Quais são as etapas que compreendem o desenvolvimento do material didático?

Perguntado por: Juliana Catarina Guerreiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

Dessa forma, vale lembrar que, para esta pesquisa, a concep- ção do ato de elaborar um material didático abrangerá as fases de planejamento, construção, produção e o seu uso, visto sob essas duas perspectivas: conteúdo di- dático e material didático enquanto objeto.

Como desenvolver um material didático?

Como elaborar material didático para EAD?
  1. Crie um conteúdo “funil” ...
  2. Aposte na linguagem objetiva. ...
  3. Intercale conteúdo com atividades. ...
  4. Mescle conteúdo autoral com materiais já existentes (sempre credite as fontes!) ...
  5. Preste atenção aos direitos autorais. ...
  6. Explore diferentes formatos.

Como funciona o processo de produção de material didático?

O processo de desenvolvimento de materiais para educação a distância envolve uma série de etapas, algumas imprescindíveis, que vão desde a construção do projeto de educação a distância, o projeto pedagógico do curso e o planejamento da infra-estrutura que suportará o processo educacional, passando pelo processo de ...

O que constitui o material didático?

É considerado material didático todo o material que tem por objetivo apoiar a atividade pedagógica, de modo que o seu conteúdo esteja relacionado à transmissão do conhecimento de forma sistematizada e de acordo com o planejamento pedagógico.

Quais são os tipos de materiais didáticos?

São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações em PowerPoint, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs.

Etapas do Desenvolvimento de Produtos

38 questões relacionadas encontradas

Quais são as funções que o material didático pode desempenhar no processo de ensino e aprendizagem?

O livro didático assume essencialmente três grandes funções: de informação, de estruturação e organização da aprendizagem e, finalmente, a função de guia do aluno no processo de apreensão do mundo exterior.

Qual é a tradicional função do material didático na educação?

O material didático são suporte que o professor utiliza para incrementar a sua aula, jamais poderá substituir o professor. Para os professores, o professor deve saber utilizá-lo, saber incorporá-lo em sua prática cotidiana, de acordo com as condições estruturais de sua escola e as necessidades de seus alunos.

Como os materiais didáticos podem ser considerados ferramentas importantes para incentivar e auxiliar o processo educacional?

O material didático é considerado como um elemento facilitador do processo ensino aprendizagem. ... Por meio dos materiais didáticos o professor poderá ilustrar a aula e motivar o interesse do aluno para o aprendizado por meio de representações concretas.

Como podemos classificar os recursos didáticos?

Os recursos didáticos, segundo a Classificação Brasileira dos Recursos Audiovisuais, são classificados em visuais (álbum seriado, cartazes, exposição, fotografias, flanelógrafo, gráficos, gravuras, mapas, modelos, mural, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências), auditivos (aparelho de som, discos, fitas ...

Quais são os materiais utilizados na educação infantil?

Os mais utilizados são rádio, TV, cartaz, livros, DVD, mural e quadro de giz, usados diariamente. Os recursos nunca utilizados são o data show, álbum seriado e flanelógrafo. Para o professor os recursos didáticos ajudam a ensinar de maneira diferenciada e são facilitadores da aprendizagem.

Quais são os materiais pedagógicos de apoio?

Conheça os dez materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos durante a formação:
  • Caixa de instrumentos musicais. ...
  • Célula tátil. ...
  • Jogo do território. ...
  • Lousa interativa. ...
  • Mancala acessível. ...
  • Mapa tátil. ...
  • Painel de adivinhação. ...
  • Jogo da pirâmide alimentar.

O que um bom material didático deve conter?

Um bom material didático pode oferecer um caderno à parte para complementar o conteúdo transmitido. Nele, incluem-se atividades, jogos, exercícios, entre outros tipos de mecanismos de interação. Ele deve ser adequado, também, para a utilização em conjunto com o restante dos materiais pedagógicos.

Quais são os recursos didáticos mais usados na educação?

A exemplo de recursos didáticos tem-se: Jogos didáticos, modelos didáticos, experimentos científicos, vídeos, filmes, músicas, cartazes e etc., apesar da variedade de recursos que podem ser utilizados na exposição dos conteúdos, percebe-se que alguns professores ainda tem suas aulas limitadas e restritas ao uso do ...

