Quais são as escalas de avaliação do idoso?

Perguntado por: João Bernardo Esteves de Barros  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Fonte: Tratado de Geriatria e Gerontologia 4 ed. A interpretação da escala de Lawton ocorre da seguinte maneira: 9 pontos – totalmente dependente; 10 a 15 pontos – dependência grave; 16 a 20 pontos – dependência moderada; 21 a 25 pontos – dependência leve; 25 a 27 pontos – independente.

O que é escala de Katz e Lawton?

O índice de Lawton e Brody, ou apenas escala de Lawton, é o complexo de questões mais utilizado para avaliar as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), questionará a autonomia do idoso para realizar tarefas do cotidiano necessárias para que ele, ou ela, viva de modo independente na comunidade.

Quais as escalas importantes utilizadas na avaliação de idosos e o que mede cada uma?

Cada item avaliado possui uma pontuação correspondente, sendo assim, atribui-se nota 0 (zero) para dependência total, 01 para assistência intensiva, 02 para assistência moderada, 03 para assistência mínima e 04 quando não há necessidade de assistência.

Qual a escala de avaliação da funcionalidade da pessoa idosa?

A Escala de Lawton e Brody avalia o nível de independência da pessoa idosa no que se refere a realização das AIVDs (FREITAS, 2006). O Índice de Pfeffer avalia a capacidade do indivíduo para realizar AIVDs e funções cognitivas/sociais (APÓSTOLO, 2012).

O que é a escala de Katz?

Uma das escalas mais utilizadas para avaliar o desempenho nas atividades da vida diária é a Escala de Independência em Atividades da Vida Diária (EIAVD), ou Escala de Katz 4,5,6,7,8,9,10,11. Ela foi desenvolvida para a avaliação dos resultados de tratamentos em idosos e predizer o prognóstico nos doentes crônicos.

Geriatria: Avaliação Geriátrica Ampla - Introdução

28 questões relacionadas encontradas

Como é realizado o teste de Katz?

As questões investigam a capacidade do indivíduo em realizar as tarefas propostas sem auxílio, com ajuda parcial ou com ajuda total de outra pessoa. Aplica-se o questionário assinalando a resposta correspondente.

Como aplicar o índice de Katz?

Índice de Katz
  1. 1 – Tomar banho. Nessa função, são considerados independentes os idosos que tomam banho sozinhos ou que recebem ajuda para banhar uma parte específica do corpo como, por exemplo, as costas ou uma das extremidades. ...
  2. 2 – Vestir-se. ...
  3. 3 – Ir ao banheiro. ...
  4. 4 – Transferência. ...
  5. 5 – Continência. ...
  6. 6 – Alimentação.

Quais são os níveis de funcionalidade dos idosos?

No geral, o nível de funcionalidade dos idosos longevos pode ser considerado satisfatório, já que a média geral foi de 43,68%, o que corrobora o descrito na literatura1,7,8,15.

O que é a escala MIF?

A Escala de Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento multidimensional que avalia o desempenho da pessoa nos domínios motor e cognitivo/social nos aspectos: alimentação, higiene pessoal, banho, vestir metade superior do corpo, vestir metade inferior do corpo, uso de vaso sanitário, controle da urina, ...

O que é escala de Pfeffer?

É uma escala de 11 questões aplicada ao acompanhante ou cuidador da pessoa idosa discorrendo sobre a capacidade desse em desempenhar determinadas funções.

Para que serve a escala de Lawton e Brody?

Esta escala, criada por Lawton & Brody, em 1969, avalia sete atividades instrumentais: usar o telefone, locomoção com meios de transporte, fazer compras, realizar trabalhos domésticos, preparo de refeições, uso de medicação e administração das finanças. Esta avaliação é feita através de perguntas direcionadas ao idoso.

Quais os 5 elementos Inter-relacionados para uma avaliação do idoso?

A Avaliação Multidimensional do Idoso inclui a investigação de vários aspectos tais como: físico , mental, funcional , social , ambiental e outros específicos.

O que avalia o Índice de Barthel?

O Índice de Barthel pertence ao campo de avaliação das atividades da vida diária (AVDs) e mede a independência funcional no cuidado pessoal, mobilidade, locomoção e eliminações.

Como avaliar o grau de dependência do idoso?

Assim, para se conhecer o grau de (in)dependência de idosos, torna-se necessário avaliar a sua capacidade funcional, a qual se expressa por meio da avaliação do desempenho das Atividades de Vida Diária. A avaliação da capacidade funcional é relevante e diretamente associada a indicadores de qualidade de vida do idoso.

Como é feito o teste de alcance funcional?

Procedimento: O paciente fica em posição ortostática, membros inferiores abduzidos, descalços, coluna o mais ereta possível, olhar para o horizonte, braços em flexão de 90° e hemicorpo direito próximo à parede. A partir dessa posição, solicitar ao paciente esticar-se o máximo possível para frente.

Quem criou o Índice de Barthel?

Mahoney, F. I., & Barthel, D. W. (1965).

O que é um idoso funcional?

A capacidade funcional está relacionada com as atividades básicas, instrumentais e avançadas da vida diária e com a mobilidade do indivíduo. Envelhecer mantendo a integridade desses aspectos é um dos objetivos principais para manter uma qualidade de vida.

O que é a capacidade funcional do idoso?

Capacidade funcional pode ser definida como o potencial que os idosos apresentam para decidir e atuar em suas vidas de forma independente, no seu cotidiano 9. Fiedler MM, Peres KG. Capacidade funcional e fatores associados em idosos do sul do Brasil: um estudo de base populacional.

O que é capacidade funcional do idoso exemplos?

A capacidade funcional está relacionada com aspectos físicos, cognitivos e emocionais do indivíduo. Por exemplo, um idoso com hipertensão arterial e diabetes é considerado saudável se mantém o controle dessas doenças crônicas e sua capacidade funcional preservada.

Qual a escala que avalia as atividades básicas de vida diária?

A Escala de Lawton foi utilizada para avaliação das atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Seu escore varia de 7 a 21, de forma que maiores pontuações indicam melhor desempenho.

Qual escala pode ser usada para avaliar a independência para atividades instrumentais de vida diária Cite e explique?

O Index de Independência nas Atividades de Vida Diária (AVDs) – Index of ADL - desenvolvido por Sidney Katz é um instrumento de avaliação funcional muito utilizado na literatura gerontológica tanto em nível nacional quanto internacional.

Quais são as atividades instrumentais de vida diária?

Atividades instrumentais da vida diária (AIVD) são habilidades complexas necessárias para se viver de maneira independente. Essas habilidades são geralmente aprendidas durante a adolescência e incluem: Gerenciar as finanças. Lidar com transporte (dirigir ou navegar o transporte público)

O que é vês 13?

O VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade. Os critérios estabelecidos pelos autores para definir vulnerabilidade foram: idade igual ou superior a 65 anos e alto risco de declínio funcional ou morte em dois anos(11).

Como é feito o teste Timed Up and Go?

O teste "Timed up and go - TUG" foi aplicado segundo o preconizado pelos autores3. O idoso senta-se em uma cadeira com braços e recebe ordem de levantar e caminhar para frente até uma marca no piso, girar de volta e sentar-se na cadeira. O tempo dispendido é medido com cronômetro a partir da ordem de "vá".

Artigo anterior
Quais os riscos da ventosaterapia?
Artigo seguinte
Quantos nome Noah tem no Brasil?