Quais são as doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho?

Perguntado por: Álvaro Campos de Lopes  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

Algumas doenças detectadas pelo teste do pezinho
  • Fenilcetonúria.
  • Hipotireoidismo congênito.
  • Deficiência de biotinidase.
  • Fibrose cística.
  • Anemia falciforme.
  • Hiperplasia adrenal congênita (HAC)

Quais são as 50 doenças detectadas pelo teste do pezinho?

Doenças identificadas pelo teste do pezinho
  1. Fenilcetonúria. ...
  2. Hipotireoidismo congênito. ...
  3. Anemia falciforme. ...
  4. Hiperplasia adrenal congênita. ...
  5. Fibrose cística. ...
  6. Deficiência de biotinidase.

Quais doenças se descobre com o teste do pezinho?

O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Para que o teste do pezinho?

É um exame muito importante para todos os recém-nascidos, pois permite identificar bebês com alta probabilidade de apresentar algumas doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que podem causar sérios danos à saúde e sequelas por toda a vida.

Quantas doenças O teste do pezinho detecta pelo SUS?

Quais doenças o teste do pezinho detecta

Hoje, o teste disponibilizado pela rede pública auxilia na descoberta de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, fibrose cística, anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita (HAC).

Quais doenças o teste do pezinho pode identificar? | Momento Papo de mãe

31 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença do teste do pezinho do SUS é particular?

O teste do SUS rastreia apenas seis doenças congênitas, enquanto o da rede particular é mais abrangente e detecta o mal que acomete Theo e outras milhares de crianças”, afirma a jornalista. De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

Qual valor do teste do pezinho ampliado?

Na rede privada, exame pode chegar a R$ 2.179

O pediatra Eliano Gomes Xavier explica que, na rede particular, o teste do pezinho ampliado pode ser realizado em qualquer laboratório. O exame pode ser subdividido em categorias, podendo analisar de 30 a mais de 100 doenças raras, metabólicas e congênitas, entre outras.

Qual o prazo para fazer o teste do pezinho?

O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

O que acontece quando da alteração no teste do pezinho?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Como ver resultado do exame do pezinho?

Acesso Postos de Coleta

Passo 1: Acessar o menu AMARELO onde diz “Resultado Teste do Pezinho”. Passo 2: Digitar a Senha que pode ser encontrada na Ficha de Coleta ou no Informativo aos Pais. Lembre-se: Não utilizar pontos, vírgulas ou espaços. Passo 4: Clicar em RESULTADO.

Quais são os motivos para repetir o exame do pezinho?

Em recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer, especialmente os prematuros, deve-se repetir a triagem de hipotireoidismo congênito (dosagem de TSH) algumas semanas depois para detectar aqueles recém-nascidos cuja imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-tireóide possa mascarar o hipotireoidismo congênito primário.

Como pegar resultado do exame do pezinho?

Como retirar o resultado? Pelo site: www.ijc.org.br (ter em mãos a Declaração de Nascido Vivo do bebê). Ou pessoalmente na recepção do teste do pezinho, no Ambulatório HB.

Pode fazer o teste do pezinho depois de 30 dias?

Nunca antes de 48 horas de vida, pois os resultados podem não ser confiáveis. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado no período recomendado, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, para se minimizar possíveis prejuízos no atraso do início do tratamento.

O que significa galactose no teste do pezinho?

Galactosemia pode ser detectada no Teste do Pezinho Ampliado

A galactosemia é o nome dado a intolerância à galactose devido a ausência de enzimas que metabolizam esta substância. A galactose é um carboidrato (monossacarídeo) presente em carnes vermelhas, leite e seus derivados e também no grão de bico.

Qual o melhor e mais completo teste do pezinho?

Super ou Expandido: É o mais completo dos exames disponíveis no Brasil. Pode detectar até 48 doenças.

Qual a chance do teste do pezinho dar errado?

Quer dizer que o teste do pezinho pode falhar? Sim, em mais de 80% dos casos pode ser um falso-positivo; os pais podem ficar tranqüilos até a realização da contra-prova (2º teste do pezinho). 2º) Se o 2º exame for também positivo, o bebê será encaminhado para fazer a prova do suor.

Tem problema fazer o teste do pezinho com 1 mês?

– O exame do pezinho pode ser realizado a partir de 48 horas até 30 dias do nascimento da criança. Entretanto, o teste apresentará maior eficácia, sendo feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do recém-nascido. – O teste do pezinho pode ser feito na maternidade, antes da alta hospitalar.

Qual o prazo para fazer o teste do olhinho?

Quando fazer o teste do olhinho? Todo recém-nascido não deve sair da maternidade sem passar por esse exame. A partir daí, sua repetição e a avaliação oftalmológica em geral depende de cada um. “Uma criança que aparentemente está bem pode voltar a realizar esse exame nas consultas de rotina ou por volta dos 3 ou 4 anos.

Qual laboratório faz Teste do Pezinho ampliado?

O Laboratório Biovita oferece o Teste do Pezinho em quatro diferentes perfis: básico, ampliado, plus e master, que diferem quanto ao número de doenças pesquisadas.

Quanto custa teste do pezinho particular?

O teste básico do pezinho é de graça, oferecido pelo SUS, e toda a criança tem direito. Mas o teste do pezinho ampliado deve ser solicitado e pago pelos pais da criança. Em média, os serviços particulares cobram R$ 250 pelo exame detalhado da condição do recém-nascido.

Qual é o valor do teste da orelhinha?

Este teste é gratuito, fácil e não machuca o bebê e é normalmente realizado durante o sono entre o 2º e 3º dia de vida do bebê.

Onde pegar resultado de exames pela internet do SUS?

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (5), que já estão disponíveis o portal e o aplicativo do Conecte SUS Cidadão, iniciativa que vai interligar as informações de saúde dos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Qual o peso mínimo para coleta em um RN?

RN pré-termos têm volume de sangue pequeno, entre 80 mL/kg e 90 mL/kg de seu peso corporal, portanto as coletas de sangue devem ser otimizadas, para reduzir possíveis danos a tais recém-nascidos (20 µL a 100 µL são suficientes por amostra).

Onde devo repetir o teste do pezinho?

03. Onde devo repetir o Teste do Pezinho? A repetição do Teste do Pezinho pode ser realizada na Unidade de Saúde próxima da casa da mãe do bebê.

Como ver o teste do pezinho online?

Teste do Pezinho
  1. No início da página acessar o campo “RESULTADO DE EXAMES”. A seguir:
  2. No campo destinado ao LOGIN: digitar o número do cartão coleta que consta no verso do protocolo do teste.
  3. No campo destinado à SENHA: digitar a data de nascimento do paciente.
  4. Clicar em OK para visualizar o resultado.

Artigo anterior
Quantos anos tem Luciano Hang da Havan?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura a nicotina no sangue?