Quais são as fases da doença aguda?

Perguntado por: Xavier Gustavo Leal Maia  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

Fase aguda: é a fase da doença que surge após a infecção onde os sintomas clínicos são mais nítidos (febre alta, parasitemia elevada, etc.). É um período de definição: o paciente se cura, passa para a fase crônica ou morre.

Quais os tipos de doenças agudas?

Doenças Agudas e Imunopreviníveis
  • INFLUENZA. A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. ...
  • MENINGITES. ...
  • PARALISIA FLÁCIDA AGUDA - PFA/POLIOMIELITE. ...
  • RUBÉOLA. ...
  • SARAMPO. ...
  • TÉTANO ACIDENTAL.

O que é fase aguda e fase crônica das doenças?

Doença aguda é caracterizada por inicio súbito de evolução rápida e curta duração, já doença crônica apresenta uma progressão lenta e duração prolongada. Um exemplo de doença aguda são as amigdalites, e de doença crônica a hipertensão arterial.

O que é fase aguda subaguda e crônica?

A fase aguda dura aproximadamente sete dias, podendo variar de três a dez dias, já a fase subaguda pode haver ausência da febre e persistência ou agravamento da artralgia. Para ser classificada como fase crônica, é preciso que os sintomas persistam por mais de três meses, após o início da doença.

O que é uma doença aguda?

226) afirmam que "doença aguda" produz sintomas e sinais pouco depois da exposição à causa, de curso rápido, a partir da qual há normalmente total recuperação ou um fim abrupto em morte; com referência à "doença crônica", esta produz sintomas e sinais num período variável de tempo, de curso prolongado, havendo apenas ...

O que devo Saber? Doença Aguda VS Doença Crônica - Video Aula.

19 questões relacionadas encontradas

O que significa agudo na medicina?

[ Medicina ] Que atingiu o seu grau mais elevado (ex.: fase aguda da doença). 10. [ Geometria ] Diz-se do ângulo menor de 90 graus.

O que é a fase subaguda?

Fases da doença

Alguns pacientes evoluem com persistência das dores articulares após a fase aguda, caracterizando o início da fase subaguda, com duração de até três meses. Quando a duração dos sintomas persiste além dos três meses atinge a fase crônica.

O que é uma dor aguda e crônica?

As principais diferença entre dor crônica e aguda estão no tempo de duração e na origem/causa. Enquanto a dor aguda pode ser causada por um choque ou corte, desaparecendo quando o corpo se recuperar, a dor crônica, por ser indício de uma doença mais grave, podendo perdurar por anos e até mesmo não ser curada.

O que é uma doença subaguda?

Define-se como sub-aguda um estágio um pouco mais avançado da doença, quando a infecção se desenvolve por cerca de um ou dois meses, devido à falta de tratamento adequado. Nos casos em que a infecção persiste por mais de dois meses ou até anos, é caracterizado como osteomielite crônica.

O que é considerado doença crônica?

Doenças crônicas são aquelas que duram mais de um ano e precisam de cuidados médicos praticamente constantes. Câncer, diabetes e problemas cardiovasculares estão na lista que reúne as principais causas de morte no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quanto tempo dura uma dor aguda?

A dor aguda é uma reação rápida do organismo, aquilo que você sente logo após uma queda ou um corte, por exemplo. Assim, a dor tem um tempo determinado, podendo ser momentânea, ou mesmo se estender a até três meses de duração. Neste caso, não há continuidade ou regularidade.

Quais são os tipos de doença?

  • Doenças Bacterianas. Existem diversas doenças bacterianas, algumas brandas e outras mais graves,... ...
  • Doenças genéticas. As doenças genéticas estão relacionadas com alterações na sequência de... ...
  • Doenças Psicológicas. ...
  • Doenças sexualmente transmissíveis. ...
  • Micoses. ...
  • Protozooses. ...
  • Verminoses. ...
  • Viroses.

Quais os tipos de doenças degenerativas?

As doenças degenerativas são classificadas como: Doenças degenerativas do sistema nervoso ou doenças generativas do sistema muscular e as principais são:
  • Alzheimer. A doença ou mau de Alzheimer afeta o cérebro e causa a morte de neurônios. ...
  • Parkinson. ...
  • Esclerose Múltipla. ...
  • Osteoporose: ...
  • Osteoporose: ...
  • Distrofia Muscular.

Quais os sintomas da tireoidite subaguda?

A tireoidite subaguda é uma inflamação aguda da tireoide provavelmente causada por um vírus. Os sintomas incluem febre e dor na tireoide. É comum o hipertireoidismo inicial, às vezes seguido por um período transitório de hipotireoidismo. O diagnóstico é clínico e por exames de função tireoidiana.

O que causa a tireoidite aguda?

Em geral, a tireoidite aguda ou supurativa tem origem bacteriana. Os principais agentes etiológicos dessa tireoidite estão citados no Quadro 24.1. Histologicamente, há um infiltrado de leucócitos polimorfonucleares e linfócitos, que pode estar associado à franca necrose tireoidiana e à formação de abscesso (Fig. 24.2).

Quanto tempo dura uma tireoidite?

Geralmente, a tireoidite desaparece sozinha em alguns meses; mas algumas vezes ela se torna reincidente ou, mais raramente, danifica o suficiente a tireoide e pode provocar um hipotireoidismo permanente. A aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem aliviar a dor e a inflamação.

O que é a dor aguda?

A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. É mais um sintoma de que o corpo está sendo ferido de alguma forma. Essa dor geralmente desaparece com a cicatrização do ferimento.

O que pode ser uma dor aguda?

Dor aguda é a sensação que você sente assim que sofre uma lesão. Por exemplo, se você quebrar um osso, cortar o dedo ou cair da escada, sentirá uma dor aguda. Ela aparece como um sinal que o corpo acabou de sofrer um trauma físico.

Quais os tipos de dores crônicas?

Existem três tipos de dores crônicas principais: dor nociceptiva ou somática, neuropática e dor mista ou inespecífica.

Qual a fase subaguda da chikungunya?

2) Subaguda:

O comprometimento articular costuma ser acompanhado por edema de intensidade variável. Podem estar presentes também astenia, recorrência do prurido generalizado e exantema maculopapular, além do surgimento de lesões purpúricas, vesiculares e bolhosas.

Quais as fases da dengue?

Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação.

Quantos dias dura a fase aguda da chikungunya?

A fase aguda ou febril da doença é caracterizada principalmente por febre de início súbito e surgimento de intensa poliartralgia, geralmente acompanhada de dores nas costas, cefaleia e fadiga, com duração média de sete dias.

O que é um paciente agudo?

Fase aguda: é a fase da doença que surge após a infecção onde os sintomas clínicos são mais nítidos (febre alta, parasitemia elevada, etc.). É um período de definição: o paciente se cura, passa para a fase crônica ou morre.

O que é um som grave e agudo?

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

O que è uma voz aguda?

A classificação básica da voz humana para o canto é feita em aguda, média e grave. A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

Artigo anterior
Como deve ser a responsabilidade dos sócios em uma sociedade em nome coletivo?
Artigo seguinte
Quais são os costumes do Islamismo?