.

O que seria o ciclo de vida de um arquivo dentro de uma tabela de temporalidade?

Ciclo de vida

Essa coluna avalia a fase do documento, considerando o trajeto que começa na produção e termina na destinação final.

Como é chamada essa fase da vida do documento?

A Arquivologia alcança diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.

O que é a teoria das três idades ou ciclo vital dos documentos?

Teoria das Três idades: Segundo esta teoria os arquivos (conjunto de documentos) passam por três estágios distintos de arquivamento, de acordo com o uso que se faz dos documentos: corrente, intermediário e permanente. ...

Quais as idades de um arquivo?

1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.

Quais são as idades da teoria das 3 idades?

Teoria das Três Idades
  • Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. ...
  • Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. ...
  • Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido.

Quais são as fases da gestão documental descritas por James Rhoads 1989 )?

James Rhoads (1989) divide a gestão de documentos em três fases, quais sejam, produção, utilização e destinação.

Como os documentos podem ser classificados?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais são as classificações dos arquivos?

Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.

O que é tabela de temporalidade de arquivos de documentos?

A tabela de temporalidade é um instrumento essencial à gestão de documentos, pois define os prazos de guarda e a destinação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados.

O que você entende por tabela de temporalidade de documentos?

Um deles é conhecido como tabela de temporalidade — um instrumento de gestão que define o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período.

Qual a validade dos documentos tabela de temporalidade?

Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art.

O que é um documento e qual sua função?

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.

Qual a importância de um arquivo?

a principal finalidade do arquivo é servir à administração, constituindo-se, consequentemente, em base de conhecimento da história. As funções básicas dos arquivos são a guarda e a preservação dos documentos, visando a sua utilização.

Quais são as características de um arquivo?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte.

Quais são os tipos de arquivo na administração?

Os tipos de arquivos e suas diferenças
  • Arquivo ativo. O arquivo ativo é aquele que é acessado com frequência, por isso, deve sempre estar em um local de fácil acesso e visibilidade. ...
  • Arquivo inativo. O Arquivo inativo é acessado esporadicamente, não é alimentado e não é usado para consulta com frequência. ...
  • Arquivo morto.

Quais são os tipos de arquivamento?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

O que é arquivo exemplos?

O que é arquivo

No caso das pessoas físicas, o conceito se torna um pouco mais básico. Ao ter uma parcela de seus documentos pessoais reunidos em um local (RG, CNH, certidões, entre outros), já pode-se dizer que, de certa forma, temos um exemplo de arquivo pessoal.

Quais são as fases de gestão?

Quais são as 5 fases do processo de gestão empresarial
  1. Pré-análise. Este primeiro passo tem como foco gerar um profundo conhecimento sobre o negócio, sobre sua proposta e sobre o mercado dentro do qual ele se insere. ...
  2. Planejamento. ...
  3. Execução. ...
  4. Checagem. ...
  5. Ação.

Artigo anterior
Como foi a Constituição de 1824?
Artigo seguinte
Porque Jesus disse que Ele é o caminho?