Quais são as etapas do processo de fabricação do detergente?

Perguntado por: Carolina Jesus  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

Em geral, o processo de fabricação dos detergentes consiste basicamente em duas etapas principais: manufatura do tensoativo seguida da preparação do detergente em pó em torre de secagem (CASTRO, 2009).

Quais são as etapas de produção do detergente?

  • Um dos processos de produção do detergente é a sulfonação de alcanos de cadeia longa;
  • Primeira etapa: Sulfonação para obter o detergente aniônico;
  • Segunda etapa: Reação de neutralização;
  • Outra forma de obtenção é a reação de alcenos e álcoois de cadeia longa;

Como é a fabricação do detergente?

Os sabões são produzidos a partir de óleos ou gorduras, e os detergentes são obtidos a partir de substâncias presentes em outras fontes naturais, como o petróleo; ... Os detergentes não interagem com nenhum cátion presente na água, mas os sabões interagem com íons como cálcio, magnésio e ferro II.

Qual o mecanismo de ação do detergente?

“Quando uma molécula do detergente é colocada em um meio aquoso onde existe gordura, parte dela fica presa nesse material, deixando a outra em contato com a água”, diz a química Maria Regina de Alcântara, da USP. Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água.

Como acontece a fabricação de sabão e de detergente?

A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.

Sabões e detergentes - Processos industriais parte 2

30 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal matéria-prima do detergente?

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

Qual a matéria-prima do sabão?

Os sabões de barra utilizam a gordura animal como matéria-prima, enquanto os sabonetes que usamos para a higiene pessoal são feitos com óleos vegetais no lugar da gordura. Observe na composição química do sabão que suas moléculas sempre possuem uma cadeia carbônica bem longa, que é apolar, e uma extremidade polar.

Qual foi a ação do detergente na mistura?

quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

Como atuam os sabões e detergentes no processo de limpeza?

Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais. ... Por outro lado, a gordura é apolar e, por isso, a água não dissolve as gorduras.

Como atua Os sabões no processo de limpeza?

Como ele limpa? Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. ... Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.

Qual é a fórmula do detergente?

Fórmula – receita para fazer o detergente liquido Premium:

Trietanolamina – 50 g (Alcalinizante) Lauril éter sulfato de sódio – 350 g (Detergência/espumante) Amida 60 – 50 g (Espessante) Soda liquida 50% – 180 g (Alcalinizante/corretor de pH)

Qual a fórmula química do detergente?

Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário.

Como é feito o detergente em pó?

Hoje, o detergente em pó, popularmente conhecido como sabão em pó, é composto basicamente por 12% de surfactantes (tensoativos), 12% de builders, 6% de ingredientes auxiliares e 70% de auxiliares de produção ou cargas.

Quais as Matérias-primas utilizadas para fabricar o detergente?

Fórmula – receita para fazer detergente lava louças:
  • Água – 8045 g.
  • Soda caustica liquida a 50% – 275 g.
  • Ácido sulfônico – 1200 g.
  • Trietanolamina – 100 g.
  • Amida 60 – 250 g.
  • Mistura de isotiazolinonas – 20 g.
  • Cloreto de sódio – 100 g.
  • Essência – 10 g.

Como é o processo de fabricação de sabão?

Os sabões são produzidos a partir dos óleos pelas reações de saponificação (figura 1) que é uma reação de neutralização. Essa reação do óleo com solução aquosa de álcali resulta na formação de glicerol e em uma mistura de sais alcalinos de ácidos graxos (sabões) (RIBEIRO e SERAVALLI, 2001).

Quais as etapas de produção do sabonete?

Sabonetes amigos da sua pele e da natureza
  • Extração de Óleo. O óleo é extraído pelo método descrito no processo de Extração de Óleo. ...
  • Quantificação. Escolha, cômputo e organização dos ingredientes nas proporções previamente definidas constantes na fórmula.
  • Saponificação. ...
  • Enchimento de Moldes. ...
  • Desmoldar.

O que acontece com a atuação de um sabão e um detergente frente a uma água ácida e a uma água dura?

As vantagens do detergente devem-se ao fato da forma de atuar em águas duras e águas ácidas. Os detergentes, nessas águas, não perdem sua ação tensoativa, enquanto que os sabões em pedra, nesses casos, reduzem sua eficácia até perderem seu poder de limpeza.

Qual é a diferença entre um sabão e um detergente?

O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.

Por que se coloca aditivos nos sabões e detergentes?

Para aumentar a eficiência da água na remoção de manchas e sujeiras de roupas, por exemplo, adiciona-se compostos denominados que diminuem a tensão superficial, favorecendo o seu espalhamento e promovendo um contato mais íntimo com a superfície a ser limpa.

O que acontece quando mistura óleo água e detergente?

A água é uma molécula polar, o óleo é uma molécula apolar e o detergente é constituído por uma porção polar e outra apolar. Portanto, quando misturamos água, óleo e detergente, vemos que a parte polar do detergente se mistura com a água, e que a parte apolar do detergente se mistura com o óleo.

O que o detergente faz quando adicionado na água óleo?

Com isso, concluímos que o detergente tem um tipo de óleo específico para quebrar outros tipos de óleo. Esse óleo do detergente tem ação de quebra ou dissolver determinadas moléculas de óleo .

O que acontece se misturar detergente com água?

Assim, quando esses dois produtos são misturados, ocorre a formação de cloroaminas, substâncias que, se inaladas, podem causar problemas de saúde que vão desde alergias até intoxicações e queimaduras.

Como foi feito o primeiro sabão?

Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso. Foi no século VII que os árabes descobriram o processo de saponificação misturando óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.

Quais são os componentes químicos presentes no detergente?

Elementos presentes no Detergente
  • Sulfonato de alquil benzeno linear 5-12%
  • Sabão 0-4%
  • Silicato de sódio 5-10%
  • Tripolifosfato de sódio 0-30%
  • Zeólita 0-35%
  • Perborato de sódio 10-25%
  • Carboximetilmecelulose 0,5-1,5%
  • Sulfato de sódio /carbonato de sódio.

Artigo anterior
O que posso plantar em vasos pequenos?
Artigo seguinte
Quais são as diferenças entre alterações cromossômicas estruturais e numéricas Cite exemplos?