Quais são as espécies arbóreas?

Perguntado por: Enzo Samuel de Torres  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (50 avaliações)

Em plantios em pequena escala, as mais comuns são canafístula, castanheira-do-pará, jequitibá-rosa, louro-pardo, mogno, pau-marfim e sobrasil. A grande oferta de variedades de espécies arbóreas nativas se contrapõe à alta demanda voltada para as exóticas eucalipto e pinus, originárias de outros países.

O que é uma espécie arbórea?

O que é? Espécies Arbóreas Brasileiras é uma coleção sobre espécies florestais que ocorrem em todos os biomas e Unidades da Federação, visando suprir a grande carência de dados técnicos, sistematizados, sobre a silvicultura, botânica e ecologia de diferentes espécies brasileiras.

Quais as características das espécies arbóreas?

A identificação das espécies arbóreas a partir de estruturas vegetativas geralmente se baseia na observação das folhas e das diferentes características da casca interna e externa. Estes órgãos são alvos da maior parte do esforço de identificação, pois apresentam boa parte dos caracteres de diferenciação das espécies.

O que é silvicultura no Brasil?

O que é silvicultura? A silvicultura pode ser definida como a prática para o melhor uso da floresta, considerando o processo de produção, reprodução e cultivo de florestas, com foco na preservação e no reflorestamento. Dessa forma, a silvicultura tem uma ampla aplicação na gestão ambiental em geral.

Quais as principais espécies cultivadas dentro de silvicultura?

As principais espécies cultivadas no Estado são: eucalipto, seringueira, teça e acácia. Sendo o eucalipto com maior predominânciaem relação às outras.

Espécies arbóreas nativas em sistema agrosilvipastoril - Dia de Campo na TV

36 questões relacionadas encontradas

Qual a característica das espécies?

Espécie é um conjunto de populações ou um grupo de organismos que tem potencial para cruzar entre si e produzir descendentes viáveis e férteis. ... Segundo o conceito biológico, indivíduos de uma mesma espécie são capazes de se reproduzir e originar descendentes viáveis e férteis.

O que é vegetação árvore?

Vegetações florestais ou arbóreas: densas vegetações formadas por árvores, como Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata das Araucárias e Mata dos Cocais. Vegetações herbáceas e arbustivas: vegetação formada por plantas de porte rasteiro, nomeadamente, ervas e arbustos, como Cerrado, Caatinga e Pampas.

O que é tronco tortuoso?

O formato tortuoso das árvores do cerrado se deve a uma combinação de fatores (foto: Felipe Horst). A vegetação do cerrado é influenciada pelas características do solo e do clima, bem como pela freqüência de incêndios.

Qual a árvore mais protegida do Brasil?

O avanço indiscriminado sobre a mata já levou o País a criar uma lista de espécies protegidas por lei federal, sendo proibido o seu corte. Nessa lista estão a Castanheira, a Seringueira e o Mogno.

Quais árvores não pode cortar?

Espécies nativas, como a araucária, não podem ser cortadas.

Qualquer árvore que estiver com a sua estrutura comprometida ou oferecendo perigo à fiação elétrica, independentemente da espécie, pode ser podada e, em casos extremos, cortada.

É crime cortar Ipê?

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente também vai analisar o caso. O Ipê é a árvore símbolo do cerrado e espécie protegida por lei. O corte desse tipo de árvore só pode ocorrer com autorização de órgão competente. ... Eles também podem ter que responder por crime ambiental.

Por que no Cerrado brasileiro as árvores são chamadas de árvores invertidas *?

Graças a essas raízes, várias espécies do bioma jamais perdem as folhas, nem mesmo no auge da estiagem. As raízes podem ser muito mais extensas que as copas das árvores, o que faz com que o Cerrado seja conhecido como "floresta de cabeça para baixo".

Por que suas árvores tem galhos retorcidos?

É devido a uma combinação de fatores naturais.

Mas o fogo mata alguns brotos, de modo que os galhos estão sempre crescendo numa direção diferente (veja no infográfico abaixo).

Qual a vantagem para as árvores terem raízes profundas?

Barbosa afirma que muitas plantas do Cerrado têm só um terço de sua estrutura acima da superfície e, para sobreviver num ambiente com solo oligotrófico (pobre em nutrientes), desenvolveram raízes profundas e bastante ramificadas. ... Esse complexo sistema radicular retém água e alimenta as plantas na estação seca.

O que é vegetação?

substantivo feminino Ato ou efeito de vegetar. Desenvolvimento ou crescimento progressivo das partes constituintes dos vegetais. Os vegetais, ou a flora: a vegetação dos trópicos. Excrescência que se desenvolve sobre animais e vegetais.

Quais os tipos de vegetações?

Existem quatro tipos principais de vegetação no Brasil: as florestas ( Amazônica, Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica), Cerrado, Caatinga e os Campos.

Quais são os tipos de vegetação?

Tipos de florestas e formações vegetais existentes no mundo
  • Floresta Pluvial Tropical: As Florestas Pluviais Tropicais são encontradas nas regiões de clima quente e úmido. ...
  • Floresta Temperada: ...
  • Taiga (Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal): ...
  • Savanas: ...
  • Outras Vegetações: ...
  • Tundra: ...
  • Estepes ou Pradarias: ...
  • Vegetação Desértica:

Quais são as principais características dos animais?

As principais características do reino animal consistem na presença de membrana nuclear, por isso chamados de seres eucariontes, são multicelulares, ou seja, seu organismo é formado por muitas células com funções distintas. Além disso, são animais heterotróficos, isto é, não produzem seu próprio alimento.

Quais são as características gerais dos animais?

Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Apesar de serem bastante distintos anatômica, morfológica e fisiologicamente, todos os animais possuem as três características citadas.

Qual é o conceito de espécie?

De acordo com esse conceito, espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos.

Quais os produtos da silvicultura?

No que diz respeito à silvicultura, destacam-se informações sobre cascas de acácia-negra, folhas de eucalipto, resina, além da produção de carvão vegetal, lenha e madeira em tora, segundo os principais grupos de espécies florestais plantadas para exploração (eucalipto, pinus e outras).

O que é silvicultura dê exemplos?

Silvicultura é a ciência que estuda o manejo de florestas e utiliza técnicas, seja para sua preservação, seja para para a produção florestal extrativista ou cultivada. Assim, tanto a gestão de florestas naturais quanto os plantios de eucalipto, por exemplo, são conduzidos pela orientação técnica da silvicultura.

O que a silvicultura produz?

Segundo o IBGE, “silvicultura é a aƟvidade que se ocupa do estabelecimento, do desenvolvimento e da reprodução de florestas, visando a múlƟplas aplicações, tais como: a produção de madeira, o carvoejamento, a produção de resinas, a proteção ambiental etc” (IBGE, 2015).

Por que a floresta do Cerrado é conhecido como floresta invertida?

Nos Campos Rupestres brasileiros, bioma situado entre os estados de Minas Gerais e Bahia, um fenômeno, conhecido como floresta invertida, tem chamado atenção. Com o solo pobre em nutrientes e de pouco contato com a água, a flora vem se fortalecendo debaixo da terra.

Artigo anterior
Por que devo decorar?
Artigo seguinte
Quem é vítima de receptação?