Quais são as etapas de replicação viral?

Perguntado por: Gonçalo Cruz de Leite  |  Última atualização: 2. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

Como é realizada a replicação viral?

  • Adsorção.
  • Penetração.
  • Desnudamento.
  • Replicação.
  • Maturação.
  • Liberação.

Como ocorre o processo de reprodução dos vírus?

Reprodução viral

Uma vez dentro da célula, o ácido nucleico do vírus (DNA ou RNA) se duplica e comanda a síntese das proteínas virais. A reunião dos dois componentes – ácido nucleico e proteínas – origina novos vírus, que saem da célula onde se formaram e vão infectar novos hospedeiros.

Qual o nome dado a etapa da replicação viral que caracteriza a ligação do vírus a receptores da célula hospedeira?

Adsorção é a primeira etapa do processo de replicação viral. É nela que ocorre a ligação do vírus com a célula hospedeira.

Como é o ciclo de vida de um vírus?

No seu processo de reprodução, os vírus contam com dois tipos de ciclos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico. No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospedeira, e, ao contrário do outro ciclo, passa a dominar o metabolismo da mesma, destruindo-a por final.

Ciclo Replicativo Viral

44 questões relacionadas encontradas

O que é a replicação viral?

A replicação viral requer a síntese de pelo menos uma proteína viral (as vezes várias). Vírus simples dependem mais de proteínas do hospedeiro (economia genômica). Vírus complexos codificam várias proteínas, mas não todas as necessárias para a replicação.

Quais são as etapas do ciclo lisogênico?

No ciclo lisogênico, o vírus invade a bactéria ou a célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular.

Qual o ciclo de replicação dos vírus está ocorrendo na imagem lítico ou Lisogênico Justifique sua resposta?

Alternativa “d”. O ciclo lítico ocorre quando, ao final do processo de multiplicação viral, a célula rompe-se. No caso do ciclo lisogênico, a célula permanece preservada.

Quais proteínas virais estão envolvidas na replicação do DNA viral?

Eles estão também envolvidos em vários aspectos da síntese do DNA; por exemplo, genes beta do herpes codificam para uma variedade de proteínas incluindo:
  • DNA polimerase.
  • Proteínas de ligação a DNA.
  • Timidina cinase.
  • Ribonucleotídeo-redutase.

Como os vírus se replicam dentro das células hospedeiras?

Para um vírus se replicar, deve induzir uma célula hospedeira viva a sintetizar todos os componentes essenciais à produção de mais vírus. Ácido nucléico viral codifica poucos genes necessários à biossíntese de novos vírus. Célula hospedeira geralmente “fornece”: enzimas para a síntese protéica, ribossomos, tRNA e ATP.

Quais são as formas de transmissão do vírus?

Assim, pode haver transmissão da doença por meio de abraços, beijos ou mesmo carícias. O contato muito próximo com gotículas respiratórias (gotinhas que saem da nossa boca e nariz quando falamos, espirramos ou tossimos) de uma pessoa com a doença também pode ser um meio de transmissão.

O que são como se constituem e onde se reproduz o vírus?

Os vírus são organismos acelulares que são incapazes de se reproduzirem fora de uma célula. São, basicamente, formados por material genético e envoltos por uma capa proteica. Os vírus são organismos que não possuem células. Os vírus são organismos muito simples que se destacam pela ausência de células.

Qual é a função dos receptores virais?

Componentes moleculares específicos de células capazes de reconhecer e interagir com um vírus, os quais, após ligados à célula, são capazes de gerar sinais que iniciam uma cadeia de eventos desencadeando uma resposta biológica.

O que acontece na adsorção viral?

Adsorção: Nessa primeira etapa, o vírus liga-se à membrana da célula que ele parasitará. Essa ligação ocorre graças a receptores presentes nas células. Penetração: Após se ligar à célula, o vírus começa o processo de penetração, ou seja, ele começa a entrar na célula que será parasitada.

O que os vírus que se replicam no citoplasma necessitam?

Replicação citoplasmática. É necessária a tradução de uma RNA polimerase RNA dependente (RdRp), que transcreve usando RNA- ou RNA+ como molde. Esse tipo de genoma viral pode ser “infeccioso”, pois se for inoculado artificialmente no citoplasma de uma célula, e ligar a ribossomos dará origem a partículas virais.

O que significa ciclo lítico?

O ciclo lítico acontece quando o vírus assume o comando do funcionamento celular e passa a produzir as moléculas que ele precisa para gerar novos vírus. No caso da figura abaixo as moléculas são DNA e proteínas que são usadas para formar novos vírus. Após formados ocorre a liberação deles e a célula morre.

Como é que os vírus se alimentam?

Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica. Assim sendo, os vírus não são capazes de respirar e alimentar-se, por exemplo. Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de outra célula. Por essa razão, dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios.

Quantos tipos de vírus tem?

A partir dos estudos da virologia, nós conhecemos aproximadamente 200 vírus que podem causar doenças em seres humanos.

Qual a diferença entre o ciclo lítico e Lisogênico?

Diferenças entre o ciclo lisogênico e o ciclo lítico

A disseminação do rna viral no ciclo lítico é feita pela produção de milhares de vírus capazes de infectar outras células, enquanto que no ciclo lisogênico, essa disseminação é realizada pela reprodução normal da bactéria infectada.

O que é o período de incubação de um vírus?

Atualizado em 26/01/2024: Período de incubação é o intervalo entre a data do primeiro contato com o vírus até o início dos sintomas da doença. No caso do vírus causador da covid-19, o período de incubação varia de 1 a 14 dias.

O que é um envelope viral e qual sua função?

O envelope viral é a camada mais externa de diversos tipos de vírus. Ela protege o material genético durante o seu ciclo vital, enquanto está transitando entre células hospedeiras.

Como é chamado o vírus que atinge as bactérias?

Bacteriófago, ou fago, é o nome que se dá ao vírus capaz de infectar bactérias, e também destruí-las.

Qual o nome dado ao vírus que apresentam ciclo lisogênico?

Vírus que infectam bactérias. Os ciclos lítico e lisogênico.

Quais são as etapas do ciclo reprodutivo do vírus bacteriófago?

Há dois tipos de ciclo reprodutivo do vírus: o lítico e o lisogênico. Essas etapas equivalem ao período de infecção ou ciclo de vida do bacteriófago.

Artigo anterior
Quais os cuidados após implante dentário?
Artigo seguinte
Porque os turcos não tomam banho?