Quais são as duas dimensões do apoio matricial e exemplifique cada uma delas?

Perguntado por: Tomás Fábio Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)

O Apoio tem duas dimensões: Dimensão assistencial: é aquela que vai originar uma ação clínica direta com os usuários; Dimensão técnico-pedagógica: é aquela que vai gerar uma ação e apoio educativo com e para a equipe.

São exemplos de ações de apoio matricial?

Principais atividades de apoio matricial para todas as áreas (temas e tarefas iniciais dos encontros entre os profissionais) Definição de responsabilidades, papéis e limites de cada profissional (inclusive gestores locais) Definição conjunta da agenda de reuniões e atividades colaborativas Definição conjunta de formas ...

Quais são os três objetivos principais do apoio matricial?

Este dispositivo trabalha com três diretrizes: a) levar a lógica do apoio e da cogestão às relações interprofissionais no cuidado compartilhado; b) lidar a partir do referencial da interdisciplinaridade com processos sociais, sanitários e pedagógicos; c) construir equipes multiprofissionais com corresponsabilização no ...

Como é constituído o apoio matricial?

O termo apoio matricial é composto por dois conceitos operadores. O segundo deles – matricial – indica uma mudança radical de posição do especialista em relação ao profissional que demanda seu apoio.

O que é o Apoio Matricial do NASF?

O apoio matricial do Nasf para ESF se materializa por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, bem como da articulação pactuada de intervenções, levando em conta a clareza das responsabilizações comuns e as específicas da equipe de APS.

Apoio Matricial

23 questões relacionadas encontradas

Qual o significado de apoio matricial e onde ele é aplicado na eSF?

O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.

O que é apoio matricial e equipe de referência?

O apoio matricial é um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência. Já que a equipe de referência é A responsável pelos SEUS pacientes, ela geralmente não os encaminha, ela pede apoio.

Como é feito o Matriciamento?

Alguns instrumentos do processo de matriciamento
  1. Projeto Terapêutico Singular. ...
  2. Interconsulta. ...
  3. Consulta Conjunta. ...
  4. Visita Domiciliar Conjunta. ...
  5. Genograma e Ecomapa. ...
  6. Estigma e preconceitos. ...
  7. Dificuldade de adesão ao tratamento. ...
  8. A comunicação entre profissional e usuário.

Quais são os quatro passos fundamentais para a construção do PTS?

Para realizar a análise dos PTS optou-se por utilizar como referência conceitual as etapas (momentos) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para elaboração de um PTS: Etapa 1 - Diagnóstico e análise; Etapa 2 - Definição de ações e metas; Etapa 3 - Divisão de responsabilidades e Etapa 4 - Reavaliação.

O que é o Matriciamento em saúde mental?

77-84., o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.

Qual é o principal objetivo do Matriciamento?

O matriciamento visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência (CHIAVERINI, 2011).

Quais as ações específicas do Farmacêutico no Apoio Matricial do NASF?

Por que o NASF utiliza o APOIO MATRICIAL como ferramenta? Orientada pelos princípios da Atenção Básica, a ESF é a principal porta de entrada dos usuários, assim como a ordenadora do cuidado e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. acesso e o uso racional de medicamentos.

Quais são as modalidades do NASF?

O NASF está organizado em duas modalidades: NASF 1 e NASF 2, e a composição de cada uma delas deverá ser definida pelos gestores municipais, a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

São exemplos de ações de apoio desenvolvidas pelos profissionais dos Nasfs?

São exemplos de ações de apoio desenvolvidas pelos profissionais dos NASF: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de ...

Quais atividades que o NASF realiza?

08 - QUE TIPO DE ATIVIDADES O NASF DESENVOLVE? O NASF trabalha na lógica do apoio matricial. Isso significa, em síntese, uma estratégia de organização da clínica e do cuidado em saúde a partir da integração e cooperação entre as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território.

Quais são as atividades desenvolvidas pela ESF?

É composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos e deve estar amparada nos conhecimentos e técnicas vindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais (GASTÃO e GUERRERO, 2010).

Como o PTS e construído?

PTS – processo em ato O PTS é construído em reunião dos profissionais, no momento que se compreende que o caso é complexo ou delicado. Todos os pacientes possuem o seu PTS. Variáveis e conhecimentos da equipe profissional, de outros setores e do usuário influenciam fortemente a construção e reavaliação do PTS.

O que é o projeto terapêutico singular e quais são os 4 momentos para construção do mesmo?

A construção de um PTS exige a presença e colaboração de sujeitos comprometidos com propostas e condutas terapêuticas articuladas, envolvendo quatro pilares: hipótese diagnóstica, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação 6. Brasil.

Como fazer um pts passo a passo?

Fazer PTS deve ser um processo de construção coletiva envolvendo, necessariamente, o profissional/equipe de saúde e o(s) usuário(s) em torno de uma situação de interesse comum. Deve haver uma formação de compromisso, como modo de responsabilidade, entre os sujeitos no PTS.

O que é equipe de referência do Suas?

As equipes de referência no SUAS são a referência de proteção para as famílias e indivíduos nos territórios mais vulneráveis. São as equipes de referência, portanto, que concretizam, que materializam a proteção social por meio do trabalho social.

O que é um técnico de referência?

No Manual dos CAPS, elaborado pelo Ministério da Saúde (2004), o técnico de referência é definido como aquele que tem como responsabilidade o monitoramento do usuário, o projeto terapêutico individual, o contato com a família e a avaliação das metas traçadas no projeto.

Quais são os profissionais que compõem a equipe de referência ou equipe de saúde da família?

As possibilidades de profissionais para composição do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) são: assistente social; profissional de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; profissional com formação em arte e educação (arte educador); nutricionista; psicólogo; terapeuta ocupacional; médico ...

Qual o objetivo da estratégia da Saúde da Família ESF?

A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros.

Qual a ligação do NASF com o ESF?

Constituído por equipes de profissionais de áreas de atuação distintas, que devem atuar em parceria com os profissionais das ESFs, o NASF é uma estratégia potente que auxilia na ampliação da abrangência e das ações das ESFs, aumentando sua resolubilidade.

Quais são as modalidades de NASF quais e quantos profissionais podem compor cada modalidade?

Para efeito de repasse de recurso federal, poderão compor os NASF: profissional/professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, médico ginecologista, médico pediatra, médico acupunturista, médico homeopata, ...

Artigo anterior
Como achar o valor Z?
Artigo seguinte
Como declarar Imposto de Renda maior de 65 anos?