Quais são as estratégias didáticas?

Perguntado por: Camila Mia de Magalhães  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (35 avaliações)

As estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos. O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes.

Quais são as estratégias de ensino e aprendizagem?

Domínio de conteúdo, interação entre professor e aluno, explicação clara e objetiva, relação entre teoria e prática, uso de recursos didáticos e tecnológicos, são apenas algumas das estratégias citadas por alunos e professores que facilitam o processo de ensino e aprendizagem.

Quais as principais estratégias de ensino?

As principais estratégias de ensino
  • Dinâmicas e trabalhos em grupo. Além de estimular a sociabilidade dos alunos, utilizar esta estratégia fomenta o debate e enrique a aula com a participação de todos os alunos do grupo. ...
  • Resolução de problemas. ...
  • Júri simulado. ...
  • Brainstorming. ...
  • Introdução de novas tecnologias.

Quais são os tipos de didática?

Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.

Como fazer uma estratégia didática?

Estratégia didática 4: Mapa conceitual
  1. Selecionar os conceitos por ordem de importância;
  2. Incluir conceitos e ideias mais específicas;
  3. Estabelecer relação entre os conceitos por meio de linhas e identificá-las com uma ou mais palavras que explicitem essa relação;

Aula mais criativa: recursos x estratégias didáticas

34 questões relacionadas encontradas

O que é uma estratégia didática?

As estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos. O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes.

O que colocar nas estratégias do plano de aula?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Quais são as três dimensões da didática?

Em síntese, o processo de ensino e aprendizagem abarca todas essas dimensões: técnica, humana e político-social.

Quais são os conceitos da didática?

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Quais são as características da didática?

Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).

O que são estratégias de ensino Exemplos?

As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.

Quais estratégias de ensino podem ser utilizadas no processo de alfabetização desses alunos?

Estratégias para a alfabetização dos estudantes
  • Utilize as etapas iniciais de construção da escrita dos estudantes. ...
  • Faça um diagnóstico da turma. ...
  • Proponha atividades desafiadoras para os alunos de cada etapa da escrita. ...
  • Realize trabalhos em grupos nos quais os próprios alunos apoiem uns aos outros.

Qual o conceito da didática e seu objetivo?

Didática é uma reflexão sistemática sobre o processo de ensino- aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica. Podemos perceber que nas definições acima aparecem os termos educação, ensinar, aprendizagem, processo, prática pedagógica.

O que é conceito de metodologia?

Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. ... A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos.

Qual é o papel da didática?

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Quais são as dimensões que integram a didática fundamental?

12. A MULTIDIMENSIONALIDADE DA DIDÁTICA O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem.  Para ser adequadamente compreendido, ele precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimensões humana, técnica e político-social.

Quais são as dimensões do ensino?

A educação pode ser entendida por meio das Dimensões da Educação: Conhecimento, criação e sistematização, Programas e Cursos, e Resultados. As dimensões de Conhecimento e Programas e Cursos são a base para atingir a dimensão de Resultados, esta relação implica em enfoques diferentes nos processos de avaliação.

O que é dimensão técnica na didática?

Quanto à dimensão técnica, ela contempla os processos de ensino e aprendizagem como ações intencionais, sistemáticas, cujo objetivo seja organizar as condições que melhor propiciem a aprendizagem.

Quais estratégias podemos utilizar para o ensino remoto com foco nas metodologias ativas?

Para aplicar as metodologias ativas no ensino remoto, é necessária a utilização de tecnologia educacional e recursos digitais, como materiais virtuais, videoaulas, realidade aumentada, portais com conteúdos escolares, aplicativos e multimídias em geral.

Quais as estratégias que podem ser utilizadas pelos alunos para organizarem as suas ideias e elaborarem melhor seus trabalhos científicos?

Investigando o que os alunos fazem quando aprendem, Zimmerman e Martinez-Pons (1986) também encontraram 14 tipos de estratégias: auto-avaliação, organização e transformação, estabelecimento de metas e planejamento, busca de informação, registro de informação, auto-monitoramento, organização do ambiente, busca de ajuda ...

Quais seriam as estratégias mais adequadas para se iniciar a alfabetização?

Alfabetização: 6 práticas essenciais
  • 1 Identificar o que cada criança da turma já sabe. O que é ...
  • 2 Realizar atividades com foco no sistema de escrita. O que é ...
  • 3Realizar atividades com foco nas práticas de linguagem. O que é ...
  • 4 Utilizar projetos didáticos para alfabetizar. ...
  • 5Trabalhar com sequências didáticas.

Quais estratégias você acredita que podem ser utilizadas com sucesso para alcançar uma educação de qualidade?

7 estratégias práticas para melhorar o desempenho dos alunos
  • 7 estratégias práticas para melhorar o desempenho dos alunos. ...
  • Mensure o desempenho dos estudantes periodicamente. ...
  • Faça pesquisas com os alunos e defina metas. ...
  • Invista em práticas de ensino inovadoras. ...
  • Capacite a sua equipe docente.

Quais as melhores estratégias para se obter uma inovadora didática?

8 estratégias para uma sala de aula inovadora
  • Atividade de contrato de aprendizagem: desenvolver a capacidade de cooperação e socialização e a autonomia do aluno. ...
  • Análise de todos os fatores ou ideias: gerenciamento e troca de informações, trabalho em equipe, reflexão e resolução de problemas e tomada de decisão.

Quais são os elementos centrais da didática?

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

Quais são as fases da didática?

Tomando Comênio por ponto de partida, a Didática se organiza nas seguintes fases: naturalista-essencialista, psicológica e experimental. Esta fase vai de Comênio até o princípio do século XIX. Para COMÉNIO (1966), a natureza é de fundamental importância para a arte de ensinar.

Artigo anterior
Qual é a melhor cobra para ter de estimação?
Artigo seguinte
Sou eu que faço ou sou eu quem faz?