Quais são as duas correntes pedagógicas na educação dos surdos?

Perguntado por: Raúl Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
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No decorrer dos tempos, várias metodologias foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.

Quais foram as duas correntes de pensamento que divide o modo de pensar a educação dos surdos?

Os métodos de ensino dividem-se em três abordagens principais que produziram muitas formas de se trabalhar com o aluno surdo. São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

Quais as duas principais filosofias educacionais existentes em relação aos surdos?

O Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo são as filosofias educacionais Page 2 que marcaram épocas e com as suas análises críticas serviram para atender, respeitar e aceitar as limitações e necessidades do portador da surdez.

Quais são os métodos de ensino utilizados no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo?

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.

Quais são as correntes comunicativas e como cada uma entende o processo de ensino aprendizado do aluno surdo?

Oralismo é uma corrente comunicativa muito utilizada na educação dos surdos no século XIX que perdurou até os anos 70. Consiste no ensino da língua materna através da imposição da oralização nos processos de aprendizagem do surdo.

CORRENTES PEDAGÓGICAS

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Quais práticas pedagógicas seriam efetivas para a aprendizagem de alunos surdos?

A educação bilíngue seria um modelo de ensino, que mais se aproximaria do respeito ao sujeito surdo em sua identidade e cultura, além de proporcionar um aprendizado real e significativo para este público, quanto para pessoas ouvintes que desejassem conhecer e aprender a LIBRAS.

Quais práticas pedagógicas e sociais são importantes para a inclusão e Desenvolvimento do surdo?

Para promover a inclusão na escola, no caso da deficiência auditiva, a primeira atitude é solicitar um intérprete de LIBRAS, e materiais necessários para que o surdo possa desenvolver habilidades de leitura e escrita, pois qualquer escola que tiver alunos com deficiência auditiva nas classes regulares tem o direito a ...

Como o professor pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos surdos?

A participação do surdo adulto como interlocutor, nas escolas de surdos, deve ser propiciada, sobretudo nas fases iniciais de aquisição de linguagem, quando as crianças a usam com a função comunicativa. Além disso, é importante a participação dos surdos no estudo dos professores ouvintes sobre a língua de sinais.

Quais as principais metodologias usadas no ensino de libras?

No campo educacional, várias metodologias foram introduzidas no ensino de surdos no Brasil: o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.

O que é oralismo e Bilinguismo?

O Oralismo, a Comunicação total e o Bilinguismo são as abordagens de ensino que mais influenciaram e ainda influência a concepção sobre o sujeito surdo, a língua de sinais e a cultura surda. Na abordagem oralista o foco era fazer os estudantes a oralizar, tornando-os parecidos com os ouvintes.

Quais as três fases que dividem a história dos surdos?

Para melhor compreensão desse processo, pode-se dividir as filosofias de educação dos surdos em três fases: oralismo, comunicação total e bilinguismo.

Qual a metodologia de ensino adequada para surdos?

Na metodologia da Pedagogia Surda busca-se o aprendizado de alunos surdos por professores surdos. É o método preferido pelos alunos surdos, pois se baseia numa transferência de cultura e experiências vivenciadas por pessoas que tiveram e têm as mesmas dificuldades.

Qual o método educacional considerado adequado para as crianças surdas é defendido pela comunidade surda?

A abordagem educacional por meio do bilingüismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: A língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte.

O que é metodologia do ensino de libras?

O que é Metodologia Do Ensino De Libras? É o estudo dos caminhos mais eficientes para promover a inclusão de alunos surdos nas instituições de ensino. O objetivo é debater abordagens para a educação de deficientes auditivos e as estratégias para melhorar as metodologias de ensino voltadas para esse público.

Quais as duas principais filosofias educacionais existentes em relação aos surdos e a suas reflexões no comportamento da sociedade?

Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo.

Quais os modelos filosóficos educacionais foram estruturados para a educação dos surdos?

Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

No decorrer dos tempos, várias metodologias foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.

Quais as filosofias educacionais presentes no processo de educação da pessoa surda é destaque cada uma delas com as suas principais propostas *?

São eles: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Na Alemanha, com Samuel Heinick, surgiu a filosofia educacional ora- lista, que defendia o ensino da língua oral e rejeitava a língua de sinais. Heinick fundou a primeira escola pública para crianças surdas baseada no oralismo.

Quais são as filosofias educacionais para o ensino dos surdos?

Resumo: As propostas para a educação de surdos são representadas por três filosofias educacionais: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

O que era o método combinado e o método do oralismo puro?

Uns acreditavam que o ensino deveria priorizar a língua falada (Método Oral puro) e outros utilizavam a Língua de Sinais – já conhecida pelos alunos – e o ensino da fala (método combinado).

Qual dessas correntes da educação de surdos defende o método de que o surdo necessita falar a língua oral de seu país para se comunicar com os ouvintes?

Oralismo é um método de ensino para surdos, defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922). Este método considera que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral ou falada, utilizando treino da fala, da leitura labial (oralização) e treino auditivo.

Quais as três correntes pedagógicas na educação de surdos cite as dentre elas qual é a mais usada atualmente e como ela se aplica?

Ao longo da jornada educacional de surdos, três correntes metodológicas ou filosóficas se destacam, são elas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Como trabalhar com libras em sala de aula?

Para contar histórias (oralizadas) aos alunos, se você tem na sala alunos surdos ou com deficiência auditiva, utilize recursos visuais e, ao longo da narrativa, observe se as crianças – mediante, por exemplo, expressões de admiração, medo, riso, etc. – demonstram compreender o que está ocorrendo.

Qual é o papel do professor para inclusão de alunos surdos?

Nesse contexto o professor se torna mediador do conhecimento, com o intuito de melhorar a escrita fragmentada dos surdos, usando como estratégia pedagógica. Portanto, os docentes necessitam despertar nos alunos surdos a compreensão da função social da escrita como meio eficiente de comunicação interpessoal.

O que é essencial ao professor saber para promover a inclusão do indivíduo surdo?

[...] a língua é considerada importante via de acesso para o desenvolvimento do surdo em todas as esferas do conhecimento, propiciando não apenas a comunicação do surdo com o ouvinte, mas também com o surdo, desempenhando também a função de suporte do pensamento e de estimulador do desenvolvimento cognitivo e social.

Quais devem ser as atitudes do professor que atua com os alunos surdos em escolas inclusivas?

1- Abraçar a proposta da inclusão e fazer dela um desafio; 2- Acolher os alunos com necessidades especiais na sala de aula regular e trata-lo como um aluno normal, possuidor de limitações e potencialidades; 3- Elaborar suas aulas visando a flexibilização curricular.

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