Quais são as despesas orçamentárias?
Perguntado por: Ivan Dinis Matias | Última atualização: 6. Juni 2025Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)
São exemplos: vencimentos e encargos com pessoal, juros da dívida, compra de matérias-primas e bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, subvenções a entidades (para gastos de custeio) e transferência a entes públicos (para gastos de custeio).
Quais são os tipos de despesas orçamentárias?
Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: planejamento; execução; e controle e avaliação.
São classificadas como despesas orçamentárias efetivas?
- A. auxílio financeiro a estudantes.
- aquisição de material de consumo.
- cobrança da dívida ativa tributária.
- aquisição de bens móveis.
- E. amortização da dívida fundada interna.
O que são receitas e despesas orçamentárias?
A despesa identifica a fonte de seu financiamento. Na receita orçamentária busca-se a vinculação da origem do recurso com o seu fato gerador.
São exemplos de despesas Extra-orçamentárias?
Despesa que não precisa de autorização legislativa para ser realizada, ou seja, que não integra o orçamento público. São exemplos: devolução de caução, resgate de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e pagamento de restos a pagar.
Orçamento Fácil - 16 - Classificações Orçamentárias - Receitas e Despesas - Primárias e Financeiras
O que é despesa orçamentária pública?
É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos, tais como despesas de pessoal, custeio, manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à sociedade. Conceito Geral: Despesa Pública <quanto ao aspecto orçamentário> .
O que é natureza da despesa orçamentária?
Entende-se por grupos de natureza de despesa a agregação de elementos de despesa que apresentam as mesmas características quanto ao objeto de gasto.
O que é despesa orçamentária e extraorçamentária?
Despesa Extra-Orçamentária
São desembolsos, repasses dos recursos de terceiros, que tiveram origem em entradas de recursos extra-orçamentários; valores pagos relativos a Restos a Pagar, e ainda, os pagamentos relativos à liquidação de operações de crédito por antecipação da Receita realizada no exercício.
Quais são os 5 princípios orçamentários?
Este princípio é consagrado no art. 37 da CF de 88: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: ..."
Qual é o exemplo de receita orçamentária?
Como exemplo de receitas orçamentárias podemos citar a receita advinda dos tributos, da exploração do patrimônio do Estado, dos recursos provenientes do desenvolvimento bem sucedido de atividade econômico pelo Poder Público, etc.
O que é uma despesa extra orçamentária?
Receita proveniente de toda e qualquer arrecadação que não figure no orçamento e não constitua renda do Estado. O seu caráter é de extemporaneidade ou de transitoriedade.
Como exemplo de despesa orçamentária efetiva podemos citar?
- A. auxílio financeiro a estudantes.
- B. aquisição de material de consumo.
- cobrança da dívida ativa tributária.
- aquisição de bens móveis.
- E. amortização da dívida fundada interna.
Quais são os três instrumentos orçamentários?
O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.
Quais são os três tipos de despesas?
As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.
Quais são os dois tipos de despesas?
- Despesas fixas e variáveis são gastos que fazem parte de todo orçamento pessoal. ...
- Despesas fixas e variáveis são tipos diferentes de custos que devem ser contabilizados no seu orçamento pessoal.
São exemplos de despesas de custeio?
São classificadas como despesas de custeio aquelas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital (equipamentos, máquinas, veículos, obras, móveis, imóveis etc). Como exemplo de despesa de custeio pode ser mencionado o material de expediente (cola, borracha, apontador etc).
Quais são as fases da despesa pública?
Significa realizar as despesas previstas no orçamento público, seguindo os três estágios presentes na Lei nº 4.320/64: empenho, liquidação e pagamento.
São exemplos de princípios orçamentários?
- Unidade. A peça orçamentária deve ser única para cada ente federativo, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. ...
- Universalidade. ...
- Anualidade. ...
- Exclusividade. ...
- Especificação. ...
- Não afetação. ...
- Transparência. ...
- Equilíbrio.
O que são técnicas orçamentárias?
Técnicas Orçamentárias compreendem um conjunto de teorias, características, padrões, finalidades e classificações próprias, que identificam e definem o orçamento público de determinada época/período. O Orçamento Tradicional é um documento de previsão de receita e autorização de despesas com ênfase no gasto.
Quais são os três tipos de empenho?
Art. 4º O empenho da despesa poderá ser ordinário, por estimativa e global.
Como classificar as despesas na contabilidade?
As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.
O que são as despesas de custeio?
Recursos de custeio (correntes) são aqueles aplicados nas despesas com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes.
O que é despesa orçamentária não efetiva?
Despesa Orçamentária Não-Efetiva – aquela que, no momento da sua realização, não reduz o patrimônio líquido da entidade e constitui fato contábil permutativo. São aquelas que sempre ocorrem por mutação patrimonial, ou seja, o patrimônio líquido não se altera.
O que quer dizer a sigla LOA?
LOAS é a sigla utilizada para referir-se à Lei Orgânica de Assistência Social que rege a regulamentação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pela Lei n.º 8.742/93 e do Decreto 1.744/95. E para ter direito de receber o BPC, é preciso que os beneficiários cumpram alguns requisitos previamente estabelecidos.
O que significa orçamentária?
O Orçamento da União é um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos.
O que justifica o uso de um sujeito indeterminado?
Qual o salário de um Cabo aposentado?