Quais são as etapas da gestão de documentos?

Perguntado por: Violeta Raquel Garcia Ferreira  |  Última atualização: 23. März 2022
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A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.

Quais as fases dos documentos?

Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente. Essas fases são definidas conforme fatores como frequência de consulta, nível de importância e vigência administrativa.

Quais são as fases da gestão de documentos e qual é o papel de cada uma?

Os documentos passam pelas etapas de elaboração, revisão, aprovação, treinamento e distribuição, registrando o responsável por cada uma destas etapas. Também conta com um controle de distribuição de documentos por versão, considerando permissões de acesso específicas e logs de atividades a cada documento.

Quais são os 04 instrumentos da gestão de documentos?

Instrumentos de gestão documental
  • Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade. ...
  • Editais e listagens de descarte de documentos. ...
  • Manual de tratamento de informações com restrição de acesso. ...
  • Manual de redação.

Como funciona a gestão de documentos?

Gestão de documentos é o nome dado ao conjunto de processos implementados por uma instituição com o objetivo de garantir a produção, o arquivamento e o uso adequado de seus registros mais importantes. ... Em termos práticos, a gestão documental é conduzida de acordo com a realidade de cada organização.

Videoaula - Fases da Gestão dos Documentos de Arquivo

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Como é realizada a gestão de documentos?

Como fazer uma boa gestão de documentos?
  1. 1- Reserve um local para a guarda de documentos físicos. ...
  2. 2- Tenha uma rotina de digitalização. ...
  3. 3- Considere a temporalidade. ...
  4. 4- Construa uma política de uso dos documentos. ...
  5. 5- Realize backups com regularidade. ...
  6. 6- Utilize a tecnologia a seu favor.

Como é realizada a gestão de documentos do seu setor?

Como fazer uma gestão de documentos eficiente
  1. Separe os documentos de acordo com o uso. ...
  2. Organize a guarda física dos documentos. ...
  3. Considere a temporalidade. ...
  4. Crie uma rotina de digitalização. ...
  5. Faça Backups. ...
  6. Tenha políticas claras de uso dos documentos. ...
  7. Tenha uma caixa de entrada.

O que é Instrumentos de gestão de documentos?

Os instrumentos de gestão de documentos são os sistemas e processos desenvolvidos e aplicados em todas as etapas envolvidas com a Gestão de Documentos (por exemplo a criação, classificação, uso e descarte). ... Padrões estabelecidos para estimular o aperfeiçoamento e a qualidade dos documentos.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Tipos de Documentos
  • Nota fiscal. Documento que oferece caráter legal a uma transação comercial. ...
  • Fatura. Documento que resume a nota fiscal, citando seus principais dados: data de emissão, valor e data do vencimento, além dos dados do comprador e do vendedor.
  • Duplicatas. ...
  • Recibo. ...
  • Vales. ...
  • Nota promissória. ...
  • Aval. ...
  • Fiança.

O que significa o instrumento documentação no plano de estudo?

2.b.

A documentação temática visa coletar elementos relevantes para o estudo em geral ou para a realização de um trabalho em particular, sempre dentro de determinada área.

Quais são as fases da gestão documental descritas por James Rhoads 1989 )?

James Rhoads (1989) divide a gestão de documentos em três fases, quais sejam, produção, utilização e destinação.

Quais são os três tipos de arquivos?

Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:

Existem classificações também que indicam a frequência de uso dos arquivos.

Quais as 3 fases do ciclo de vida dos documentos?

Assim, são apresen- tadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação).

Qual as fases idade de um documento?

O ciclo de vida dos documentos possui três idades.
  • Três idades do arquivo. ...
  • Corrente (1ª idade) ...
  • Intermediário (2ª idade) ...
  • Permanente (3ª idade) ...
  • Fases da gestão de documentos. ...
  • Tabela de temporalidade. ...
  • A destinação final dos documentos.

Como é feita a classificação de documentos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais os 10 tipos de documentos existentes?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?

Veja quais são os documentos que não podem faltar a todo negócio, desde licenças de funcionamento até documentos contábeis e fiscais.
  • Alvará ...
  • CNPJ. ...
  • Inscrição estadual e municipal. ...
  • Relação Anual de Informações Sociais. ...
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
  • Livros. ...
  • Guias.

Quais são os documentos de identificação?

Documentos aceitos para comprovação de identidade, sempre em vias originais:
  • RG.
  • CNH.
  • Passaporte.
  • Carteira de Trabalho.
  • Certificado de Dispensa de Incorporação ("Certificado de Reservista")

Quais são as atividades de gestão de documentos?

A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos. armazenamento dos documentos.

O que é preservação de documentos?

A conservação de documentos tem como finalidade preservar as informações, assegurar a integridade física dos suportes e a qualidade do acesso às informações.

O que é o Plano de Classificação de documentos de arquivo?

Plano de Classificação de Documentos

é o instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento de arquivo, indicando o código de classificação e relacionando todos os documentos de arquivo produzidos e recebidos por uma Instituição.

Como funciona o setor de documentos de uma empresa?

A organização de documentos de uma empresa deve ser feita de forma a dar o respaldo e segurança para as atividades da organização, podendo atender a fiscalização ou as necessidades dos setores. As normas e leis que exigem a guarda de documentos devem ser seguidas.

O que é gestão de documentos e qual a sua importância?

A Gestão de Documentos é o conjunto de processos que garante produção, arquivamento e uso adequado de arquivos e registros. Em outras palavras, gerenciar documentos é otimizar a busca por dados, de forma a torná-la mais fácil, organizada e segura.

O que é ciclo documental?

A Arquivologia alcança diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.

Quais são as três idades da vida?

Teoria das Três Idades
  • Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. ...
  • Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. ...
  • Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido.

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