Quais são as fases da relação patógeno-hospedeiro?

Perguntado por: Verónica Juliana de Ramos  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)

O ciclo das relações patógeno-hospedeiro
Esses eventos podem ser agrupados em cinco processos básicos, que são em ordem cronológica de acontecimento: sobrevivência, disseminação, infecção, colonização e reprodução.

O que é a relação patógeno-hospedeiro?

A interação patógeno-hospedeiro é descrita como a maneira em que os microorganismos ou vírus sustentam-se dentro de seus hospedeiros, em um nível molecular, celular, organismal e/ou populacional.

Quais são as três principais vias que os patógenos penetram em seus hospedeiros?

  • Vias de penetração.
  • aberturas naturais &
  • ferimentos.

Em que fases do ciclo das relações patógeno-hospedeiro atuam os princípios de exclusão erradicação imunização?

(1925) e Whetzel (1929) atuam no ciclo patógeno-hospedeiro. A exclusão interfere na fase de disseminação do patógeno. A erradicação interfere na fase de sobrevivência. A proteção interfere na fase de deposição do inóculo e pré-penetração.

Como o patógeno coloniza o hospedeiro?

A colonização é a etapa em que o patógeno consegue avançar no tecido vegetal e tornam-se visíveis os sintomas. ... A disseminação diz respeito a como os esporos são dispersos no ambiente e a sobrevivência refere-se ao que ocorre com o patógeno em condições climáticas adversas ou falta do hospedeiro.

Aula 03 - Ciclo das Relações Patógeno-Hospedeiro

45 questões relacionadas encontradas

Como as bactérias Fitopatogenicas penetram no hospedeiro?

Algumas bactérias fitopatogênicas infectam a planta hospedeira através de estômatos como por exemplo em Pseudomonas syringae pv.

Como o patógeno pode sobreviver no campo?

Os fitopatógenos podem sobreviver em sementes, resíduos culturas e solo. Quando nos resíduos culturais, estes agem como ponte par a sobrevivência dos patógenos e infecção de novas plantas. Contudo, alguns patógenos sobrevivem apenas em tecidos vegetais vivos denominados de organismos biotróficos.

Quais são os princípios gerais de controle?

Atualmente, os Princípios Gerais de Controle envolvem sete (07) Medidas que são executadas individualmente ou em conjunto com o objetivo de controlar as atividades do fitopatógeno de modo a evitar uma doença no vegetal.

Quais são os princípios dos métodos de controle de doenças e pragas?

  • Exclusão: “prevenir entrada patógeno em área livre do mesmo”
  • Erradicação: “eliminar patógeno impedindo estabelecimento”
  • Proteção: “impedir contato direto planta e patógeno ”
  • Imunização: “promover a resistência da planta”
  • Terapia: “recuperar a planta doente”

Quais são os princípios gerais de controle de doenças em plantas?

Três princípios são focados na planta hospedeira: proteção (impedir o contato do patógeno com a planta), imunização (resistência da planta) e terapia (recuperar as plantas doentes). E dois outros princípios de controle são direcionados ao ambiente: evasão (escapar, fugir da doença) e regulação (do ambiente).

Quais são as vias de penetração de bactérias?

Resumo: Penetração através de aberturas naturais; Estômatos ou estomas; Hidatódios; Nectários ou glândula nectarífera; Lenticelas; Penetração através de injúrias e feridas; Tricomas quebrados; Emergência de raízes laterais; Feridas; Estabelecimento de bactérias no interior da planta; Bactérias fitoptogênicas; Bactérias ...

Quais as principais vias de disseminação de doença de plantas?

A disseminação do patógeno pode ocorrer por meio de material propagativo infectado (estacas, mudas), tesoura de poda e água do solo. A colonização dos tecidos da planta se dá a partir de ferimentos causados pela poda, desbrota e outros tratos culturais.

Como os fungos penetram?

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele.

Quais são os tipos de hospedeiro?

Hospedeiro
  • Hospedeiro definitivo – que é o que apresenta o parasita em sua fase de maturidade ou na sua forma sexuada. ...
  • Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada.

O que é hospedeiro e um patógeno respectivamente?

Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.

Como a relação patógeno-hospedeiro influência sobre o processo infeccioso?

Ementa: Alguns patógenos são capazes de evadir da resposta imune do hospedeiro, neutralizar o sistema de defesa e induzir infecções crônicas. ... Apesar dessa evasão o sistema imune continua reagindo frente a essas infecções na tentativa de eliminar o patógeno.

Quais são os métodos de controle de doenças?

Métodos de controle com base nos princípios de exclusão, erradicação, proteção, imunização e quimioterapia. Controle biológico e manejo integrado. Diagnose e controle de doenças bacterianas, fúngicas e viróticas. Diagnose e controle de fitonematóides.

Quais os métodos de controle de doenças?

Como funciona o Manejo Integrado de Doenças

Os pilares podem ser definidos em cinco métodos de manejo: o biológico, o químico, o genético, o cultural e o físico.

O que é controle cultural de doenças de plantas?

O controle cultural consiste no uso de boas práticas agrícolas, manipulando as condições de pré-plantio e do desenvolvimento da planta, buscando favorecer o crescimento e desenvolvimento da cultura, em relação ao patógeno e a praga agrícola (Marvulli et al., 2019; Peruch et al., 2018).

Quais são as medidas de controle baseadas na erradicação?

16. 3 – Medidas de Controle Baseadas na Erradicação Medidas de Erradicação: Restrito: eliminação de plantas ou partes doentes, eliminação de hospedeiros selvagens, eliminação de restos culturais, rouging de plantas doentes, desinfestação química e física do solo, tratamen- to de sementes, rotação de culturas, etc.

Quais são os fungicidas protetores?

Dentre os fungicidas protetores com maior importância no manejo de doenças da soja, podemos destacar o Mancozebe, o Oxicloreto de Cobre e o Clorotalonil. Navarini explica que esses três fungicidas apresentam ação multissítio.

Quais os mecanismos básicos do antagonismo?

BLAKEMAN & BRODIE (1976) e WELLER (1988), citados por ROBBS (1991) relatam como mecanismos básicos de antagonismo de bactérias o parasitismo direto ou predação, a antibiose, a competição por nutrientes e por sítios e pelo estímulo da resistência do hospedeiro.

Por que os patógenos atacam as plantas?

Como os patógenos atacam as plantas. Graças ao processo evolutivo, os patógenos conseguem utilizar as substâncias produzidas no interior das células vegetais das plantas para sobreviver. ... Para isso, os patógenos empregam uma ampla gama de substâncias como enzimas, toxinas, hormônios, polissacarídeos e moléculas efetoras ...

Quais os mecanismos de sobrevivência do inóculo?

O inóculo pode sobreviver em estruturas vegetativas e restos culturais do hospedeiro ou não. 4. As infecções podem ocorrer numa janela muito ampla ao longo do desenvovimento do fruto.

Quais são as estratégias de sobrevivência dos fitopatógenos?

Sobrevivência de fitopatógenos e plantio direto

A maior ameaça à sobrevivência da maioria dos fitopatógenos, no Brasil, é a inanição. Sementes e restos culturais infectados, além de atuarem como fonte de inóculo garantem a sobrevivência dos patógenos entre uma safra e outra associados ao hospedeiro.

Artigo anterior
Quem tem problemas no joelho pode andar de bicicleta?
Artigo seguinte
Como amolecer tinta acrílica seca?