Quais são as espécies de litisconsórcio?

Perguntado por: Clara Vera Pinheiro de Silva  |  Última atualização: 24. Februar 2025
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

O litisconsórcio pode ser classificado sob diversos aspectos. Quanto à posição das partes, o litisconsórcio pode ser ativo, passivo ou misto. Ativo quando a pluralidade for de autores; passivo quando a pluralidade for de réus; e misto quando a pluralidade for de autores e réus.

Quais são os tipos de litisconsórcio?

Os tipos de litisconsórcios podem ser divididos da seguinte forma: – Em relação ao polo do litígio: litisconsórcio ativo, passivo ou misto. – Em relação à formação do litisconsórcio: formação inicial ou ulterior. – Em relação à obrigatoriedade: litisconsórcio necessário ou facultativo.

Como se classifica o litisconsórcio?

Para Humberto Theodoro Jr.,7 a classificação é ensinada como:“(i) unitário (especial): que ocorre quando a decisão da causa deva ser uniforme em relação a todos os litisconsortes; e (ii) não unitário (comum): que se dá quando a decisão, embora proferida no mesmo processo, pode ser diferente para cada um dos ...

O que é litisconsórcio suas espécies e os tipos de intervenção de terceiros no processo civil brasileiro?

O litisconsórcio é disposto no Código Civil Brasileiro, em especifico dos artigos 113 ao 118. A intervenção de terceiros pode ser concluída como a intervenção de um terceiro interessado em um processo, sendo apenas em casos específicos, onde há vinculo seu com o objeto litigiado, isso venha lhe atingir algum direito.

Quais são os casos de litisconsórcio necessário?

I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide; II - os direitos ou as obrigações derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito; III - entre as causas houver conexão pelo objeto ou pela causa de pedir; IV - ocorrer afinidade de questões por um ponto comum de fato ou de direito.

Litisconsórcio - Conceito e Classificações

42 questões relacionadas encontradas

O que é e quais são os litisconsortes?

1ª - Pode ser litisconsórcio ativo, passivo ou misto.

· Litisconsórcio ativo: quando acontece no polo ativo, ou seja, mais de um autor. · Litisconsórcio passivo: quando acontece no polo passivo, ou seja, mais de um réu. · Litisconsórcio misto: quando acontece em ambos os polos.

O que é litisconsórcio exemplo?

Litisconsórcio é um fenômeno que ocorre sempre que uma ação judicial possui mais de um autor e/ou mais de um réu. Quando a ação possui mais de um autor, chamamos de litisconsórcio ativo e quanto a ação possui mais de um réu chamamos de litisconsórcio passivo.

Qual a diferença entre litisconsórcio necessário e unitario?

Cada litisconsorte pode, por exemplo, escolher seu advogado e apresentar sua defesa independentemente da defesa do outro. No que tange ao litisconsórcio unitário, somente os atos benefícios, ou seja, que não causem prejuízos aos interesses dos litisconsortes, podem ser aproveitados por todos.

Qual a diferença entre litisconsórcio simples e litisconsórcio unitário?

§ No litisconsórcio unitário, a sentença será uniforme para todos, em virtude da natureza da relação jurídica deduzida em juízo. Assim, o feito não poderá ser julgado de modo diferente para cada um. § Por outro lado, quando comportar julgamento diferente para cada pessoa, será litisconsórcio simples.

O que é litisconsórcio misto?

O litisconsórcio pode ser classificado sob diversos aspectos. Quanto à posição das partes, o litisconsórcio pode ser ativo, passivo ou misto. Ativo quando a pluralidade for de autores; passivo quando a pluralidade for de réus; e misto quando a pluralidade for de autores e réus.

O que é um litisconsórcio simples?

Litisconsórcio é a pluralidade de demandantes ou de demandados em um mesmo processo. Assim, sempre que em um processo houver mais de um demandante ou mais de um demandado, ter-se-á um processo litisconsorcial. Em uma análise etimológica do termo, consórcio significa reunião de pessoas que têm um objetivo em comum.

