Quais são as espécies alógamas?

Perguntado por: Guilherme Miranda de Magalhães  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (48 avaliações)

Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o estigma da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.

O que são espécies alógamas e autógamas?

As populações alógamas transmitem seus alelos às gerações seguintes, enquanto que as populações autógamas transferem seus genótipos integralmente fixando-os em gerações avançadas de autofecundações naturais sucessivas. No melhoramento genético dessas populações são aplicados procedimentos distintos.

Quais são as características das espécies alógamas?

As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia. As plantas alógamas não propagam seus genótipos, para a próxima geração como ocorre em espécies autógamas, mas sim, seus alelos.

Quais são os dispositivos que favoreciam a alogamia?

Algumas plantas monóicas (as que possuem ambas as estruturas, masculinas e femininas na mesma planta) apresentam fatores associados com a presença de inflorescências macho e fêmeas separadas na mesma planta, o que favorece a alogamia.

Quais os principais métodos de melhoramento em alógamas?

MELHORAMENTO DE ALÓGAMAS Melhoramento populacional; Uso de híbridos.

Melhoramento para espécies Alógamas PARTE I | Melhoramento Genético Vegetal

43 questões relacionadas encontradas

Quais os mecanismos que determinam a alogamia?

Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o óvula da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia (vide Capítulo ).

Qual o principal objetivo do melhoramento de plantas Alógamas por meio da seleção?

O principal objetivo do melhoramento de populações através da seleção é aumentar a freqüência dos alelos favoráveis, melhorando então as características das populações.

Quais as consequências da alogamia?

Conseqüências da alogamia:

Indivíduos da população têm vários locos heterozigóticos: permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética); 2. Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigose e carga genética elevada; 3.

Quais são os tipos de Autoincompatibilidade?

Autoincompatibilidade homomórfica
  • Autoincompatibilidade gametofítica.
  • Autoincompatibilidade esporofítica.
  • Genética da autoincompatibilidade heteromórfica.
  • Autoincompatibilidade reversa.
  • Autoincompatibilidade crítica.
  • A protrusão como mecanismo de autoincompatibilidade e sua base genética.

O que é alogamia e autogamia?

Alogamia significa uma reprodução em que inclui-se dois gametas advindos de seres com sexo opostos, como por exemplo a reprodução humana, que para gerar um novo ser é necessário que haja a junção do espermatozóide (gameta masculino) e o óvulo (gameta feminino). O oposto da alogamia é autogamia.

O que é alogamia?

[ Botânica ] Fecundação de uma flor com o pólen de outra.

Porque o milho é uma planta alógama?

O milho tem origem nas Américas, é uma planta do tipo monóica, ou seja, possui os dois sexos separados na mesma planta, no entanto, é de espécie alógama, o que significa que sua polinização ocorre, predominantemente, por cruzamento (95%) e ao acaso.

Porque que em uma população de plantas Alógamas os pais não transferem todo o seu genótipo para os descendentes?

Ø Nas alógamas, as plantas não transmitem seus genótipos para a geração seguinte como ocorre em espécies autógamas, mas sim os seus alelos. Portanto, a cada geração surgirão novos indivíduos que apresentarão constituição alélicas diferentes dos seus pais.

Quais as diferenças entre o melhoramento de alógamas e autógamas?

O melhoramento de autógamas trabalha com a obtenção de linhas puras superiores (indivíduos superiores) enquanto o melhoramento de alógamas trabalha com o melhoramento de populações. Como base para entender o melhoramento das espécies alógamas, devemos conhecer alguns conceitos de Genética de População.

O que é fecundação Autógama?

Espécies autógamas são aquelas nas quais a reprodução natural dos indivíduos se dá predominantemente ( > 95% dos cruzamentos) por autofecundação. É comum em plantas hermafrodias, ou seja, aquelas que possuem tanto órgãos reprodutivos masculinos quanto femininos na mesma flor.

O que é reprodução mista?

Nesse tipo de reprodução, um indivíduo se fragmenta, parte-se ou se divide, dando lugar a um ou mais indivíduos com a mesma carga genética, a não ser que se produza uma mutação.

O que é Autoincompatibilidade quais as consequências para o melhoramento?

A auto-incompatibilidade (AI) é a incapacidade de uma planta fértil formar sementes quando fertilizada por seu próprio pólen. É um mecanismo fisiólogico, com base genética, que promove a alogamia, e tem despertado a atenção de geneticistas e melhoristas de plantas.

Como acontece a autopolinização?

A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. Nessa situação, o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou, resultando em autofecundação.

O que é auto incompatibilidade Gametofítica?

Na GSI, a incompatibilidade é determinada por uma constituição haplóide do pólen e diplóide do pistilo, estabelecendo-se a interacção durante o crescimento do tubo polínico no estilete, onde se produz a inibição do desenvolvimento do tubo polínico.

São consideradas consequências da endogamia em plantas Alógamas?

Em algumas espécies, principalmente em animais e plantas alógamas, a endogamia pode levar à depressão endogâmica. A depressão endogâmica é a perda de vigor na descendência ocasionado pelo aparecimento de genes detrimentais e letais em condição homozigota nas descendências (caráter com algum nível de dominância).

Quais as causas da alogamia da planta de milho?

Figura 3.2: (a) espiga; (b) pendão; (c) posição do pendão e da espiga na planta de milho. O milho é uma planta alógama, com praticamente 100% de polinização cruzada. Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o estilo-estigma (cabelo do milho) de outra planta, caracterizando a alogamia.

O que é depressão por endogamia?

A depressão por endogamia é a redução do valor médio fenotípico mostrado por caracteres associados com a capacidade reprodutiva ou eficiência fisiológica da planta (Falconer, 1976). A depressão por endogamia não ocorre de maneira similar entre os organismos.

Qual é o principal objetivo da seleção recorrente no melhoramento de populações?

A seleção recorrente é uma técnica de melhoramento de populações que tem por objetivo a concentração de alelos favoráveis, mantendo a variabilidade genética da população.

Qual o objetivo do melhoramento de plantas por hibridação?

O objetivo do melhoramento por hibridação é reunir em uma nova linhagem pura alelos favoráveis presentes em dois ou Page 2 12 Bespalhok, Guerra e Oliveira mais “genótipos”. Linhagens puras podem apresentar características desejáveis, adaptadas à região, mas conter alguns poucos ou vários defeitos em outros caracteres.

Porque se recomenda usar a seleção recorrente para alcançar melhorar plantas Alógamas?

Essa é uma grande vantagem da seleção recorrente em plantas autógamas, pois possibilita a introdução de novas linhagens com excelente desempenho em experimentos conduzidos na região, obtidas de outros programas de melhoramento. De acordo com Ramalho et al.

Artigo anterior
Quanto Bill Gates vai deixar para os filhos?
Artigo seguinte
Qual é a cidade mais bela do mundo?