Quais são as estratégias compensatórias?

Perguntado por: César Samuel Coelho de Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

Estratégias compensatórias: são comportamentos e reações do indivíduo que objetivam aliviar, evitar ou compensar o incômodo gerado pela ativação da crença. Elas podem ser desadaptativas e retroalimentam o sistema de crenças, sendo assim, reforçadoras delas, pois dificultam a mudança das crenças do paciente.

Quais são as crenças centrais?

O que são as crenças centrais? As crenças centrais — ou crenças nucleares — são ideias mais centrais e cristalizadas que o indivíduo tem sobre si mesmo, o mundo e os outros. Elas são formadas ao longo do desenvolvimento do indivíduo.

Quais são os níveis de cognição?

Existem três níveis de cognição: o nível pré-consciente, o nível consciente e o nível metacognitivo. De acordo com esta abordagem, o nível consciente desempenha o papel mais importante na melhora do paciente.

Quais são as distorções cognitivas?

Distorções cognitivas podem ser caracterizadas como maneiras que a nossa mente encontra para convencer-nos que algo nunca está bem. As pessoas utilizam esses pensamentos para reforçar algum acontecimento e emoções negativas. No fundo, podem parecer verdades, mas só nos piora.

Quais são as crenças centrais TCC?

Na Terapia Cognitiva Comportamental, as crenças centrais são:
  • desamparo — a pessoa pensa ser frágil, vulnerável, carente, incapaz, incompetente, fracassada, descontrolada, inadequada. ...
  • desamor — o indivíduo acredita ser indesejável, indigno de amor, defeituoso, imperfeito, sem atrativos, abandonado, rejeitado, sozinho.

Regras e estratégias compensatórias em Terapia cognitivo comportamental

18 questões relacionadas encontradas

O que é crença na TCC?

De acordo com o viés abordado pela TCC, as crenças são entendimentos que carregamos e geralmente não somos capazes de questioná-los, muitas vezes por percebê-los como uma verdade absoluta.

Quais são as principais características das crenças centrais?

As crenças centrais são as ideias mais centrais da pessoa a respeito dela mesma, de outras pessoas e seus mundos. São usualmente globais, supergeneralizadas e absolutistas. Quando ativadas, o paciente facilmente identifica informações que a apoiam e distorcem as que não se enquadram no estilo de sua crença.

O que causa distorção cognitiva?

Compreender de forma equivocada uma mensagem pode ser tão ruim quanto não receber a mensagem e ficar no vazio. De maneira não proposital, é isso o que acontece a muitas pessoas, que acabam confundindo o real sentido das informações recebidas.

Como saber se uma pessoa tem problemas cognitivos?

Problemas Cognitivos
  1. Dificuldade de concentração ou atenção.
  2. Perda de memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas.
  3. Problemas com a compreensão ou entendimento.
  4. Dificuldades com o julgamento e raciocínio.
  5. Habilidades prejudicadas.
  6. Problemas na execução de várias tarefas.
  7. Mudanças comportamentais e emocionais.

Quais são os tipos de pensamento?

Lista de pensamentos disfuncionais
  • Pensamento de tudo ou nada (ou pensamento dicotômico) Ocorre sempre que você pensa as coisas em termos de “8 ou 80”. ...
  • Supergeneralização. ...
  • Filtro mental. ...
  • Desqualificação do positivo. ...
  • Leitura mental. ...
  • Adivinhação. ...
  • Catastrofização. ...
  • Raciocínio emocional.

Quais são as técnicas cognitivas?

A abordagem cognitivo-comportamental se orienta, de forma resumida, pela ideia de que há três níveis basilares de processamento cognitivo (pensamentos automáticos, crenças intermediárias, crenças nucleares), e são esses padrões de pensamento que gerenciam os comportamentos e as reações emocionais e físicas.

O que é a tríade cognitiva?

A Tríade Cognitiva pode ser entendida como a visão negativa e pessimista que o indivíduo tem de si mesmo. A pessoa, nesses casos, se vê como defeituosa e inadequada. Ao passo que o outro ponto da tríade é marcado pela visão negativa frente ao futuro, vinculada a uma desesperança rígida e intensa.

O que é a conceitualização cognitiva?

A conceitualização cognitiva é uma técnica de compreensão do caso e de adesão ao tratamento por parte do cliente. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conceitualizar o caso significa traçar um panorama de como o cliente funciona e a partir disso, propor a forma mais eficaz de intervenção.

O que são crenças centrais e intermediárias?

As crenças intermediárias, ou subjacentes, são como regras e pressupostos criados pelo próprio sujeito e que afetam a forma de comportamento dele, visando com que o mesmo consiga conviver com as verdades absolutas e não adaptativas que tem sobre si, o que chamamos de CRENÇAS CENTRAIS (assunto de um futuro post).

Quais são as crenças religiosas?

Católicos: 64,6% Evangélicos: 22,2% Sem religião: 8% Espíritas: 2%

Quais são as doenças cognitivas?

Os subtipos
  • doença de Alzheimer;
  • degeneração lobar frontotemporal;
  • doença com corpos de Lewy;
  • doença vascular;
  • lesão cerebral traumática;
  • uso de substância/medicamento;
  • infecção por HIV;
  • doença do príon;

Como modificar distorções cognitivas?

Crie uma lista dos seus pensamentos incómodos e/ou negativos. Um exame das suas distorções cognitivas irá permitir-lhe ver as suas distorções mais utilizadas. Além disso, este processo vai permitir-lhe pensar sobre o seu problema ou situação de forma mais natural e realista.

Como lidar com as distorções cognitivas?

Geralmente, para resolver estes tipos de distorções cognitivas, é necessário submeter-se a um período variável de psicoterapia (preferencialmente terapia cognitivo comportamental ou TCC). É extremamente difícil remover tais distorções sozinho pois elas fazem parte de nosso pensamento e de nossa maneira de funcionar.

Porque nossa mente cria problemas que não existem?

No entanto, nossa mente não para de funcionar quando resolvemos algo. Ela trabalha incessantemente na busca de soluções para alguma questão, até quando não temos nenhuma dificuldade. Com isso, em vez de resolver, criamos problemas e passamos a tentar solucioná-los, criando-se assim um círculo vicioso.

Como funcionam as crenças?

Crenças são ideias generalizadas sobre um tema, que organizam nossa percepção e definem nosso comportamento sobre este tema com a função de nos adaptar. Além disso, elas também definem como avaliamos os resultados e comportamentos que temos sobre o tema.

Como identificar as crenças?

Pare um pouco e faça estas perguntas a si mesmo:
  1. Você tem conquistado seus sonhos e metas?
  2. O que tem impedido você de agir?
  3. Quais são os pensamentos que te convencem que você não precisa nem tentar algo diferente, pois não vai dar certo?
  4. Você se acha digno de atingir suas metas e sonhos?

Como se formam as crenças?

As crenças são formadas com base no que vemos, ouvimos e sentimos. Ao viver determinadas experiências repetidamente, o nosso cérebro fortalece e registra o resultado dessas experiências e, a partir de um determinado tempo, toma aquele resultado como verdade para outras situações que se assemelham ao que foi vivido.

O que é conceituação cognitiva e do que ela é composta?

A Conceituação Cognitiva é uma técnica individualizada, pois se baseia em diferentes conjuntos de crenças intermediárias, pensamentos automáticos e crenças centrais, que sofrerão variação a depender do tipo de psicopatologia.

Artigo anterior
Quando a conta vence no final de semana?
Artigo seguinte
O que fazer quando a ferida está necrosada?