Qual a diferença entre recursos didáticos e materiais didáticos?

A diferença entre recursos didáticos e materiais didáticos também é estabelecida por esta autora. Os materiais didáticos são todos os materiais que podem ser manipulados e trabalhados de forma a permitir aos alunos obterem resultados finais relativamente à atividade que se está a tratar na sala de aula.

O que é produção de material pedagógico?

A Produção Didático-pedagógica é a elaboração intencional do professor PDE ao organizar um material didático, enquanto estratégia metodológica, que sirva aos propósitos de seu Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola.

Quais considerações são necessárias para a produção de materiais didáticos pedagógicos?

Os materiais didático-pedagógicos devem expressar os objetivos do curso, dar suporte aos conteúdos e visar o alcance dos resultados traçados. A linguagem utilizada nesses materiais deve ser adaptada ao público, bem como a apresentação gráfica, que deve ser atrativa e motivar o educando.

Como publicar material didático?

Você precisa de um número de ISBN para publicar um livro didático. O ISBN é um código de 13 dígitos usado para identificar seu livro. É por meio deles que as livrarias catalogam seus estoques. Sem o número do ISBN, você não conseguirá comercializar sua obra.

Como se faz um livro didático?

Conheça o processo realizado para a produção de um livro didático.
  1. 1 – Autor e editor. O livro pode surgir de duas formas: o autor escreve um livro e o leva à editora ou a editora encomenda um livro a um autor. ...
  2. 2 – Preparação do texto. ...
  3. 3 – Projeto Gráfico. ...
  4. 5 – Ilustrações. ...
  5. 6 – Pré-impressão. ...
  6. 7 – Impressão. ...
  7. 8 – Acabamento.

Como produzir material digital?

Nele, ensinaremos os 7 passos essenciais para desenvolver um infoproduto:
  1. Escolher o tema de trabalho.
  2. Pesquisar o mercado e o nicho de atuação.
  3. Desenhar a(s) persona(s)
  4. Definir o melhor formato para o produto digital.
  5. Criar o material.
  6. Investir em um bom marketing.
  7. Disponibilizar o conteúdo.

O que é um manual didático?

Segundo o autor, o manual didático constitui um gênero literário que se constrói historicamente e que possui marcas que permitem diferenciá-lo de outros instrumentos de comunicação verbal. Todo manual didático possui algumas chaves pedagógicas explícitas ou tácitas e define, direta ou indiretamente, um modelo didático.

Quais as principais classificações dos recursos de ensino?

Os meios de ensino-aprendizagem são classificados em recursos naturais, pedagógicos, tecnológicos, culturais ou da comunidade, etc. Mas também podem ser classificados em visuais, auditivos e audiovisuais.

O que são recursos didáticos na educação infantil?

Os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola.

O que é metodologia e recursos didáticos?

Os recursos didáticos possuem a finalidade de auxiliar no ensino-aprendizagem ao serem aplicados pelos atores do conhecimento, sendo possível proporcionar uma aula mais criativa, interativa, participativa, lúdica, atraente, e possibilitando uma fácil compreensão e que desempenha um maior interesse pelos conteúdos ...

Como os recursos didáticos pedagógicos podem auxiliar nas aulas?

Os recursos didáticos podem auxiliar e mediar o desenvolvimento de diferentes atividades em sala de aula. É necessário conhecer e selecionar o material a ser utilizado adequando ao conteúdo, ao público e aos objetivos a serem alcançados (BORGES, 2000).

Como as ferramentas digitais contribuem para o processo de aprendizagem?

Como as ferramentas digitais podem contribuir para o aprendizado? As ferramentas digitais ajudam os alunos a desenvolverem habilidades digitais práticas que podem ser aplicadas nas tarefas do cotidiano, dentro e fora da sala de aula, e permitem explorar o mundo através da comunicação e informação.

Artigo anterior
Quais são os principais segmentos de mercado?
Artigo seguinte
Quantos núcleos têm o Ryzen 5?