Quais são as fases da Toxicocinetica?
Perguntado por: Francisca Juliana Macedo | Última atualização: 21. März 2022Pontuação: 5/5 (17 avaliações)
A fase da toxicocinética é caracterizada como sendo a ação que o organismo realiza sobre a substância toxicante. Atua em 04 níveis distintos e consecutivos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
O que é fase Toxicocinética?
Fase Toxicocinética: corresponde ao período de “movimentação” do agente tóxico no organismo. Nesta fase destacam-se os processos de absorção, armazenamento, biotransformação e eliminação do agente tóxico ou de seus metabólitos pelo organismo.
Quais as 4 fases de intoxicação?
Fases de intoxicação
Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
O que é Toxicocinética e com quais processos ela se relaciona?
É o estudo da relação entre a quantidade de um agente tóxico que atua sobre o organismo e a concentração do mesmo no plasma, relacionando os processos de: absorção, distribuição, eliminação (biotransformação e excreção) em função do tempo.
Quantos as fases da intoxicação podemos dizer que?
-Fases da intoxicação: O processo de intoxicação pode ser desdobrado, para fins didáticos, em quatro fases: -Fase de exposição: É a fase em que a superfície externa ou interna do organismo entra em contato com o toxicante.
Aula 04 Toxicologia Etapas da intoxicacão Toxicocinética
Quais são os tipos de intoxicação?
- > Intoxicações.
- > Intoxicação por cogumelos.
- > Intoxicação por medicamentos.
- > Intoxicação por cáusticos.
- > Intoxicação por inalação de gases e substâncias voláteis.
- > Intoxicação por venenos de animais.
- > Intoxicação por metais pesados.
- > Intoxicação por arsénico e cianeto.
Quais os tipos de intoxicação exógena?
Intoxicações Exógenas
Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.
O que é toxicodinâmica explique detalhadamente?
Toxicodinâmica é o estudo dos mecanismos de ação dos toxicantes nos organismos vivos, isto é, sua toxicidade. A toxicodinâmica descreve a interação dinâmica de um toxicante com as moléculas alvos e as consequências biológicas dessa interação.
O que é DL50 e CL50?
A DL50 (e CL50) é a prova mais comum de toxicidade aguda. Os estudos de toxicidade aguda têm por objetivo caracterizar a relação dose/resposta que conduz ao cálculo da DL50.
Quais as cinco principais vias de acesso de uma substância no organismo *?
As substâncias químicas podem ingressar no organismo por três vias principais: digestiva, respiratória e cutânea. ... Uma forma muito utilizada para classificar as substâncias químicas segundo a toxicidade, está baseada na duração da exposição.
Qual a diferença entre Agudo local e agudo sistêmico?
Quanto à abrangência de atuação os efeitos dos agentes tóxicos são classificados em: Efeito local: ocorre no local onde houve o primeiro contato do agente tóxico no organismo; Efeito sistêmico: é necessária a distribuição até atingir o órgão-alvo, diferente do local de penetração.
Qual a diferença de intoxicação aguda e crônica?
INTOXICAÇÃO SUBAGUDA: Os sintomas são vagos e subjetivos e podem surgir após horas ou dias após a exposição. INTOXICAÇÃO CRÔNICA: Surgimento tardio, após meses ou anos de exposição, acarretando danos muitas vezes irreversíveis. Os sintomas são subjetivos, o diagnóstico e nexo causal são difíceis de serem estabelecidos.
O que é intoxicação endógena e exógenas?
Como a intoxicação é um processo patológico causado por substâncias endógenas ou exógenas, caracterizado por desequilíbrio fisiológico, é importante entender o conceito de intoxicação exógena para diferenciá-la da intoxicação endógena, que ocorre por meio de substâncias produzidas no próprio organismo, seja pelas ...
Quais os efeitos do chumbo no corpo humano?
Como o chumbo não é absorvido pelo organismo, a exposição contínua eleva os níveis de acumulação e potencializa o risco das lesões. Os sintomas clássicos são irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração.
O que é intoxicação endógena?
Intoxicação endógena: é causada pelo acúmulo de substâncias maléficas que o próprio organismo produz, como a ureia, mas que costumam ser eliminadas através da ação do fígado e filtragem pelos rins, e podem ser acumuladas quando estes órgãos apresentam uma insuficiência.
Quais os sintomas de intoxicação por inalação?
- Respiração rápida.
- Tosse.
- Frequentemente os olhos da vítima aparecerão irritados.
- Obs.: estes são os sintomas gerais, podem variar de acordo com o veneno inalado.
O que é a Toxicodinamica?
A toxicodinâmica é o estudo do mecanismo de ação toxicológica sobre as funções bioquímicas e fisiológicas dos seres vivos. O agente tóxico pode agir de uma forma geral sobre o organismo todo, em um determinado tecido, sobre um órgão específico, ou isoladamente em uma célula ou uma molécula.
O que é DL50 e qual a finalidade desse teste?
Em toxicologia, dose letal mediana (DL50 ou LD50, do inglês lethal dose) é a dose necessária de uma dada substância ou tipo de radiação para matar 50% de uma população em teste (normalmente medida em miligramas de substância por quilograma de massa corporal dos indivíduos testados).
Como calcular o DL50?
Na prática, o índice terapêutico é calculado a partir da razão entre a dose letal da droga para 50% da população (DL50), pela dose mínima efetiva em 50% da população (DE50).
O que são os xenobióticos?
Xenobiótico é o termo usado para designar substâncias químicas estranhas ao organismo humano. Podem ou não ter efeito nocivo à saúde, sendo que tal efeito possui relação com diversos fatores, como por exemplo a quantidade e o tem- po de exposição do indivíduo a alguma(s) dessa(s) substância(s).
O que é o coeficiente de partição sangue ar?
Quanto menor é o coeficiente de partição sangue/ar do agente anestésico, mais rápida é a indução e recuperação da anestesia. Assim, a baixa solubilidade no sangue e nos tecidos de agentes anestésicos como o isoflurano, o sevoflurano e o desflurano permitem obter um rápido aparecimento do efeito anestésico.
Como é causada a intoxicação exógena?
Pois então, a intoxicação exógena é causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Em Guarapari, não há registro de óbitos, mas a maiorias das intoxicações registradas são causadas por medicamentos.
O que são intoxicações exógenas agudas?
Intoxicação exógena é a manifestação, através de sinais e sintomas, dos efeitos nocivos produzidos em um organismo vivo como resultado da sua interação com alguma substância química, que pode ser encontrada no ambiente (água, alimentos, plantas, animais peçonhentos) ou isoladas (pesticidas, medicamentos, produtos de ...
Qual é a diferença entre intoxicação e envenenamento?
Mas então, qual a diferença entre intoxicação e envenenamento? A intoxicação se dá quando os efeitos de uma determinada substância dentro do organismo são mais leves, já no envenenamento, os efeitos são mais agudos, ou seja, o corpo fica mais debilitado, porque os efeitos são mais fortes.
Como diagnosticar uma intoxicação?
O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar. Na maioria das intoxicações, o tratamento é de suporte; antídotos específicos são necessários para alguns.
Quem não registra imóvel não é dono?
Qual a importância da meta 1 do PNE?