Quais são as etapas da ecdise?

Perguntado por: Jéssica Matilde Coelho de Figueiredo  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Podem-se distinguir quatro fases de muda: Pró-ecdise: fase anterior à muda, compreendendo toda a fase preparatória. Ecdise: rompimento e liberação do esqueleto antigo; é a muda propriamente dita. Pós-ecdise: fase logo após a muda, caracterizada pelo crescimento do animal e pelo gradual endurecimento do novo esqueleto.

Como ocorre o processo de ecdise?

A muda ou ecdise é um processo pelo qual o exoesqueleto desprende-se periodicamente, permitindo o crescimento do animal, seguido da produção de um novo exoesqueleto. ... Assim, periodicamente, esse exoesqueleto é eliminado para que o animal desenvolva-se por meio de um processo denominado de muda ou ecdise.

Como ocorre o processo de ecdise nos répteis?

Durante a ecdise as células da camada intermediária se replicam para formarem uma nova epiderme com três camadas. Uma vez este processo esteja completo, a linfa se difunde para a área entre as duas camadas e enzimas são liberadas para formarem uma zona de clivagem.

Quanto tempo demora a ecdise?

Este processo pode levar de cinco minutos com um ling, até várias horas com um animal adulto.

Como ocorre o processo dos crustáceos?

Os crustáceos são, em sua maioria, dioicos e realização fecundação interna e com desenvolvimento indireto que pode ser por metamorfose e anamorfose (desenvolvimento gradual), sendo as larvas geralmente livre natantes.

Fisiologia dos Insetos - Muda/Ecdise

25 questões relacionadas encontradas

Como funciona a reprodução dos crustáceos?

Reprodução dos crustáceos

A maioria dos crustáceos é de sexos separados, embora existam espécies hermafroditas, a fecundação é cruzada, envolvendo copulação.

Como funciona o sistema digestório dos crustáceos?

O sistema digestório é completo: começa na boca, segue pelo tubo digestório onde há uma espécie de estômago com enzimas digestivas que auxiliam na digestão (que ocorre fora das células). Os restos não aproveitados saem pelo ânus.

Qual é a função da hemolinfa?

Os tecidos são banhados pela hemolinfa que funciona como um sistema de transporte de nutrientes, resíduos, hormônios e, às vezes, gases.

Quantas vezes as cobras mudam de pele?

As serpentes realizam a troca de pele, chamada de ecdise, e durante esse processo, que ocorre de quatro a cinco vezes no ano, o animal não deve ser manipulado nem receber alimentação.

Como a aranha fica quando está trocando de pele?

No momento apropriado, os hormônios do aracnídeo “avisam” ao corpo dele para absorver uma parte da camada inferior da cutícula e começar a secretar material para formar o novo exoesqueleto. A aranha também secreta um fluido de troca entre o exoesqueleto antigo e o novo.

Como é feita a excreção dos répteis?

A excreção nos répteis é realizada graças à presença de um par de rins. Estes produzem a urina que é conduzida através dos ureteres até a cloaca ou até a bexiga urinária antes de ser eliminada pela cloaca.

Como a pele dos répteis possibilita a vida desses animais em um ambiente muito seco?

A pele dos répteis

Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres.

Quais as adaptações dos répteis para a vida terrestre?

Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.

Como ocorre a muda em artrópodes?

Como ocorre a muda ou ecdise? A muda é um processo que ocorre nos artrópodes e é controlada por dois hormônios: a ecdisona e o hormônio inibidor da muda. Enquanto a ecdisona é responsável por estimular a ocorrência do processo, o hormônio inibidor da muda interrompe-o.

Como ocorre o processo de crescimento dos artrópodes?

Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta. As carapaças deixadas por ocasião das mudas são as exúvias (do latim exuviae, "vestidos largados").

Porque a cigarra deixa a casca?

Após o acasalamento, a fêmea faz cortes na casca de um galho para depositar os seus ovos. Ela pode fazer isso repetidamente, até que ela colocou várias centenas de ovos. Quando os ovos eclodem, as ninfas recém-nascidas caem no chão.

Que época a cobra troca de pele?

Uma cobra-real (Ophiophagus hannah), por exemplo, troca de pele de 4 a 6 vezes por ano em um ciclo de duas semanas. No entanto, no primeiro ano, elas trocam de pele todos os meses. Durante o período de troca, a cobra bebe muita água para ajudar a separar a pele velha da nova que está embaixo.

O que acontece se a cobra não trocar de pele?

“No caso das cobras jovens, a ecdise é realizada com mais frequência. A troca é importante para renovação da epiderme destes animais, bem como para seu crescimento, pois a mesma não é elástica. Então, se não houvesse a ecdise não haveria crescimento”, aponta a médica veterinária. Segundo a Dra.

Como saber se tem cobra por perto?

Outra maneira de saber é tentando identificar a presença de rastros ou vestígios que possam deixar por onde passam, como no quintal ou em pátios, pois quando passam por um solo de terra ou arenoso deixam marcas características e visíveis do seu corpo.

Como ocorre a circulação da hemolinfa?

A circulação se dá com o bombeamento da hemolinfa pelo coração: quando em diástole, o sangue é aspirado por meio de ostíolos (aberturas no vaso dorsal); a sístole, por sua vez, faz a hemolinfa fluir para frente pela aorta até a região da cabeça, fechando-se os ostíolos (GALLO, 2002).

Para que serve as quelíceras dos aracnídeos?

Os aracnídeos possuem um par de quelíceras (nas aranhas as quelíceras servem para injetar veneno) e também pedipalpos, que ajudam a espremer a presa. Além disso, os pedipalpos atuam como órgãos gustativos, ou seja, é através dessas estruturas que esses animais sentem o sabor dos alimentos.

Como é a respiração traqueal?

A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.

Como funciona o processo digestivo do camarão?

SISTEMA GASTROINTESTINAL DE CAMARÕES O trato gastrointestinal dos peneídeos é tubular, apresenta uma abertura anterior (boca) e outra posterior (ânus), sendo dividido em intestino anterior (esôfago e estômago), intestino médio e intestino posterior (reto e ânus), e inclui ainda a glândula digestiva hepatopâncreas ( ...

Como funciona o sistema digestivo do camarão?

São animais que apresentam um aparelho digestivo completo, ou seja, com duas aberturas: a boca para entrada e o ânus para saída de alimentos. Também possuem sexos separados e sua reprodução é sexuada.

Como funciona a excreção dos crustáceos?

No que diz respeito à excreção, os crustáceos possuem órgãos excretores conhecidos como glândulas das antenas ou glândulas maxilares. Essas estruturas possuem essa denominação porque os poros excretores abrem-se no lado inferior das bases das segundas antenas ou próximos às bases das segundas maxilas.

Artigo anterior
Qual a função de uma pasta no Windows?
Artigo seguinte
É possível tratar trombose em casa?