Quais são as fases da irrigação por superfície?

Perguntado por: Santiago Joaquim Teixeira de Ramos  |  Última atualização: 19. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (28 avaliações)

Existem 3 tipos básicos de irrigação por superfície: sulcos, faixas e inundação. Cada um possui suas características próprias e recomendações específicas.

Quais são as fases da irrigação por sulcos?

Um processo típico de irrigação por superfície, com drenagem livre, pode ser caracterizado por quatro fases: avanço, reposição, depleção e recesso (Figura 1). A importância relativa de cada uma dessas fases na irrigação, depende do sistema utilizado.

Quais são os 3 métodos de irrigação?

Método de irrigação é uma forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação que podem ser empregados.

Qual é o processo de irrigação?

Na irrigação, a água utilizada nas plantas pode ser retirada de um rio, de poços ou de lagos artificiais — como reservatórios e represas — e é transportada por canais ou tubulações até o local onde estão as plantas. Em alguns casos, a água pode ser fornecida em excesso.

Quais os tipos de irrigação e suas características?

Principais tipos de irrigação
  • Irrigação localizada. É uma das técnicas mais utilizadas, principalmente nas áreas mais secas, onde a água é aplicada nas raízes das plantas, ocupando o seu redor para atingir maior profundidade. ...
  • Irrigação por aspersão. ...
  • Pivot central. ...
  • Fertirrigação. ...
  • Micro aspersão. ...
  • Irrigação de Superfície.

Irrigação por superfície

15 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de sistemas de irrigação por superfície?

Existem 3 tipos básicos de irrigação por superfície: sulcos, faixas e inundação. Cada um possui suas características próprias e recomendações específicas.

Quais são os dois tipos de irrigação?

O método de irrigação por superfície pode ser desenvolvido em áreas com declividades de até 15%. Aspersão pode ser empregada em áreas de até 30%, enquanto gotejamento pode ser implementado em áreas com declives de até 60%.

O que é irrigação de superfície?

Irrigação superficial

Neste tipo a água é conduzida para o ponto de infiltração diretamente pela superfície do solo. Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.

Quais os tipos de irrigação localizada?

Os dois principais sistemas de irrigação localizada são o gotejamento e a microaspersão. A água utilizada nesse tipo de irrigação requer um sistema de filtros para evitar entupimentos dos emissores.

O que é sistema de irrigação convencional e como ele se divide?

Sistemas irrigação convencional

Utiliza tubos em toda a área com a troca de aspersores de forma manual. Ou seja, após a primeira rega, o produtor deve entrar na área molhada, retirar o aspersor e colocá-lo na próxima área a ser irrigada.

Qual é o objetivo de irrigação?

A irrigação tem por objetivo suprir as necessidades de água das culturas, para que possam crescer, desenvolver-se e produzir adequadamente. Constitui-se em uma atividade imprescindível para qualquer tipo de exploração agrícola rentável, em quase todas as regiões da terra.

Qual é o melhor tipo de irrigação?

Assim, podemos definir o tipo de irrigação mais facilmente por solo: Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.

Como funciona a irrigação na agricultura?

Agricultura irrigada é a prática de aplicar água diretamente na raiz das plantas, ou seja, empregar a irrigação, com o objetivo de melhorar a aplicação de água e fertilizantes, mantendo baixo consumo energético. A irrigação é a prática agrícola capaz de suprir a deficiência total ou parcial de água para as plantas.

Como funciona a irrigação por sulco?

A irrigação por sulcos consiste na aplicação da água através de sulcos situados ao lado das linhas de plantio, durante o tempo necessário para que se infiltre, umedecendo o perfil do solo. O avanço: inicia-se com a aplicação da água e termina quando atinge o final da parcela irrigada.

Quais as principais etapas de um projeto de irrigação?

Etapas básicas de um projeto de irrigação. O início de um projeto se dá com a visita à área a ser irrigada, onde ocorre o levantamento dos dados de solo, clima, cultura, água, planialtimétricos e outras informações relevantes. Essa etapa inclui um bate papo com o produtor rural ou responsável pela propriedade.

Quais as principais limitações da irrigação por superfície?

Limitações: - Inadequados para solos rasos ou com elevada capacidade de infiltração; - Os sistemas passam a integrar as áreas as quais foram implantadas; - Dificuldade de técnicos especializados para um dimensionamento e manejo adequados dos sistemas; - Geralmente, apresentam necessidade de sistematização do terreno.

Quais são os métodos de irrigação por aspersão?

O sistema de aspersão convencional é considerado o sistema básico de irrigação por aspersão, do qual derivaram todos os demais. É classificado em portátil, semiportátil e fixo, dependendo do grau de movimentação em campo.

Como é feita a irrigação por aspersão?

Irrigação por aspersão é um método de irrigação.

Nesse método, os aspersores vão trabalhar para expelir a água. É uma forma de simular a chuva nas áreas de lavoura. Sem dúvidas, é o mais clássico e popular da agricultura. Ao simular a chuva, a água é aplicada sobre a folhagem da cultura e o solo.

Como é a irrigação subterrânea?

Como o nome sugere, Irrigação por gotejamento Subterrânea (SDI) é a Irrigação por gotejamento (Rega gota-a-gota) sob o solo. Há duas formas de SDI: superficial e profunda. Enterrio superficial: refere-se ao enterrio do Tubo ou Fita Gotejadora alguns centímetros abaixo da superfície.

Qual a importância da irrigação por superfície?

A irrigação por superfície é indicada para solos com textura fina a média, ou seja, terrenos argilo-arenosos, cuja declividade seja pequena e com uniformidade. Indica-se, por exemplo, o uso do sistema de irrigação por superfície do tipo inundação em plantações de arroz, já que os resultados são positivos.

Quais as desvantagens da irrigação por superfície?

Quais as desvantagens da irrigação por superfície?
  • Baixa eficiência (se comparada aos métodos de irrigação mais convencionais. ...
  • Menor controle da lâmina da água e da quantidade da mesma na área;
  • Pode levar à acidez do solo;
  • Pode levar também à salinização do solo, com o uso de altos volumes de água e vazão;

Quais os principais cultivos que utilizam o sistema de irrigação por sulco?

Resumo: A soja e o milho são as principais culturas produtoras de grãos utilizadas na diversificação do sistema de produção nas várzeas do Rio Grande do Sul, em rotação com o arroz irrigado.

O que é sistema de irrigação localizada?

Irrigação localizada - processo de aplicação de água em alta freqüência e baixo volume, sobre ou abaixo da superfície do solo, mantendo com alto grau de umidade um pequeno volume de solo que contém o sistema radicular das plantas.

Quais as principais vantagens da irrigação localizada?

Vantagens da irrigação localizada na prática
  • Maior eficiência de água e adubação;
  • Maior produtividade;
  • Maior eficiência de controle fitossanitário;
  • Economia com mão de obra;
  • Distribuição mais uniforme de água e de produtos químicos;
  • Apresentação de poucas perdas por percolação, evaporação e deriva.

Quais são os impactos causados pela irrigação?

Quando a irrigação não é realizada de maneira correta todos os métodos de irrigação têm o potencial de gerar impactos no meio ambiente, como: risco de degradação do solo, modificações químicas e físicas de corpos da água, contaminação por agroquímicos, etc.

Artigo anterior
O que são fontes históricas escritas e não escritas?
Artigo seguinte
O que significa bateria de 7000 mAh?