Quais são as espécies de ação penal prevista no CPP?

Perguntado por: Marta Cátia de Mendes  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (50 avaliações)

São três as espécies de ação penal privada: Ação Penal Privada Personalíssima; Ação Penal Privada Exclusivamente privada; Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.

Quais são as espécies de ações penais art 24 a 62 do CPP )?

62 do CPP) Ação penal é toda ação judicial que, após, então, a fase de inquérito policial, que verse sobre o direito de acesso à justiça para resolução de conflitos oriundos da prática de condutas tipificadas como delituosas e, portanto, puníveis com as sanções previstas em lei anterior.

Quais são os crimes de ação penal pública?

São exemplos de crimes dos quais se requer Ação Penal Pública Condicionada por representação: Perigo de contágio venéreo (art. 130, CP), ameaça (art. 147, CP), violação de correspondência comercial (art. 152, CP), divulgação de segredo (art.

Quais os tipos espécies de ação penal pública de iniciativa privada?

Ação Penal Pública
  • Ação Penal Pública Condicionada à Representação. ...
  • Ação Penal Pública Condicionada à Requisição. ...
  • Ação Penal Privada Exclusiva. ...
  • Ação Penal Privada Personalíssima. ...
  • Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.

Quais espécies de ação penal existem e quais as características de cada uma delas?

A primeira subdivide-se em ação penal pública condicionada que pode ser por representação do ofendido ou requisição do Ministro da Justiça e a ação penal pública incondicionada. Já a ação penal privada pode ser principal (ou exclusiva), personalíssima e subsidiária da pública.

Ação Penal esquematizada

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as características da ação penal?

Os princípios que regem a ação penal pública são os seguintes: Oficialidade, Impulso Oficial, Autoritariedade e Oficiosidade - Os órgãos encarregados da persecução penal são oficiais, isto é, públicos.

Quais as características da ação penal?

A ação penal invoca a tutela jurisdicional estatal, a fim de resolver conflitos que se encaixam na seara criminal. Mostrando a justa causa do pedido o interesse em agir e a legitimidade da mesma. Tendo como a tipificação do crime, suas formalidades e sua materialidade.

Como se dividem as ações penais públicas?

Nesse caso, em que o processo criminal é iniciado pelo Ministério Público, dá-se o nome de “ação penal pública”. Contudo, dentro da classificação “ação penal pública”, há uma subdivisão: “ação penal pública incondicionada” e “ação penal pública condicionada à representação”.

Qual a diferença de ação penal pública e privada?

A ação penal pública depende de iniciativa do Ministério Público (promotor público, cargo que em instâncias superiores ou na esfera federal recebe o nome de procurador). Ela se contrapõe à ação penal privada, cuja iniciativa não pertence ao poder público, mas ao particular. ...

O que é uma ação privada?

Trata-se de ação de iniciativa da vítima ou seu representante legal, se ela for menor ou incapaz (artigo 100, § 2º, do CP, e artigo 30 do CPP).

O que é crime de ação penal pública?

É o instrumento utilizado pelo Ministério Público para postular ao Estado a aplicação de uma sanção decorrente de uma infração penal. Divide-se a ação penal pública em incondicionada e condicionada.

Quais são os crimes de ação penal pública incondicionada?

No processo penal temos algumas espécies de ação penal, são elas: ação penal pública incondicionada à representação.
...
Isso ocorre nos casos de crimes de ação penal pública incondicionada, considerados graves como, por exemplo:
  • Homicídio;
  • violência doméstica;
  • estupro;
  • roubo;
  • furto;
  • estelionato;
  • entre outros.

O que é crime de ação penal?

A ação penal consiste no direito de provocar o Estado na sua função jurisdicional para a aplicação do direito penal objetivo em um caso concreto. É também o direito do Estado, único titular do "jus puniendi", de satisfazer a sua pretensão punitiva.

Como saber qual é o tipo de ação penal?

Existem os seguintes tipos de ação penal:
  1. Ação Penal Pública Incondicionada.
  2. Ação Penal Pública Condicionada à Representação.
  3. Ação Penal Pública Condicionada à Requisição.
  4. Ação Penal Privada Exclusiva.
  5. Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.
  6. Ação Penal Privada Personalíssima.

Como podem ser classificadas as ações penais?

No Brasil, as ações penais classificam-se em ação penal pública ou privada, levando em conta o sujeito que a promove. ... Assim, temos a Ação Penal Pública promovida pelo Ministério Público e a Ação Penal de Iniciativa Privada, exercida pela vítima, nos casos em que a lei permitir.

Quais são as 4 condições da ação penal?

As condições estabelecidas para o processo penal são as mesmas do processo civil: a possibilidade jurídica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade das partes (ad causam). Tais condições garantem que a persecução penal tenha utilidade e seja feita de acordo com o devido processo legal.

Quem pode propor ação penal pública?

A ação pública pode ser incondicionada ou condicionada à representação do ofendido ou à requisição do Ministro da Justiça. A incondicionada é de iniciativa exclusiva do Ministério Público, é a genérica, para todas as infrações penais em que a lei nada disponha com relação à ação penal.

Quem pode propor ação penal privada?

O art. 100 § 2° do CP dispõe que a iniciativa nesse caso incumbe à vítima ou ao seu representante legal. Assim, a ação penal privada propriamente dita ou exclusivamente privada, somente pode ser intentada pela vítima ou por representante legal e, de acordo como art. 31 do CPP.

Qual a diferença entre condicionada e incondicionada?

A diferença é muito simples: a Ação Penal Pública Incondicionada será promovida por denúncia do Ministério Público – e não é preciso a autorização ou representação de ninguém. O promotor de Justiça não tem um querer, mas um dever de promover a denúncia.

O que é uma ação pública?

A ação penal pública é aquela cujo titular é o Ministério Público, na figura dos promotores de justiça ou dos Procuradores do Republica, que exercem seu direito de ação por meio da denúncia (peça inicial da ação penal pública).

Qual a classificação das ações penais quanto a sua titularidade cite 2 características de cada uma?

a) Ação penal privada exclusiva ou propriamente dita: é cabível a propositura para aqueles que tem o direito de representação, dentro do prazo decadencial de seis meses; b) Ação penal privada personalíssima: cabe apenas à vítima o direito de propor.

Quando se dá o ajuizamento da ação penal?

O ajuizamento da ação penal é condição para o exercício da pretensão punitiva do Estado. O não ajuizamento da ação penal importa na não satisfação da pretensão punitiva, portanto na extinção da punibilidade.

Quais os crimes Incondicionados?

Crime incondicionado: é aquele que não possui condições objetiva de punibilidade para sua configuração e consumação. De ordinário, é o que ocorre com o roubo e o descaminho.

Quem tem legitimidade para propor ação penal pública incondicionada?

É bem verdade que a ação penal de iniciativa pública incondicionada deve ser proposta por um órgão oficial do Estado, que, nesse caso, é o Ministério Público, pois cabe ao Estado o jus puniendi e o jus persequendi. Tal é o princípio da oficialidade.

Quais são os crimes hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art.

Artigo anterior
Qual o melhor sabão em pó para quem tem alergia?
Artigo seguinte
Quantas vezes na semana é necessário fazer hit?