Quais são as especificidades do contrato por tempo determinado da Lei n º 9.601 98?
Perguntado por: Nuno Rodrigo Neves Borges Nogueira | Última atualização: 17. April 2022Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)
O contrato de trabalho estabelecido com base na Lei 9.601/98 será, no máximo, de 2 anos. O contrato não tem tempo mínimo, podendo ser de 1 mês, 3 meses, 8 meses, ou seja, qualquer prazo, desde que não ultrapasse 2 anos.
Quais as características do contrato de trabalho por prazo determinado?
Já o contrato de trabalho por prazo determinado é aquele que estabelece o inicio e o fim da relação contratual. Sua duração legal tem limitação de dois anos, podendo ser renovado por uma única vez. Se ocorrer mais de uma prorrogação, passam a vigorar as normas da CLT prevista para os contratos por prazo indeterminado.
Qual o tipo de contrato de trabalho previsto na Lei 9.601 1998?
Contrato provisório. Lei nº 9.601/1998. ... O contrato por prazo indeterminado é a regra do direito trabalhista. Sendo assim, os contratos por prazo determinado serão exceção, devendo ser aplicado em situações restritas e rígidas, legalmente especificadas.
Quais as principais diferenças entre o contrato por prazo determinado já previsto na CLT e o contrato por prazo determinado da nova lei?
A principal diferença do contrato tradicional para o determinado é que o segundo já tem um prazo para acabar logo quando a empresa oficializa a contratação, enquanto o tradicional assim que passa o período de experiência se torna um contrato por prazo indeterminado.
Quais são os tipos de contrato por prazo determinado que a lei permite?
443, prevê as possibilidades para celebração do contrato por prazo determinando, que são: (a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; (b) de atividades empresariais de caráter transitório; (c) de contrato de experiência.
Lei n. 9.601/1998.
Quais são os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado de acordo com o art 443 da CLT?
443 da CLT, o contrato de trabalho por tempo determinado só é valido, em se tratando de: a) serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) atividades empresariais de caráter transitório; c) contrato de experiência (veja subitem 5.3).
Como funciona contrato prazo determinado?
O contrato por prazo determinado é aquele em que se determina início e término antecipadamente. O tempo de duração do contrato é combinado entre o trabalhador e o empregador. Esta modalidade de contrato geralmente é utilizada em casos de maior fluxo sazonal de trabalho.
Qual a principal diferença entre contrato por prazo determinado previsto na CLT e contrato por prazo determinado criado pela Lei nº 9601 98?
Prorrogação é a dilatação do prazo de duração do contrato, sem nenhuma interrupção dentro de sua vigência. O contrato de trabalho por prazo determinado (Lei 9.601/1998) é o mesmo, mas as partes podem ir estendendo a sua duração, desde que não ultrapasse o limite de 2 anos.
Qual a diferença entre contrato por prazo determinado e temporário?
O contrato de experiência é um contrato por prazo determinado e regido pela CLT firmado entre empregador e empregado, já o contrato temporário é celebrado pela empresa de trabalho temporário e a tomadora de serviços.
Qual a diferença entre o contrato a prazo indeterminado do contrato de prazo determinado?
No contrato de trabalho por tempo indeterminado é indicada a data do início do contrato, no entanto, não há a data do seu término. ... O prazo determinado para o contrato de experiência é de até 90 dias.
O que diz a Lei 9.601 98?
A Lei n° 9601/98 busca escapar às restrições estabelecidas pela CLT à pactuação de contratos a prazo no mercado de trabalho. Efetivamente, o novo diploma autoriza a celebração do contrato a termo que regulamente independentemente das condições estabelecidas no artigo 443, § 2° da CLT.
Quais são os tipos de contratos de trabalho?
- contrato por tempo determinado;
- contrato por tempo indeterminado;
- contrato de trabalho eventual;
- contrato de estágio;
- contrato de experiência;
- contrato de teletrabalho;
- contrato intermitente;
- contrato de trabalho autônomo.
O que é a Lei 9.601 98?
LEI Nº 9.601, DE 21 DE JANEIRO DE 1998
Dispõe sobre o contrato de trabalho por prazo determinado e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.
Quais são as principais características do contrato de trabalho?
Através da definição acima, pode-se afirmar quais são os elementos da relação empregatícia. Os elementos são: subordinação jurídica; pessoalidade; pessoa física; não-eventualidade e onerosidade. O contrato de trabalho é gerado pela vontade das partes. Tal vontade poderá ser tácita ou expressa.
Quais as vantagens do contrato por prazo determinado?
E isso tanto para o empregador quanto para o empregado. Para o empregado, a principal vantagem é o possível dinamismo no mercado de trabalho. Evitados os custos rescisórios, a probabilidade é que existam mais vagas. Além disso, a modalidade ainda conta com muitos dos direitos trabalhistas assegurados pela CLT.
Qual a diferença de contrato temporário?
Esta é uma das grandes diferenças entre as modalidades. O trabalhador temporário, como já citado, possui um contrato que pode durar no máximo até 270 dias no total, já contando com sua prorrogação. Já o contrato por tempo indeterminado, como diz o nome, não possui prazo específico de duração.
Quem trabalha com contrato temporário tem direito a FGTS?
Respeitados os prazos legais e contratuais, o saque do FGTS pode ser feito pelo trabalhador temporário após o término do contrato. O empregado tem direito a sacar 100% do valor depositado durante o período em que ficou à disposição da Utilizadora.
Quem trabalha com contrato temporário tem direito a Seguro-desemprego?
Os trabalhadores temporários não têm direito a seguro-desemprego, aviso prévio, 40% FGTS e licenças. Uma pessoa, por não ter ganho um ano de trabalho, mas, conforme mencionado acima, terá direito a férias pelo valor de cada mês trabalhado, ao qual é acrescido um terço.
O que é contrato a termo CLT?
Os contratos a termo estão previstos na CLT (contrato por prazo determinado e por experiência), na Lei n° 9.601/98 (estímulo a novos empregos), Lei n° 2.959-56 (obra certa), Lei n° 5.889/73 (safra), Lei n° 6.533/78 (artista), Decreto-Lei n° 691/69 (técnico estrangeiro), Lei n° 9.615/98 (atleta profissional), Lei n° ...
Como funciona o contrato de experiência CLT?
O contrato de experiência tem validade máxima de 90 dias, tornando-se um contrato por prazo indeterminado após o final desse período. Como você já pôde entender até aqui, a sua finalidade é para que o empregado e o empregador analisem mutuamente se decidirão pela efetivação.
Qual o prazo mínimo do contrato de trabalho por prazo determinado?
Não. O contrato por prazo determinado poderá ser firmado por até 2 anos, exceto o contrato de experiência que poderá ser firmado por até 90 dias.
O que acontece se o empregador demitir o empregado antes do término do contrato por tempo determinado?
- se extinto antecipadamente pelo empregado: o empregador receberá do empregado indenização em decorrência dos prejuízos que lhe resultarem salientando, sendo que o valor máximo será o equivalente a indenização correspondente à metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato, de acordo com o ...
O que é o artigo 480 da CLT?
- Havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.
O que diz o artigo 452 da CLT?
Art. 452-A. O contrato de trabalho intermitente deve ser celebrado por escrito e deve conter especificamente o valor da hora de trabalho, que não pode ser inferior ao valor horário do salário mínimo ou àquele devido aos demais empregados do estabelecimento que exerçam a mesma função em contrato intermitente ou não.
O que significa o artigo 443 da CLT?
Art. 443 – O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.
Como se dirigir ao presidente?
Quando posso descartar uma possível gravidez?