O que é litisconsórcio impróprio?

O que se entende por litisconsórcio facultativo impróprio? - Fabrício Carregosa Albanesi. Litisconsórcio facultativo impróprio, fenômeno inicialmente tratado no Código de Processo Civil de 1939, é considerado o direito do réu recusar o litisconsórcio facultativo nas causas por afinidade.

O que é um litisconsórcio unitário?

O Código de Processo Civil esclarece que o litisconsórcio será unitário quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todos os litisconsortes (art. 116).

Quando tem litisconsórcio?

De forma geral, o litisconsórcio pode ser ativo, quando houver mais de um autor, ou passivo, quando houver mais de um réu, e ainda bilateral, quando há mais de um autor e mais de um réu.

O que é litisconsórcio passivo unitario?

O segundo fundamento refere-se aos casos de litisconsórcio passivo unitário, nos quais não é possível que um sujeito da relação jurídica suporte determinado efeito sem atingir todos os que dela participam.

O que é o litisconsórcio passivo necessário?

O litisconsórcio passivo necessário, em face da natureza da relação jurídica, pressupõe que a decisão a ser proferida acarrete obrigação para o apontado litisconsorte, a prejudicá-lo ou a afetar-lhe o direito subjetivo.

Quando cabe litisconsórcio ativo?

O litisconsórcio ativo ocorre quando a colaboração de duas ou mais pessoas está no polo ativo da demanda, ou seja, quando existem diversos autores para uma mesma demanda judicial.

Quanto ao litisconsórcio é correto afirmar?

Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar que: No litisconsórcio unitário, os atos e omissões de um não prejudicarão os demais, mas poderão beneficiá-los. O ato praticado por um litisconsorte não poderá prejudicar, mas poderá beneficiar o outro litisconsorte.

O que é o litisconsórcio facultativo?

Quanto a obrigatoriedade

A primeira delas é o facultativo, que ocorre se o julgamento do mérito da demanda não depender de sua formação, e é justamente por isso que o caput do art. 113 determina: que duas ou mais pessoas podem litigar em conjunto no mesmo processo, não que elas devem fazê-lo.

O que é litisconsórcio 113 ao 118 CPC?

Litisconsórcio é a presença de duas ou mais pessoas como pares principais em um dos polos da relação processual, isto é, na posição de demandantes ou demandadas. Partes principais porque guardam posição em relação ao objeto do processo (mérito), isto é, ou propuseram demanda ou demanda fora proposta contra eles.

O que é litisconsorte ativo necessário?

Já no litisconsórcio necessário, fala-se, a rigor, na exigibilidade de que no processo estejam certas pessoas reunidas na posição de autores ou réus. necessário quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes.”

Qual a função do amicus curiae?

Está previsto no artigo 138 do Código de Processo Civil, como uma modalidade de intervenção de terceiros e consiste na participação de pessoa física ou jurídica, como órgãos, instituições ou associações em processos cuja matéria seja muito relevante, o tema seja muito específico ou tenha grande repercussão na sociedade ...

Quando o litisconsórcio será unitário?

Por sua vez, segundo o artigo 116 do mesmo diploma, "o litisconsórcio será unitário quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes".

Qual a consequência da não formação de litisconsórcio necessário?

Se o litisconsórcio for necessário, seja por força da lei, seja pela natureza incindível da relação jurídica, toda vez que o processo não for integrado pela totalidade dos sujeitos da relação de direito material litigiosa haverá ilegitimidade de parte.

É possível afirmar que o litisconsórcio pode se formar na própria petição inicial se sim como se classifica esse litisconsórcio?

O litisconsórcio pode, também, ser classificado com base no momento de sua formação: Litisconsórcio inicial - forma-se no início do processo. Já na petição inicial é indicada a presença de mais de um sujeito em dos polos, ou em ambos, da relação processual.

Artigo anterior
Quantas segunda licenciatura eu posso fazer?
Artigo seguinte
Tem como diminuir o tamanho da gengiva?