Quais são as duas modalidades para a delegação de serviços?

Perguntado por: Marco Neto  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

A CRFB/88, em seu art 175, admite duas formas de delegação de serviço público: a concessão e a permissão. Este principal artigo sobre o tema não prevê a figura da autorização de serviço público, o que gera dúvidas quanto à sua manutenção como vínculo de delegação de serviço público na atual ordem constitucional.

Quais são as modalidades de delegação dos serviços públicos?

Existem três modalidades de delegação de serviços públicos: concessão, permissão e autorização.

Quais as modalidades de delegação dos serviços notariais e de registro?

A lei dos Notários e Registradores define as modalidades dos serviços notariais e de registro: Art.
...
  • morte;
  • aposentadoria facultativa;
  • invalidez;
  • renúncia;
  • perda, nos termos do art. 35 da Lei 8935/94.
  • descumprimento, comprovado, da gratuidade estabelecida na Lei no 9.534, de 10 de dezembro de 1997.

O que é delegação dos serviços públicos?

A delegação ocorre quando o Estado transfere por contrato (concessão) ou ato unilateral (permissão ou autorização) tão-somente a execução do serviço público. ... A desconcentração é uma técnica administrativa de simplificação e aceleração do serviço dentro da mesma entidade.

São exemplos de delegação?

A delegação é normalmente efetivada por prazo determinado. Há delegação, por exemplo, nos contratos de concessão ou nos atos de permissão, em que o Estado transfere aos concessionários e aos permissionários apenas a execução temporária de determinado serviço.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DELEGAÇÃO E OUTORGA DE SERVIÇOS PÚBLICOS | DIREITO ADMINISTRATIVO | CONCURSOS

44 questões relacionadas encontradas

O que uma delegação?

1. Acto ou efeito de delegar. 2. Investimento na faculdade de proceder por outrem em determinadas funções (ex.: delegação de poderes).

O que é delegação nas empresas?

No mundo corporativo, delegação é a atribuição a um subordinado da responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa. O ato de delegar é sempre exercido por uma autoridade, ou seja, por um superior do colaborador escolhido para receber a missão.

Quais serviços não podem ser delegados?

a) serviços públicos indelegáveis: são aqueles que somente podem ser prestados pela Administração, ou seja, não admitem delegação de sua execução a terceiros, em razão de estarem relacionados com as atividades inerentes do Poder Público. Ex: serviço de segurança nacional.

O que é uma delegação de competência?

Delegação de competência é, por natureza, um ato discricionário, sendo realizada por questões de conveniência e oportunidade na busca por uma administração pública mais eficiente.

O que é descentralização por delegação?

Descentralização administrativa: É a circunstância na qual um ente central empresta atribuições a órgãos periféricos ou locais dotados de personalidade jurídica. Tais atribuições não decorrem da Constituição, mas do poder central que as defere por outorga (lei) ou por delegação (contrato).

Quem são os delegados a exercer as atividades notarial e de registro?

3º Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro.

Quem são os delegados a exercer as atividades notarial e de registro como é a forma de ingresso na atividade notarial e de registro apresente o fundamento legal?

Segundo o comando constitucional, o ingresso na atividade notarial e de registro se dá através de concurso público de provas e títulos. Os concursos são realizados pelo Poder Judiciário, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, de um notário e um registrador (art. 15 da Lei 8.935).

O que são os serviços notariais e de registro?

Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. As atividades de tabeliães e oficiais de registro conferem atributos especiais aos atos.

Quais são os serviços públicos essenciais?

“Art. 6º-A São serviços públicos essenciais a saúde, a educação, o transporte, a segurança, o fornecimento de energia elétrica, água e telefonia, a captação e o tratamento de esgoto e lixo, a compensação bancária, a administração da justiça, os serviços funerários e o controle do tráfego marítimo e aéreo.” Art.

Quais são os tipos de serviços públicos?

Quais são os serviços públicos essenciais?
  • tratamento e fornecimento de água,
  • distribuição de energia elétrica,
  • fornecimento de gás e outros tipos de combustível,
  • serviços médicos e hospitalares,
  • distribuição e venda de medicamentos,
  • venda de alimentos,
  • serviços funerários,
  • transporte coletivo,

Como se classificam os serviços públicos?

Quanto ao objeto, os serviços públicos podem ser classificados em: serviços administrativos, serviços comerciais ou industriais e serviços sociais. Os serviços administrativos não são usufruíveis diretamente pela sociedade, correspondem aos serviços que a Administração executa para atender suas necessidades internas.

O que é avocação e delegação de competência?

A avocação transfere o exercício da competência do órgão inferior para o órgão superior na cadeia hierárquica, enquanto a delegação transfere o exercício de competência do órgão superior para o inferior.

O que pode ser objeto de delegação?

podem ser objeto de delegação os atos de caráter normativo expressamente constantes do ato, que deverá ser motivado. as decisões adotadas por delegação considerar-se-ão editadas pelo delegante.

O que é delegação E a quem a lei autoriza a autoridade competente delegar?

Segundo a doutrina clássica, a delegação de competência afigura-se lícita quando exercida em um mesmo Poder, organizado hierarquicamente em sua estrutura administrativa, desde que não se trate de competência exclusiva, nem mesmo de determinados atos de natureza política como o poder de tributar, sancionar ou vetar lei ...

Quais são os serviços públicos não privativos?

De outro lado, serviços públicos não privativos são aqueles cuja prestação é livre ao setor privado, sem a obrigatoriedade de concessão ou permissão, e exemplos clássicos são saúde e educação.

Quais serviços públicos são passíveis de concessão?

A respectiva lei define ainda a concessão de serviço público precedida de obra pública que é “a construção, total ou parcial, conservação, reforma, ampliação ou melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegada pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência, à pessoa jurídica ou ...

Quais são os serviços uti singuli?

Serviços uti singuli, ou seja, de fruição individual, divisíveis, são aqueles para os quais pode-se identificar facilmente um usuário, dada a divisibilidade da prestação. É o caso, por exemplo, do serviço de transporte público.

Quais são os 5 certos da delegação?

  • pessoa certa.
  • tarefa certa.
  • circunstância certa.
  • supervisão certa.
  • E. diagnóstico certo.

O que é delegação no Direito administrativo?

Delegação: o Estado transfere por contrato (concessão) ou ato unilateral (permissão ou autorização) a execução do serviço, para que o delegado o preste ao público em seu nome e por sua conta e risco (transitoriedade).

Qual a importância da delegação na atividade empresarial?

Permite que o líder foque o que é mais estratégico

Nesse caso, a delegação é um importante instrumento. Ela permite que as tarefas essenciais continuem sendo realizadas com zelo e que o líder foque o que é mais estratégico, sem que precise se sobrecarregar ou atrasar demais suas entregas e compromissos.

Artigo anterior
Quem folga no domingo pode folgar na semana?
Artigo seguinte
Quando a criança ingressa na escola família deve continuar contribuindo para o desenvolvimento educacional do filho sobre algumas orientações exceto?