Quais são as duas causas mais comuns de anemia megaloblástica?

Perguntado por: Nicole Carneiro Henriques  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

As causas mais comuns são a deficiência de folato e a vitamina B12 e são totalmente corrigíveis com a terapia apropriada. O distúrbio provoca ainda anormalidades neurológicas e psiquiátricas que podem ser revertidas se tratadas no início do processo.

Quais as causas da anemia megaloblástica?

Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.

Quais são os tipos de anemia megaloblástica?

Assim, a anemia megaloblástica pode ser classificada em dois tipos principais: Anemia perniciosa, que acontece em pessoas que consomem quantidades adequadas de vitamina B12, mas que não possuem uma proteína, chamada fator intrínseco, que se liga à essa vitamina para que possa ser absorvida no organismo.

Quais são os sintomas da anemia megaloblástica?

Assim como ocorre com outros tipos de anemia, na anemia megaloblástica os principais sinais e sintomas são:
  • Perda de apetite e de peso;
  • Fraqueza e cansaço;
  • Coração acelerado;
  • Dor abdominal, enjoo e diarreia;
  • Alterações da pele e do cabelo;
  • Boca e língua mais sensíveis;
  • Dormência nos dedos;

Quais as complicações da anemia megaloblástica?

As complicações associadas à anemia megaloblástica podem incluir o desenvolvimento de doenças da vesícula biliar, pólipos gástricos e câncer de estômago. Indivíduos com anemia megaloblástica têm um risco aumentado de desenvolver problemas neurológicos se a deficiência for deixada sem tratamento.

Anemia Megaloblástica

40 questões relacionadas encontradas

Qual a fisiopatologia da anemia megaloblástica?

A anemia megaloblástica é caracterizada pelo aumento de todas as células do corpo, inclusive as células da medula óssea. Nessa anemia, ocorre a diminuição da capacidade celular de sintetizar o ácido desoxirribonucléico (DNA), ocasionando anormalidades hematológicas no sangue periférico e na própria medula.

O que é anemia anemia megaloblástica?

Anemias Megaloblásticas são anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. A divisão celular é lenta, porém o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que células megaloblásticas tendem a ser grandes, com uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA.

Porque anemia megaloblástica e Macrocitica?

Megaloblastos são grandes precursores nucleados dos eritrócitos com cromatina não condensada. As causas mais comuns da anemia macrocítica megaloblástica são deficiência ou utilização defeituosa de vitamina B12 ou folato.

Quando a anemia pode virar leucemia?

Anemia não causa, nem vira leucemia ou qualquer outro tipo de câncer, mas pode ser um sinal da existência deles (1). O termo leucemia é utilizado para descrever uma variedade de tipos de câncer que são originados nos tecidos que formam o sangue, na medula óssea.

Quais são os fatores de risco para anemia?

Fatores de risco da anemia ferropriva: é mais incidente em crianças, adolescentes, mulheres que estão em idade fértil, gestantes, lactantes, pessoas que passaram por cirurgia bariátrica ou vegetarianos que possuem dietas muito restritivas.

Qual a diferença entre anemia ferropriva e anemia megaloblástica?

As anemias que estão diretamente envolvidas com a alimentação são as chamadas: anemia ferropriva (deficiência de ferro) e anemias megaloblastica ou perniciosa (defiência de Vitamina B9 ou B12).

Qual a diferença da anemia Pernicosa para a anemia megaloblástica?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica causada pela falta da vitamina B12 (ou cobalamina) no organismo. A anemia perniciosa faz parte do grande grupo de anemias megaloblásticas que são causadas pela deficiência da vitamina B12 no organismo.

Quais os exames de diagnóstico para anemias?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Qual alimento é rico em vitamina B12?

10 alimentos com vitamina B12 importantes para seu organismo
  • Salmão sockeye, ou salmão vermelho, rico em vitamina B12. ...
  • Levedura nutricional (nutritional yeast) ...
  • Mexilhão. ...
  • Bife de fígado. ...
  • Leite. ...
  • Truta arco-íris. ...
  • Cereal. ...
  • Atum – mais uma boa escolha de alimento com vitamina B12.

Quais são os tipos de anemia?

Conheça os diferentes tipos de anemia
  • Anemia por deficiência de ferro. Este é o tipo mais comum de anemia e pode variar de intensidade. ...
  • Anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico. ...
  • Anemia aplástica. ...
  • Anemias hemolíticas. ...
  • Anemia das doenças crônicas.

O que causa anemia Microcitica?

A causa mais frequente de anemia microcítica hipocrômica é a deficiência de ferro na dieta. Porém, outras causas de anemias hereditárias podem também causar esta condição.

Quais os tipos de anemia Macrocítica?

Os principais tipos de anemias macrocíticas são:
  • Anemia megaloblástica. ...
  • Anemia de Fanconi. ...
  • Anemia perniciosa. ...
  • Anemia ferropriva. ...
  • Talassemia. ...
  • Anemia hemolítica. ...
  • Anemia falciforme. ...
  • Anemia aplástica.

Quanto tempo demora para se recuperar de uma anemia?

Anemia hemolítica: “Em pessoas saudáveis, os glóbulos vermelhos vivem, em média, 120 dias. Na anemia hemolítica, o tempo é reduzido para dez a 20 dias”, compara Costa.

Quando é que a anemia é grave?

Anemia leve: entre 10 e 12 g/dl. Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl. Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.

O que leva uma pessoa a ter leucemia?

O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.

O que a anemia pode causar se não for tratada?

O que pode ocorrer se o problema não for tratado? Uma piora do quadro geral do paciente, com cansaço progressivo e aos mínimos esforços, com déficit de oxigenação no organismo, causando danos diversos, desde problemas cardíacos até neurológicos.

Porque ocorre a macrocitose?

O que é Macrocitose:

A macrocitose caracteriza-se quando as hemácias têm diâmetros que elevam o VCM acima de 100 FL. Entre as suas principais causas estão a deficiência de Vitamina B12, ácido fólico ou tabagismo.

Qual a causa da macrocitose?

As etiologias mais comuns são alcoolismo, deficiências de vitamina B12 e folato, e medicamentos. Os exames físicos e de histórico, o nível de vitamina B12, contagem de reticulócitos, e um esfregaço periférico são úteis para delinear a causa subjacente da macrocitose.

Como identificar anemia macrocítica?

Diagnóstico. . Quando franca, a anemia é macrocítica com MCV > 100 fL/célula na ausência de deficiência de ferro, traços de talassemia ou doença renal. O esfregaço mostra macro-ovalocitose, anisocitose (variação no tamanho dos eritrócitos) e poiquilocitose (variação na forma dos eritrócitos).

O que é Macrocitico?

A anemia macrocítica é caracterizada pela existência de glóbulos vermelhos com um tamanho maior que o normal. É, geralmente, causada por uma carência de vitamina B12 ou B9 (ácido fólico) no sangue e pode ter origem noutras patologias como, por exemplo, anemia perniciosa (doença auto-imune com gastrite atrófica).

Artigo anterior
Quando Overwatch vai ficar de graça 2021?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para o carvão virar brasa?