Quais são as doenças obstrutivas?

Perguntado por: David Cristiano Antunes Silva  |  Última atualização: 27. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

As doenças obstrutivas são caracterizadas pelo aumento da resistência ao fluxo aéreo devido a obstrução parcial ou completa em qualquer nível do sistema respiratório, e nesse grupo está o enfisema, a bronquite, a asma e a bronquiectasia.

O que são doenças respiratórias obstrutivas?

O que é: É uma condição inflamatória progressiva que obstrui as vias aéreas, dificultando a respiração. É uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, e a limitação que provoca no fluxo aéreo pulmonar é parcialmente reversível.

Quais são os 4 tipos de DPOC?

que incluem: Enfisema Pulmonar, Bronquite Crônica, Asma e Bronquiectasias.

Quais são as doenças obstrutivas crônicas?

A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é um conjunto de doenças respiratórias, como asma, bronquite crônica e enfisema, que bloqueiam as vias aéreas, prejudicando a respiração.

Quais são as doenças obstrutivas e restritivas?

Diferentemente das obstrutivas, que bloqueiam o fluxo de ar, as restritivas dificultam a expansão dos pulmões, tornando a respiração mais árdua. Este grupo inclui condições como a fibrose pulmonar e a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Além dessas, temos as infecções respiratórias.

Doenças pulmonares obstrutivas e restritivas: diferenças

19 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre doença restritiva e obstrutiva?

Ao contrário das doenças pulmonares obstrutivas, incluindo a asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) que mostram uma capacidade total pulmonar normal ou aumentada, as doenças restritivas estão associadas com uma redução da capacidade total pulmonar.

Quais são as doenças restritivas?

Os distúrbios pulmonares restritivos mais comuns incluem fibrose pulmonar e doença pulmonar intersticial. Outras condições, como sarcoidose, escoliose e algumas formas de doença neuromuscular (DNM), como a ELA, podem causar doença pulmonar restritiva.

Qual é a doença pulmonar mais grave?

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

Quais são os três tipos principais de doença pulmonar?

Principais doenças pulmonares
  • Asma. Doença inflamatória crônica, a asma é muito comum em crianças. ...
  • Tuberculose. Outro exemplo de doença pulmonar infecciosa é a tuberculose. ...
  • Pneumonia. ...
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. ...
  • Embolia Pulmonar. ...
  • Raio-X. ...
  • Tomografia computadorizada. ...
  • Ultrassonografia.

Quais são os 3 principais sintomas na DPOC?

É uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. Os principais sintomas da DPOC são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã são sintomas comuns.

Qual exame que detecta DPOC?

O diagnóstico da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é feito pelo clínico geral ou pneumologista, com base na história clínica e exame físico do paciente, além disso também podem ser pedidos alguns exames como o de espirometria, que mede quão bem os pulmões estão trabalhando.

Como fica o pulmão de quem tem DPOC?

A inflamação também causa inchaço das passagens das vias aéreas e secreções nas mesmas, limitando ainda mais o fluxo de ar. Subsequentemente, as vias aéreas de pequenas dimensões nos pulmões tornam-se estreitadas e destruídas.

O que uma pessoa com DPOC não pode fazer?

Muitos casos de DPOC são devidos ao tabagismo, seja por ser fumante ativo ou passivo. E mesmo que você tenha parado de fumar, a exposição à fumaça do cigarro pode causar um surto ou piorar seus sintomas. Para manter seu sistema respiratório saudável, você deve evitar fumar e manter sua casa livre de fumo.

Quando a DPOC é grave?

DPOC leve = OURO 1 (maior ou igual a 80% FEV1) DPOC moderada = OURO 2 (50-80% FEV1) DPOC grave = OURO 3 (20-50% FEV1) DPOC muito grave = OURO 4 (menos de 30% FEV1)

Qual a diferença entre DPOC e enfisema pulmonar?

Se os alvéolos começam a se romper e formam bolhas, caracteriza-se como enfisema. A limitação causada pela bronquite crônica obstrutiva e o enfisema causa a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que é caracterizada pela dificuldade da respiração, mas pode ser prevenida e tratada.

O que significa DPOC tem cura?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), popularmente conhecida como enfisema pulmonar, obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. Apesar de não ter cura, os tratamentos disponíveis atualmente conseguem retardar sua progressão, controlar os sintomas e reduzir as complicações.

Quais são as 6 doenças respiratórias mais comuns?

As principais doenças do sistema respiratório são:
  • Gripe. A gripe é um infecção causada pelo vírus Influenza e dura em torno de 7 a 10 dias. ...
  • Rinite crônica. ...
  • Sinusite crônica. ...
  • Faringite. ...
  • Pneumonia. ...
  • Asma. ...
  • Tuberculose. ...
  • COVID-19.

Qual o nome da doença que ataca o pulmão?

A pneumonia é um tipo de infecção pulmonar que pode ser desencadeada pelo contato com vírus, bactérias e fungos, mas também acontece por exposição excessiva a produtos químicos ou pela aspiração de vômito, que acaba sendo inalado acidentalmente para os pulmões, em vez de ser eliminado.

Qual é a doença que ataca o pulmão?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) consiste na limitação do fluxo de ar dos pulmões e constante inflamação e rigidez dos brônquios, podendo levar a destruição dos alvéolos. É comum em pessoas expostas a gases tóxicos ou fumantes.

Quais os sintomas de que o pulmão não está bem?

Quais os sintomas de problemas no pulmão?
  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Quanto tempo vive uma pessoa com doença pulmonar obstrutiva crônica?

1 em cada 5 pacientes morrerá dentro de um ano após sua primeira hospitalização pela doença. Apesar do enorme fardo e do fato de que a sobrevivência da DPOC é comparável a alguns tipos de câncer, ninguém fala sobre isso. Como resultado, a doença é subpriorizada, subfinanciada e subtratada.

Quem tem DPOC sente dor?

Numa crise de DPOC há exacerbação dos sintomas de tosse, falta de ar e aumento de produção de expectoração (amarelada ou esverdeada). Pode ocorrer febre e dores no corpo e a falta de ar pode surgir mesmo em repouso e pode ser necessária hospitalização.

Qual a diferença de pneumonia e DPOC?

A DPOC é uma doença caracterizada pela obstrução das vias aéreas devido à perda do tecido pulmonar. Enquanto a pneumonia e a tuberculose são infecções pulmonares agudas que podem ser tratadas com antibióticos, a DPOC é uma condição crônica que afeta permanentemente os pulmões e não é contagiosa.

Quantos tipos de DPOC existem?

Existem dois tipos principais de DPOC – bronquite crônica e enfisema.

Quais são as principais doenças respiratórias crônicas?

A asma, bronquite, rinite alérgica e sinusite são problemas de saúde que afetam a qualidade de vida das pessoas. A prevenção e o tratamento dessas doenças respiratórias crônicas são fundamentais para controlar os sintomas. É muito importante consultar um médico para prescrever o melhor tratamento para você.

Artigo anterior
Quais as maiores cooperativas da América Latina?
Artigo seguinte
Qual a cor do luto na Umbanda?