Quais são as etapas da gestão de documentos?
Perguntado por: Violeta Raquel Garcia Ferreira | Última atualização: 23. März 2022Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)
A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.
Quais as fases dos documentos?
Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente. Essas fases são definidas conforme fatores como frequência de consulta, nível de importância e vigência administrativa.
Quais são as fases da gestão de documentos e qual é o papel de cada uma?
Os documentos passam pelas etapas de elaboração, revisão, aprovação, treinamento e distribuição, registrando o responsável por cada uma destas etapas. Também conta com um controle de distribuição de documentos por versão, considerando permissões de acesso específicas e logs de atividades a cada documento.
Quais são os 04 instrumentos da gestão de documentos?
- Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade. ...
- Editais e listagens de descarte de documentos. ...
- Manual de tratamento de informações com restrição de acesso. ...
- Manual de redação.
Como funciona a gestão de documentos?
Gestão de documentos é o nome dado ao conjunto de processos implementados por uma instituição com o objetivo de garantir a produção, o arquivamento e o uso adequado de seus registros mais importantes. ... Em termos práticos, a gestão documental é conduzida de acordo com a realidade de cada organização.
Videoaula - Fases da Gestão dos Documentos de Arquivo
Como é realizada a gestão de documentos?
- 1- Reserve um local para a guarda de documentos físicos. ...
- 2- Tenha uma rotina de digitalização. ...
- 3- Considere a temporalidade. ...
- 4- Construa uma política de uso dos documentos. ...
- 5- Realize backups com regularidade. ...
- 6- Utilize a tecnologia a seu favor.
Como é realizada a gestão de documentos do seu setor?
- Separe os documentos de acordo com o uso. ...
- Organize a guarda física dos documentos. ...
- Considere a temporalidade. ...
- Crie uma rotina de digitalização. ...
- Faça Backups. ...
- Tenha políticas claras de uso dos documentos. ...
- Tenha uma caixa de entrada.
O que é Instrumentos de gestão de documentos?
Os instrumentos de gestão de documentos são os sistemas e processos desenvolvidos e aplicados em todas as etapas envolvidas com a Gestão de Documentos (por exemplo a criação, classificação, uso e descarte). ... Padrões estabelecidos para estimular o aperfeiçoamento e a qualidade dos documentos.
Quais são os tipos de documentos que existem?
- Nota fiscal. Documento que oferece caráter legal a uma transação comercial. ...
- Fatura. Documento que resume a nota fiscal, citando seus principais dados: data de emissão, valor e data do vencimento, além dos dados do comprador e do vendedor.
- Duplicatas. ...
- Recibo. ...
- Vales. ...
- Nota promissória. ...
- Aval. ...
- Fiança.
O que significa o instrumento documentação no plano de estudo?
2.b.
A documentação temática visa coletar elementos relevantes para o estudo em geral ou para a realização de um trabalho em particular, sempre dentro de determinada área.
Quais são as fases da gestão documental descritas por James Rhoads 1989 )?
James Rhoads (1989) divide a gestão de documentos em três fases, quais sejam, produção, utilização e destinação.
Quais são os três tipos de arquivos?
Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:
Existem classificações também que indicam a frequência de uso dos arquivos.
Quais as 3 fases do ciclo de vida dos documentos?
Assim, são apresen- tadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação).
Qual as fases idade de um documento?
- Três idades do arquivo. ...
- Corrente (1ª idade) ...
- Intermediário (2ª idade) ...
- Permanente (3ª idade) ...
- Fases da gestão de documentos. ...
- Tabela de temporalidade. ...
- A destinação final dos documentos.
Como é feita a classificação de documentos?
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
Quais os 10 tipos de documentos existentes?
- Nota Fiscal. ...
- Faturas e guias. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Licenças de funcionamento. ...
- Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
- Registros contábeis e fiscais. ...
- Controle de ponto. ...
- Folhas de pagamento.
Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?
- Alvará ...
- CNPJ. ...
- Inscrição estadual e municipal. ...
- Relação Anual de Informações Sociais. ...
- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
- Livros. ...
- Guias.
Quais são os documentos de identificação?
- RG.
- CNH.
- Passaporte.
- Carteira de Trabalho.
- Certificado de Dispensa de Incorporação ("Certificado de Reservista")
Quais são as atividades de gestão de documentos?
A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos. armazenamento dos documentos.
O que é preservação de documentos?
A conservação de documentos tem como finalidade preservar as informações, assegurar a integridade física dos suportes e a qualidade do acesso às informações.
O que é o Plano de Classificação de documentos de arquivo?
Plano de Classificação de Documentos
é o instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento de arquivo, indicando o código de classificação e relacionando todos os documentos de arquivo produzidos e recebidos por uma Instituição.
Como funciona o setor de documentos de uma empresa?
A organização de documentos de uma empresa deve ser feita de forma a dar o respaldo e segurança para as atividades da organização, podendo atender a fiscalização ou as necessidades dos setores. As normas e leis que exigem a guarda de documentos devem ser seguidas.
O que é gestão de documentos e qual a sua importância?
A Gestão de Documentos é o conjunto de processos que garante produção, arquivamento e uso adequado de arquivos e registros. Em outras palavras, gerenciar documentos é otimizar a busca por dados, de forma a torná-la mais fácil, organizada e segura.
O que é ciclo documental?
A Arquivologia alcança diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.
Quais são as três idades da vida?
- Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. ...
- Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. ...
- Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido.
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