Quais são as estruturas que compõem o periodonto?

Perguntado por: Francisca Leite Faria  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). De fato, a sua principal função consiste em inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares.

Quais as estruturas que compõem o periodonto?

O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.

Quais são os tipos de periodonto?

Ele se divide em duas estruturas: periodonto de proteção e periodonto de sustentação. O periodonto normalmente é chamado de tecido de inserção ou de tecido de suporte dos dentes.

São estruturas anatômicas que compõem o periodonto exceto?

São estruturas anatômicas que compõem o periodonto, EXCETO: a) espículas ósseas periodontais e ligamento gengival.

O que é um periodonto?

Esse termo odontológico descreve a gengiva e outros tecidos moles que envolvem e dão fixação aos dentes.

HISTOLOGIA DO PERIODONTO | PERIODONTO DE SUSTENTAÇÃO E PERIODONTO DE PROTEÇÃO

35 questões relacionadas encontradas

Qual a função de um periodontista?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

O que é periodonto e como ele pode ser classificado?

O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

Quais são os 4 grupos de fibras do ligamento periodontal?

1- Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. 2- Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. 3- Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos. 4- Grupo apical: em torno do ápice da raiz.

Como ocorre a formação do periodonto?

Origina-se do folículo, tecido embrionário que reveste o germe dentário. Sua organização é feita após a erupção dentária.

Quais os componentes do periodonto de proteção e os de inserção e suas respectivas funções?

GABARITO: A O periodonto de proteção consiste na gengiva, que pode ser subdividida em gengiva marginal livre, gengiva inserida e gengiva interdental (papilar). O periodonto de sustentação inserção consiste em: osso alveolar, cemento e ligamento periodontal.

O que é o periodonto de inserção?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.

O que dá origem ao periodonto de inserção?

Essa região é denominada folículo dentário, que originará os tecidos de suporte e suas células (cemento – cementoblastos e cementócitos, osso alveolar – osteoblastos e osteócitos, e ligamento periodontal – fibroblastos) – e formará o periodonto de inserção.

O que é o processo de Odontogênese?

Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Esse é um complexo fenômeno de indução celular e molecular entre o ectomesênquima, constituído pela migração das células da crista neural ao nível do mesênquima da cavidade oral, e o epitélio oral primitivo.

Quais os componentes do periodonto de inserção?

1) Periodonto de Inserção/ sustentação: cemento + ligamento periodontal + osso alveolar. → Função de ancoragem. → Formação efetiva é induzida quando a alça cervical sofre dobramento e forma o diafragma e a bainha radicular de Hertwig (fase de raiz).

Quais são as fibras de Sharpey?

Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.

Quais são as fibras gengivais?

Tipos de fibras gengivais
  • Fibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel;
  • Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz. ...
  • Fibras dentoperiósticas: ficam no cemento, assim como as fibras dentogengivais.

Quais grupos estão dispostos os feixes de fibras periodontais?

As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais: - Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. - Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. - Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.

O que é periodonto artigo?

A Doença Periodontal (DP) é uma infecção crônica produzida por bactérias gram-negativas, em níveis elevados, causada por acúmulo de componentes microbianos do biofilme dental que se acumulam no interior dos tecidos do periodonto.

Como é feito o tratamento de periodontia?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Quando devo procurar um periodontista?

Quando devo procurar um periodontista?
  • Sangramento gengival.
  • Hálito ruim.
  • Dentes amolecidos.
  • Perda óssea.
  • Dor de dente.
  • Edema de face.

Quando ir ao periodontista?

Quando procurar um periodontista? A visita ao periodontista deve ser feita a cada seis meses para prevenção e manutenção da saúde bucal. Nas consultas de check-up com esse especialista, são realizadas uma avaliação bucal geral, uma limpeza completa (profilaxia) e a aplicação do flúor.

Como se inicia o processo de odontogênese?

Inicia quando a dentinogênese e a amelogênese alcançam a região da alça cervical., a qual sofre um dobramento (encontra o osso alveolar abaixo) para região central da polpa formando o Diafragma Epitelial e a Bainha Epitelial de Hertwing, que induzirá as células da papila dentária a se diferenciarem em odontoblastos, e ...

Quando acontece a odontogênese?

A odontogênese dos dentes decíduos começa na gestação, enquanto a dos dentes permanentes inicia no primeiro ano de vida da criança. Durante a vida uterina é formado o ectomesênquima, que é o tecido que interage com o epitélio oral para o início da odontogênese.

Como inicia a odontogênese?

Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Inicia-se como resultado da interação entre o Epitélio Oral e Ectomesênquima subjacente, originando a banda epitelial primária, que se divide em duas:  LâminaVestibular: Originará o vestíbulo da boca.  Lâmina Dentária: Originará os dentes.

O que dá origem a dentina?

A pré-dentina é a matriz não mineralizada sintetizada inicialmente pelos odontoblastos. ... Sua mineralização da dentina em desenvolvimento é iniciada quando vesículas envoltas por membrana (vesículas da matriz), que são produzidas pelos odontoblastos, aparecem.

Artigo anterior
Qual a religião de Sadhus?
Artigo seguinte
Como rastrear a localização de uma pessoa pelo número do celular?